When the past was around: Se perder e se encontrar

Luto: O conjunto de sentimentos, reações e experiências de quem perde algo ou alguém. Infelizmente o luto fez, faz ou fará parte da vida de todos nós em algum momento, é a vida. Mas e quando entre tantas perdas, você perde a si mesmo? Como encontrar seu rumo? Por onde começar sua jornada? When the past was around nos dá uma ideia.

O que é

Desenvolvido pelo estúdio indonésio Mojiken Studio e Toge Productions, When The Past Was Around  foi lançado em setembro de 2020, o jogo foi desenhado à mão e conta com uma trilha sonora composta pelo premiado Masdito “ittou” Bachtiar.  O jogo está disponível para Nintendo Switch, XBox One, Playstation 4 e na Steam.
Aqui você encarna Eda, uma moça que perdeu o amor por sua vida, sem muitos detalhes pra não dar nenhum spoiler, mas aqui você reviverá as memórias de Eda e um cara misterioso,representado por um corpo humano com cabeça de coruja, ele se chama Owl (coruja em inglês). Eda já não é mais a mesma. Mas quando ela se força a encarar suas emoções sua cura começa. É nesse processo que vamos acompanhar Eda, revivendo suas memórias, compreendendo seus sentimentos e por fim, tentando seguir em frente.

Conectando o passado

O jogo é um point and click, ou seja, nada de mecânicas complicadas por aqui. Os puzzles são bem simples a princípio, conforme você avança nas memórias de Edna os puzzles vão se complicando, mas nada desesperador, a gameplay tranquila dá mais foco a história de Edna e Owl. Os puzzles se passam nessas memórias, você vai ajudando Edna a se lembrar dos momentos que passou com Owl. O jogo não tem diálogos, mas está cheio de simbolismos que dizem muita coisa, o tempo todo. Gosto como o jogo nos mostra ao invés de dar tudo mastigado por diálogos, a forma como alguns símbolos aparecem diz muito mais do que um texto poderia.

Arte (em todos os sentidos)

A arte é belíssima, o jogo sabe bem como criar ambientes acolhedores para as memórias boas e dar um senso de vazio para as memórias mais difíceis, um ar de “tudo está igual mas algo mudou”. Os gráficos lindos são perfeitamente complementados com a trilha sonora, ora te dando um ar doce e nostálgico , ora te deixando completamente devastado.

O veredito

When the past was around é um lindo jogo sobre não negar o luto, vive-lo como forma de cura. Algumas feridas abertas precisam de limpezas que vão incomodar num primeiro momento, mas que são a chave para a cura. É um jogo curto, e embora tenha um tema delicado, o enredo aborda tudo com muito zelo por Eda, e qualquer um que possa se ver em seu lugar. É um jogo curto, belamente efêmero, como a vida.

Notas

Gráficos: 5/5

Jogabilidade: 5/5

Diversão: 5/5

Som: 5/5

Narrativa: 5/5

Geral: 5/5