Gunbrella: arma + guarda chuva = jogão

Um belo dia você sai de casa para pegar ingredientes para a janta, e ao voltar você encontra sua mulher assassinada e sua criança está desaparecida, como se já não fosse grave o bastante, a única pista no local é um guarda chuva, que também é uma arma. Ficou curioso? Calma que esse é só o topo do iceberg de Gunbrella (ella,ella, ê ê).

O que é

Gunbrella é um jogo de ação e aventura neo-noir,desenvolvido pelo estúdio Doinksoft e publicado pela Devolver Digital . Lançado em 13 de Setembro de 2023 para Nintendo switch e PC. Gunbrella combina elementos típicos de jogos de tiro e plataforma, enquanto tem como característica principal o uso de uma única ferramenta durante todo o jogo: Gun (arma) + brella (de unBRELLA= guarda chuva).

história

Aqui você encarna esse pai/marido sem nome que perdeu tudo, você e sua gunbrella vão em busca de respostas, e acabam esbarrando em cenários e inimigos inimagináveis. Como sempre, ao prezar por uma review sem spoilers de um jogo recém lançado, serei bem vaga quanto a detalhes do enredo. Mas posso afirmar que a história e personagens são a força motriz do jogo, por mais que tenha interagido pouco com alguns, o jogo se preocupou em fazer com que me importasse com cada um deles. A história tem desdobramentos para um tópico muito real, e é impossível passar por certos diálogos sem fazer um paralelo com nossa realidade. Apesar de ser profundamente pautado em sua história, os diálogos não curtos e os desenvolvedores conseguiram fugir de longos parágrafos expositivos, sendo sempre sucinto e eficaz em seus diálogos. Afim de poupar detalhes para que sua experiência jogando seja mais rica, não comentarei o final, mas saiba que tenho uma opinião!

a estrela do show: Gunbrella

A gunbrella é sua chave mestra no jogo, sem ela você não conseguiria ir a lugar nenhum, uma arma extremamente versátil e pronta para todo tipo de combate e escapada. Me senti a própria Mary popins voando por ai (mas acho que Mary nunca matou ninguém).
Ela já se apresenta desde o primeiro momento como uma arma super versátil e bem forte, capaz de atirar com munições diferentes, protejer e até mesmo te ajudar na locomoção. Os tiros de espingarda são infinitos, busque o melhor uso possível para sua gunbrella, as vezes é possível fazer umas gracinhas que vão poupar seu tempo.

gameplay

Ao longo de sua gameplay você revisitará alguns pontos em que já esteve previamente, mas o jogo não é um Metroidvania, então nao fique quebrando a cabeça procurando melhorias ou passagens que não estavam ali anteriormente. No geral, se você não sair da linha por side quests, a gameplay é bem linear.
Falando assim pode até parecer que gunbrella é um jogo de plataforma e sidescroll convencional, mas o game se esforça para passar linge disso, e consegue! Uma dica de amiga: não baixe a guarda nunca, os inimigos são mais durões do que parecem, e podem vir de QUALQUER lugar, e nem me refiro aos chefões, tomei muito dano de inimigos regulares porque não esperava que surgissem NAQUELE MOMENTO/NAQUELE LUGAR.
Ao longo do jogo você conseguirá recolher moedas que poderão ser usadas pra comprar pílulas ou alimentos pra melhoras sua saúde, mas de modo geral você não precisa se preocupar tanto com seus saves, o jogo é bem generoso com save points.

gráficos

O jogo tem esse belo estilo de pixelart que consegue transmitir bem o clima de cada localidade,  também passa muita expressividade para esse mundo e personagens. Além do gráfico lindo, a trilha sonora casa muito bem com o jogo e sua atmosfera geral.

Tive a oportunidade de jogar Gunbrella antes de seu lançamento oficial, por isso lidei com um bug meio chatinho que já deve ter sido corrigido no momento em que você lê esse texto. Ao perder para um chefão, meu save point anterior não constava, por isso gastei mais tempo para refazer o caminho e chegar novamente ao inimigo. Repito, esse bug estava presente na minha versão anterior ao lançamento oficial do jogo, e imagino que já tenha sido corrigido no primeiro patch.

O veredito

Gunbrella é um jogo misterioso, cativante e super divertido. Com combates criativos e inimigos que vão do “carinha chato” até o “MISERICÓRDIA”, e podem te dar um trabalho bem considerável dependendo da dificuldade que escolha para sua gameplay. Uma experiência que recomendo a todos os entusiastas de jogos de ação, e sinto que esse universo pode ser ainda mais explorado no futuro.

Notas:
Gráficos: 4/5
Jogabilidade: 4/5
História: 5/5
Diversão: 4/5
Som: 5/5
Geral: 4,4/5