De Kwangya para São Paulo: aespa no Brasil

As vezes você comenta “come to Brazil” no instagram do seu artista favorito só por meme, e quando vai ver ele tá por aqui mesmo! Foi assim comigo, na onda de grupos de kpop brotando no Brasil, um dos meus grupos mais amados deu uma passadinha por aqui. E é claro que fiz de tudo pra poder presenciar isso, então hoje vim te contar como foi o show do aespa no Brasil, que também foi o primeiro show que fui na vida!

Quem são

Aespa é um girl group sul-coreano formado pela SM Entertainment. O grupo é composto por quatro integrantes: Karina, Winter, Giselle, e Ningning. Conhecido por popularizar o conceito metaverso e o gênero hyperpop no K-pop, o grupo mescla avatares, mundo real e aventuras virtuais. O aespa é reconhecido como um dos girl groups sul-coreanos de maior sucesso nacional e internacionalmente. Sua fanbase se chama MY.
O show foi anunciado entre as novas datas da SYNK: HYPER LINEI tour em 19/05/2023, a venda dos ingressos foi organizada pela Ticket master e se iniciou na segunda feira seguinte (22/09). Além de marcar a primeira vez de um grupo feminino da SM no Brasil, aespa também fez história a se consagrar como o primeiro grupo feminino de kpop a dar Sold out em um show no Brasil. O show foi em São Paulo, no ESpaço unimed, com capacidade para 8 mil pessoas.

A espera

Mys de todo o Brasil foram para São Paulo a fim de prestigiar as garotas, a fila para o show começou  a se formar ainda na quarta feira (6), enquanto o grupo ainda estava a caminho do México para o show anterior. Aespa desembarcou em Guarulhos na madrugada do dia 10, e foram recebidas por alguns fãs que entregaram cartas e flores para as idols.
O começo do show estava previsto para 20:30, mas todos que compraram ingressos VIP entraram as 16:30 para o sound check e tiveram o primeiro contato com as meninas. Karina ficou surpresa porque estaríamos em pé para acompanhar o show, ainda durante o sound check uma My não estava se sentindo bem, Karina fez questão de verificar o estado da fã e dar água para ela.
Por falar em água, o calor foi grande inimigo daqueles que chegaram cedo na fila, felizmente bombeiros passavam distribuindo copos d’água e os Mys se ajudavam entre si para garantir o maior conforto possível naquelas condições.

Merch

Não houve grande tumulto para a entrada no Espaço unimed. Ao entrar você logo se deparava com a barraca oficial de Merchs, embora em outros shows da tour houvessem opções como lightsticks, photocards, pelúcias e etc, no show do Brasil apenas camisetas eram vendidas, a partir de R$150 cada. Mas isso quando falamos de merchs oficiais, fans fizeram seus próprios itens fanmade e levaram para as filas, de distribuição gratuita de photocards fanmade até venda de crachás, pulseiras que brilham, photocards, pins, straps para celular, faixas, entre outros, os camelôs também vendiam uma grande variedade de itens.

Antes do show

Antes do show os telões mostravam os episódios da web série do aespa no SMCU, explicando sua lore, e depois músicas do grupo tocavam para animar os MYs, que a essa altura do campeonato já cantavam tudo a plenos pulmões.

O show

O show começou com a personagem naevis fazendo a chamada das ae-aespa, como nos outros shows da tour, seguidas por aespa aparecendo e começando a performance de GIRLS, seguida por aenergy, I’ll make you cry e Savage. Após as primeiras músicas Winter, Karina, Giselle e Ningning se apresentaram para o público, ou pelo menos tentaram, porque os gritos eram ensurdecedores, e elas fizeram questão de confirmar que somos o público mais animado. Além de falar que estava muito quente, mas acho que minha vivência no cerrado me blindou, porque pra mim o clima estava agradável.
Cada bloco seguinte se iniciou com o solo de uma das integrantes, Karina com “My menagerie”, Winter com “Lips”, Giselle com “2HOT4U”  e por último Ningning com “Wake Up”. Em cada bloco o grupo apresentava seus hits, enquanto o público fazia questão de acompanhar cada parte. Como o solo de Winter é mais lento que o das outras meninas, os gritos de euforia foram substituídos por lanternas dos celulares acesas, simulando estrelas como as que apareciam no telão atrás da mesma, posteriormente Winter se disse emocionada com o gesto.
Eu estava na pista premium, e como sou baixa, fui conformada já sabendo que veria tudo pelo telão, mas felizmente o palco contou com uma passarela que não estava detalhada no mapa divulgado anteriormente pela ticketmaster, com isso o grupo chegava bem perto do público, e pude ver as garotas bem de pertinho, mesmo no fim da premium. Elas são deslumbrantes e foi fantástico ver algumas performances tão de perto, nem acredito que pude tirar fotos como essa:
MYs iam a loucura a cada música e interações das garotas, em alguns momentos parecia que a performace era do público feat. aespa, cantamos as letras, onomatopeias (o que tirou risadinhas da Giselle, e high notes, inclusive tivemos uma batalha de high note com a Winter em Girls!

Projetos

O público fez questão de mostrar todo seu carinho, além de cantar a todo vigor, alguns projetos foram planejados antecipadamente para surpreender as garotas. O projeto “Big Girls Making Money” foi organizado pela fanbase do Twitter/X “@Infoaespa” e produziu o design de notas de dinheiro com o rosto das integrantes, o design foi elaborado pelo designer sergipano Ariel Carmo.As notas foram jogadas para o alto durante a performance de “Better things”, quando Karina diz “aespa big girls making money”, essa surpresa arrancou sorrisos de todas, e posteriormente elas até pegaram as notas para posar.

Outro projeto foi o Banner, muito comum em show coreanos, a conta do Twitter/X @projetoaespa recolheu doações para um banner, quando o grupo performou “Till we meet again” no encore, o público levantou os banners com a mensagem “Mesmo quando todas as luzes estão apagadas e a noite escura chega, os MYs vão até vocês”. O banner foi outro sucesso, Karina o pegou e agradeceu pelo projeto. Posteriormente a SM ainda referenciou o banner em seu post no Twitter.

Além de projetos cometivos, vários MYs fizeram suas próprias surpresas para o grupo, demonstrando seu amor (e senso de humor) através de Banners, photocards, cartazes, etc. Um desses projetos foi o de Ella (@ImNotNiingniing no Twitter/X) que montou uma alpaca de pelúcia personalizada para Ningning. Após uma longa viagem deu tudo certo, e Ningning pegou sua alpaca de pelúcia personalizada!

Ainda tivemos Ningning com a Bandeira LGBTQIA+, com bandeira lésbica, Karina bolinha dce futebol, Winter mandraka com a Bandeira do Brasil, Giselle com o photocard de Jesus, Ningning na nota de duzentos reais, o encore foi um caos divertidíssimo. Esse show também marca uma vitória para a comunidade FutKpop, com Ningning com uma ganhando uma camisa  personalizada do Flamengo, foto que foi parar até no instagram oficial do time carioca. Como Ningning utted e botafoguense, queria que fossa a camisa do meu time? Claro que sim, mas de todo jeito, foi bem bacana.

This city’s so pretty when your lights on

Foi sem dúvida um show inesquecível, tanto para elas quanto para os MYs. Foram duas horas de show que passaram em um piscar de olhos, fico feliz por termos conseguido entregar tanto carinho a elas, fomos o único país a ganhar seu próprio destaque no insta oficial do grupo, as meninas tiraram um tempo para nos agradecer nos stories, Giselle ainda fez postagem em seu feed com brigadeiros e pães de queijo.
Mal posso esperar para vê-las de novo por aqui. Muito obrigada aespa, e muito obrigada a todos os MYs que tornaram esse dia tão especial.