Venba review: Jogo com gosto de comida caseira

Jogos que envolvem comida podem cobrir vários gêneros e estilos de gameplay, algo super casual como os jogos em flash da boneca coreana Sue, ou o lendário Cooking mama de Nintendo DS, e até mesmo aquele simulador de inferno e destruidor de amizades formalmente conhecido como Overcooked. Mas alguns jogos conseguem pegar uma premissa simples como preparar uma comida e entregar uma história tocante, e é aqui que Venba se encaixa.

O que é

Venba é um jogo de puzzles culinários desenvolvido pela Visai Games, baseado na cultura indiana, mais especificamente na cultura Tamil do sul da India. O jogo foi lançado em 2023 para X box one, Xbox Series X/S, Nintendo Switch, Playstation 5, e PC windows.
Aqui encarnamos Venba, uma mulher indiana que ao fim dos anos 80 se muda para o Canadá com seu marido, ao se ver em um lugar novo muito distante de suas raizes, Venba busca na culinária o conforto para cada nova fase das décadas que viriam a seguir. Desde a saudades de infância até os desafios de manter seu filho conectado com sua cultura, as receitas de sua mãe são a chave para manter sua cultura viva em casa, mas há um pequeno problema: o livro de receitas foi severamente danificado na viagem para o Canadá, então temos que preparar receitas indianas típicas com base na intuição e tentativa e erro.

Simples mas muito satisfatório

A gameplay é muito simples, cada receita é basicamente um puzzle a ser resolvido, não se preocupe se errar muito, Venba é um jogo bem casual e tranquilo, não é nenhum roguelike culinário, então seus erros não arruinarão seu jogo, e a cada nova receita você vai tendo mais noção sobre o que precisa ser feito em cada prato, e ainda aprende um pouco sobre culinária e cultura indiana.

O prato principal

O que move Venba é sua história, o jogo acompanha Venba e seu marido, mostrando suas dificuldades em se adaptar a essa vida em outro continente, durante o jogo você pode escolher entre alguns diálogos, por mais que eles afetem o momento, não é nada drástico como um Bad ending. Quando o filho entra na história nós já nos deparamos com outra realidade inserida a esse contexto, como manter essa criança em contato com sua cultura quando ela não quer parecer diferente das demais?

um pouco cru?

Embora o jogo seja curto, ele cobre décadas da vida dessa família, e se tem um aspecto do jogo que me decepcionou foi sua duração. Ao colocar a passagem de décadas inteiras em um jogo de uma hora, muita coisa importante e relevante passa batido. Há um momento no jogo em que uma grande mudança que definitivamente afetaria muito qualquer família é apenas jogado para você. Sem grandes repercussões, só “ah! Aconteceu isso! Segue o baile!”. É uma pena que um jogo com tanta história seja tão curto, Venba e sua família mostram ter uma história muito rica desde o primeiro momento, eles mereciam mais tempo para contá-la, e nós merecíamos mais para apreciar.

Apresentação é importante!

A arte do jogo é bem bonita, embora tudo seja meio estático nas passagens de diálogo, cada personagem é bem expressivo em sua fisionomia, gosto como a passagem do tempo afeta suas aparências. Os personagens tem bons designs, a comida é digna de capa de revista, e os cenários não deixam a desejar. Os efeitos sonoros são como um ASMR de cozinha, com sons típicos de processo de cozimento, o jogo não possui dublagem.

O veredito

 Venba une uma jogabilidade comum a uma história cativante, é impossível não se apegar a essa família e seus dramas pessoais, sempre resolvidos com muito amor. É um desses jogos em que você sente que houve muito carinho e pesquisa envolvidos em sua concepção. Com uma gameplay bem simplificada, o jogo é um prato cheio para quem quer acompanhar uma boa história, só gostaria que tivéssemos um pouco mais de tempo com Venba e sua família.
Agora, se me permitem, vou contar um caso da minha família: sou brasileira, mas duas primas minhas foram morar no exterior anos atrás e ambas tem filhos, eles sabem português, mas não o falam por vergonha. O elo que mais os conecta com o Brasil e a família brasileira é a comida! Sempre que alguém vai passar um tempo lá eles pedem pra levar paçoca, pipoca nhac, e até mesmo MIOJO, essas crianças estiveram no Brasil quando eram bebês de colo, mas suas comidas favoritas são feijoada, bolo de cenoura e arroz carreteiro.Acho que talvez Venba tenha me tocado tando porque me lembra meus primos, e como comida é o que nos conecta a eles

Notas:

Gráficos: 5/5

Jogabilidade: 5/5 

Diversão: 4/5

Som: 3/5

Narrativa: 4,5/5

Geral: 4,3/5