Retro Review: Kirby Mass Attack

Eu amo o Nintendo DS/3DS  e vez ou outra gosto de pegar os meus pra jogar novamente algo que esqueci que tinha ali, e na visita mais recente me lembrei de um jogo de uma das minhas franquias favoritas do qual eu não me lembrava de nada. Memória terrível? sequela de covid? Não importa, porque foi muito bom jogar Kirby Mass Attack e me maravilhar como criança mais uma vez.

O que é

Kirby Mass Attack é um jogo de plataforma/puzzle da série Kirby, desenvolvido pela HAL Laboratory e publicado pela Nintendo para Nintendo DS em 2011. Curiosamente em 2016 foi lançado um mangá contando a história do jogo e seus 10 Kirbys.
Tudo começa com um inocente Kirby cochilando em Popopo island, até que Necrodeus decide estragar o seu dia e dilacera o pobre kirby em 10 kirbys, e como a união faz a força, vamos reunir todos os kirbys para uma aventura bem fofucha no estilo kirby, basta seguir seu coração (literalmente). Tudo muito bem, tudo muito bom, até que você começa a ter um time grande de kirbys e notar como pode ser complicado gerir todas as bolotinhas rosas.

Jogabilidade

Como de costume no DS, a gameplay depende da sua tela touch, e caso você não tenha perdido sua caneta touch, recomendo usá-la aqui, pois os dedos podem ser bem imprecisos e o jogo exige muita precisão para jogar seus Kirbys pra lá e pra cá. É muito fácil pegar o jeito e compreender os puzzles que estão à sua frente (o que não os torna menos desafiadores). Se você nunca teve contato com um DS, esse é o tipo de jogo que vai te familiarizar rapidinho.
Gerir equipes grandes é um problema da vida real que aparece nesse jogo como uma pequena grande dor de cabeça. O kirby aparentemente perde sua habilidade de flutuar quando está estraçalhado em mini kirbys, então pular é a única opção, o problema é coordenar toda a galera. Outra habilidade que kirby perde aqui é sua capacidade se sugar inimigos e adquirir suas habilidades, sim, a marca registrada do personagem não está aqui.
E por falar em marca registrada de Kirby, se tem uma coisa que jogos do Kirby sabem fazer com maestria são as boss battles, e aqui não seria diferente. Cada chefe é bem diferente de seu antecessor e exige estratégias completamente novas, o que sempre gera um quebra cabeça interessante. Como seus Kirbys não aprendem novos movimentos, você sempre terá as mesmas habilidades, o truque está nos arranjos específicos para derrubar cada chefão.

fofura x10

O gráfico não decepciona, é bem bonito para um gráfico de DS, e acho que envelheceu bem e carrega um charme até hoje. Já a trilha sonora é muito boa, mas não diria que é uma das melhores do Kirby, não deixa a desejar mas não é a mais memorável.

Kirby Mass Attack é bem diferente do que costumamos ver nos jogos da bolotinha rosa mais querida entre os nintendistas, é sem dúvidas um jogo muito criativo e divertido , mas não é o mais lembrado quando falamos de Kirby ou Kirby no Nintendo DS. Mas mesmo não sendo o melhor dos jogos da franquia, vale muito a pena revisitar essa aventura ou vive-lá pela primeira vez.

Notas:
Gráficos: 5/5
Jogabilidade: 3/5
Diversão: 4/5
Som: 4/5
Narrativa: 4/5
Geral: 4/5