Blog PNCE – Mangakás Mulheres

Olá meus queridos leitores, aqui é a Jenni e temos um novo quadro no blog, uma extensão do Papo Nerd Com Elas em textos, onde falaremos de vários assuntos enfatizando importantes mulheres do mundo nerd, geek e otaku. E na primeira matéria vamos conhecer algumas das mangakás mais importantes do mundo dos animes.

Nós fizemos uma live sobre o assunto (que inclusive foi minha primeira live) vou deixar o link para vocês estarem conferindo:

Shiori Teshirogi

Imagem relacionada

Shiori nasceu em 13 de abril de 1978, em Miagy. Ela sempre foi fã de Saint Seiya, tanto que seu pseudônimo, enquanto quadrinista era “Marin Gold“.

Durante uma sessão de autógrafos ela teve a oportunidade de entregar a Masami Kurumada (Autor de Saint Seiya) um de seus trabalhos. Ele gostou tanto que ela ganhou autonomia para trabalhar em um Gaiden da história intitulado Saint Seiya: The Lost Canvas.

Principais Obras: The Lost CanvasThe Lost Canvas GaidenBatman and Justice League.

Rumiko Takahashi

Resultado de imagem para Rumiko Takahashi

Rumiko Takahashi nasceu Em 10 de outubro de 1957 em Niigata. Durante seus anos na Universidade para mulheres do Japão, ela se matriculou em Gekiga Sonjuku, uma escola de mangá conhecida pelo seu nível de exigência.

Logo suas histórias chamaram a atenção da Shogakukan, e ela foi convidada para publicar uma história para a revista weekly boy’s,Shonen Sunday. A história que foi publicada por Takahashi foi  Those Selfish Aliens, seu primeiro trabalho profissional e que ganhou o prêmio New Artist Award e deu-lhe a oportunidade de publicar sua primeira série. A história que ela estava prestes a criar passaria a ser uma das séries mais queridas da década de 1980, Urusei Yatsura.

Em 1987, Takahashi lançou outro grande sucesso, a série, Ranma ½.

Já em 1996, a autora criou a sua obra mais iconica, Inuyasha, e inclusive foi requisitada pelo estúdio Sunrise, para supervisionar a produção do anime para que ele fosse perfeito para seus fãs.

Obras mais conhecidas: Ranma 1/2, Inuyasha e Urusei Yatsura.

Naoko Takeuchi

Resultado de imagem para Naoko Takeuchi

Naoko nasceu em 15 de março de 1967 em Kofu, cidade capital da província de Yamanashi. Enquanto estudava na Kofu Ichi High School, ela vestia o uniforme estilo Sailor fuku, participou do clube de astronomia e mangá, essa experiência acabou por influenciar em suas obras, como por exemplo a mais famosa: Sailor Moon.

Desde a época de escola ela já queria se tornar mangaká, mas seu pai queria que ela tivesse uma outra formação caso isso não desse certo. Assim Naoko optou por cursar química na faculdade.

Uma curiosidade é que Naoko Takeuchi é casada com Yoshiro Togashi, o criador de Yu Yu HakushoHunter x Hunter. Eles casaram em 1999 e seu primeiro filho conhecido pela mídia como “Petit Ouji” (Pequeno Príncipe) nasceu em 2001.  Nasceu em 2009 uma segunda criança, agora uma menina e Togashi a apresentou no  volume 27 do mangá de Hunter x Hunter como um linda coelhinha.

Principais Obras:Sailor Moon, Love Call Rain Kiss.

Hiromu Arakawa

Imagem relacionada

Hiromu nasceu em 8 de maio de 1973, em Hokkaido. Ela costuma se retratar como uma vaquinha de óculos, pois ela nasceu em uma fazenda de gado leiteiro. Seu nome de nascimento é Hiromi (弘美). Como o primeiro caractere de seu nome é escrito como o nome masculino Hiromu, ela decidiu usar esse nome como seu pseudônimo.

Hiromu sonhava em ser mangaká desde criança, e na escola ela costumava desenhar em seus livros didáticos (eu com meu caderno na escola).

O motivo que Hiromu usou em seu pseudônimo um nome masculino foi por medo de Fullmetal Alchemist que é um mangá de demografia shounen, não seria bem aceito se fosse escrito por uma mulher.

Principais Obras: Fullmetal Alchemist e Silver Spoon.

CLAMP

Imagem relacionada

CLAMP é um grupo de  mangakás, originado na região de Kansai, formado por quatro mulheres: Ageha Ohkawa, Mokona, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi. Quando ainda eram estudantes já produziam doujinshis (Mangás independentes) até 1989 quando publicaram seu primerio mangá. Os temas de seus mangás são os mais variados, e vão desde maho shoujo a mangás mais adultos.

Contando inicialmente com onze integrantes, o grupo reduziu seu tamanho para sete em 1990 e passou a adotar o nome CLAMP, que segundo elas significa “uma pilha de batatas“. Durante a produção de RG Veda, saíram mais pessoas, restando apenas quatro integrantes. Recentemente, por ocasião do 15º aniversário do grupo, as integrantes mudaram seus nomes.

O selo CLAMP, é uma resistência, mulheres podendo escrever sobre temas e gêneros que na época em que começaram nunca poderiam trabalhar. Suas obras são extremamente importante e trabalham temas complexos e que normalmente não seriam explorados.

Principais Obras: Sakura CardCaptors, Chobits, Guerreiras Mágicas de Rayearth Tsubasa RESERVoir CHRoNiCLE.

Gostaram da matéria? Aguardem que mês que vem vamos falar de mais mulheres importantes na cultura nerd. Espero que tenham curtido o novo quadro e caso queiram uma parte 2 dessa matéria, ou queiram indicar temas, comentem ai embaixo. Um beijo e até a próxima.