Astropede/Segapede – O jogo abandonado de Mega Drive

Tela de título - Segapede

Entre os anos de 1993 e 1994, era produzido um novo projeto da SEGA conhecido como Astropede (ou Segapede) para Mega Drive, mas que infelizmente nunca viu a luz do dia, e levou quase 30 anos para o seu descobrimento vir à tona, e hoje no MDA iremos comentar um pouco desse projeto.

Antes de mais nada, estou fazendo essa análise porque recentemente eu fiz a análise do jogo Sonic Superstars aqui no MDA, e esse jogo tem ligações com a franquia Sonic The Hedgehog, além disso, o Mega Drive comemorou 35 Anos de vida nesse ultimo dia 29 de Outubro (lançamento japonês em 1988), então pra celebrar a data quero comentar um pouco sobre o então cancelado Astropede.

Visão Geral de Desenvolvimento e Staff de Produção

Astropede/Segapede foi um protótipo/jogo cancelado que estava sendo produzido pelo estúdio interno da SEGA Of America, a Sega Technical Institute, ou STI (que é famosa por jogos como Sonic Spinball, Comix Zone, Sonic 2, Sonic 3 e Kid Chameleon), nessa época a STI tinha os times de desenvolvedores japoneses que estavam focados na produção de Sonic 3 e Sonic & Knuckles, e o time de desenvolvimento dos norte-americanos que estavam focado em Astropede e outros jogos e projetos da STI, e o processo de produção de Astropede começou logo após o término do desenvolvimento de Sonic Spinball.

Mas apesar da SEGA inicialmente ter aprovado o seu desenvolvimento, a mesma engavetou o projeto pelo fato da STI ter ficado encarregado de vários projetos à partir de 1994, um deles é o Comix Zone.

Sega Technical Institute

Dentre os envolvidos do então projeto abandonado da STI, temos Ken Rose na programação, Howard Drossin na composição da trilha sonora e dos efeitos sonoros, e Craig Stitt foi o Designer e Artista principal do projeto Astropede, sendo o responsável pelas artes de background (que irei dar mais detalhes em baixo) e Concept Art do personagem jogável Zipp.

Depois de inúmeros trabalhos da STI, Craig posteriormente foi trabalhar para a Insomniac Games, onde foi o Designer e Artista de Disruptor e das trilogias original de Spyro The Dragon (duas franquias originárias da Universal Interactive Studios) e Ratchet & Clank (Sony).

Zipp - Protagonista de Astropede
Zipp – Protagonista de Astropede

Gameplay

Falando sobre o jogo, ele não tem nenhuma história de enredo revelado à público, então sobre a gameplay, você controla o Zipp, uma espécie de Centopeia (ou é uma lagarta?) robótica onde seu objetivo é caminhar até o fim da fase (indicado por algumas bandeiras) e coletando peças do corpo de Zipp, para pular tem que apertar o C, e para atirar nos inimigos aperta o B, o cenário se passa em uma caverna com estruturas rochosas e fundo azul, plataformas e detalhes nos tons de verde. E quando terminar a fase, o jogo simplesmente reinicia.

Gameplay de Astropede

Tem três tipos de inimigos nesse jogo, alguns com espinho que circulam pelo chão, alguns ficam no teto soltando raios, e tem um átomo roxo que é imortal (e é bem fácil ser atingido por ele). Acertando o Zipp na primeira vez, suas partes do corpo de separam, e sendo atingido de novo, o Zipp explode, e assim como terminando a fase, o jogo reinicia toda vez que o Zipp morre.

Alguns trechos da fase contém buracos no chão cobertos de espinho que matam instantaneamente o Zipp.

Inimigo de Astropede

Há também umas Esmeraldas enormes que podem ser encontradas, elas servem de teletransporte, mas ainda sobre as Esmeraldas, eu irei explicar um pouco mais além sobre o cenário desse jogo…

Master Emerald

A Ligação com Sonic

Lembram que eu disse que esse protótipo tem uma ligação com Sonic? E o cenário parece um tanto familiar? Pois bem, esse cenário é nada mais que a Hidden Palace Zone do Sonic 2, assim como Astropede, Craig Stitt trabalhou em Sonic 2, e a versão original da Hidden Palace foi fruto do trabalho do Craig, mas como a SEGA descartou a fase no seu lançamento final de Sonic 2, ele reciclou (e readaptou) a fase para o Astropede, e a Esmeralda usada de teletransporte é na verdade a Master Emerald.

Lembrando que a Hidden Palace foi removida em Sonic 2 e só apareceu em Sonic & Knuckles completamente refeita do zero, mas em Sonic 2 ela também é acessada por códigos de Game Genie (dispositivo de códigos desenvolvido pela Codemasters) e emuladores, protótipos e versões Beta, Hack ROMs e ela apareceu anos depois de forma oficial no Sonic Origins.

Enfim, Astropede tinha um conceito muito bacana que infelizmente foi completamente abandonado, mas falando sobre o protótipo, por se tratar de um projeto “pré-maturo” não dá pra descrever muito de suas qualidades, por exemplo, a colisão é completamente maluca, o Zipp as vezes fica atravessando algumas plataformas sólidas (o bicho decide encarnar a Lince Negra) e em uma parte específica da fase ele simplesmente escala uma parede só de encostar nela (nem fiz esforço pra segurar o botão direcional, ele vai com tudo). A cabeça do Zipp fica piscando em momentos aleatórios quando se está correndo, e o que mais irritou é quando o Zipp morre pra um inimigo, além dele explodir ele fica fazendo um barulho infernal e repetitivo porque a colisão dá impressão de que ele tá tomando hit infinito.

Zipp escalando a parede sozinho

Mas apesar desses detalhes, vale à pena conferir um pouco desse pedaço perdido da história da SEGA Of America.

Fontes, Informações Complementares e Protótipo Jogável

Lembrando que todas as informações foram coletadas de sites como Sega Retro e do canal oficial do Craig Stitt no YouTube (onde em 2020 ele começou à mostrar seu portfólio das suas passagens pela SEGA/STI e Insomniac).

Em 2020, o Lucas Almeida (dublador brasileiro do Eren Yeager, e também influenciador dono do canal Dublando Coisas) fez um vídeo detalhado em português comentando sobre Astropede/Segapede e outros projetos do Craig. Na mesma época, o brasileiro Luiz Nai, dono da página “Sega Ultimate” e o canal do YouTubeNai Adventure“, realizou uma entrevista (legendada em português) com o próprio Craig Stitt, onde ele conta sobre suas passagens pela STI e Insomniac.

As capturas da gameplay do jogo foram realizadas pelo MDA, e se quiser conferir o jogo, em 2022, o Craig Stitt liberou uma ROM do Astropede para o site Hidden Palace (Nossa, que coincidência de nome, hein?) como forma de preservação, essa ROM pode ser jogada em muitos emuladores e dispositivos EverDrive para o próprio Mega Drive.