Todxs Nós – Nova Série Brasileira Investiga a Liberdade de Gênero

A mais nova produção nacional da HBO, Todxs Nós, explora a vida de um personagem não binário, um homossexual e uma feminista afro-descendente.

Sinopse: A vida e os desafios de Rafa (Clara Gallo), jovem de 18 anos que, após descobrir ser pansexual e se identificar com o gênero não-binário, decide deixar a família no interior e se mudar para São Paulo, a capital do estado.

A nova série brasileira da HBO Todxs Nós investiga a vida de um protagonista não-binário. Rafa, que nasceu como Rafaella, se muda para São Paulo para morar com seu primo Vini, convencido de que o entenderá melhor porque é gay. Maia que divide o apartamento com Vini acaba se entendendo melhor com Rafa, devido aos seus estudos de gênero no feminismo.

A série faz um ótimo trabalho equilibrando a realidade social que muitos não entendem, eu mesmo que não tenho nenhuma experiencia com esse tema acabei por compreender melhor essas pessoas. 

Explicando-a com poucas palavras e mais imagens, mais experiências. Além disso, a obra tem uma dose de bom humor. Não são piadas tolas ou ofensivas, mas também não são de estudiosos do gênero.

O tema principal aborda o idioma inclusivo, que está presente ao longo da série, inclusive no título. Em uma entrevista, é dito pelo elenco que foi um desafio, porque está mudando a maneira de falar. Mas foi isso que o tornou especial para eles, porque eles tiveram que parar e pensar antes de recitar os diálogos. 

©HBO

Esse jogo de palavras também é usado de forma humorística, especialmente por Vini, que no começo não entende muito bem como chamar seu primo(a)(e). A uma cena em que os dois estão andando na rua e Rafa explica que há coisas que variam dependendo de como ele se sente naquele dia, é também um momento em que ambos fortalecem seu vínculo através da linguagem.

No cinema e na televisão, a representação transgêneros nas telas por partes de intérpretes cisgêneros tem sido discutida nos últimos anos. Por exemplo, por que Eddie Redmayne atuou como personagem transgênero em A Garota Dinamarquesa ? Não havia intérpretes trans que pudessem exercer esse papel?

Clara que atua no papel principal da série não é uma pessoa não-binária, e isso a levou a pensar desde o início se esse papel era para ela. “Eu descobri muito sobre mim mesmo tentando me aprofundar no assunto. Na verdade, estou procurando um gênero para mim, porque também não me defino como cis ”, revelou ela em uma entrevista. 

O relacionamento de Rafa e Maia é muito diferente do de Vini. Maia acaba se tornando uma espécie de mãe para a jovem e a ajuda a ver as coisas de um outro ângulo.

Todxs nós é uma série que também busca debater sobre os preconceitos contra a comunidade LGBTQIA+. É interessante notar que a série foi criada no país onde há mais assassinatos de pessoas trans no mundo. Segundo um relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), em 2019 foram mortas 124 pessoas, e São Paulo, onde a série acontece, foi o estado com mais crimes.

“Há muita luta pela comunidade LGBTQIA+ e há questões terríveis como agressão. Nos últimos anos, acho que nós abrimos um pouco mais a mente das pessoas, mas ainda há muita opressão.  A série quer exatamente mostrar que essas pessoas existem, com bons e maus momentos, mas que existem ” – Clara Gallo.

Portanto, a nova série da HBO discute o preconceito e as dificuldades enfrentadas pelas minorias em nosso país, seja a pessoa trans, negra, não binário e etc..

O importante é discutirmos mais sobre esses temas, para que todos se conscientizem e entendam como é o sofrimento e luta dessas minorias diariamente.

Nota Final: 4.5 / 5