“Quem é Você, Alasca?” Série Atualiza o Livro de John Green para uma Nova Geração

Quem é você, Alasca?

A adaptação do famoso livro de John Green conta a história até melhor que o livro, e parece uma homenagem amorosa aos fãs que amam a história de Alasca Young.

Sinopse: Miles Halter é um adolescente obcecado pelas últimas palavras de pessoas famosas. Cansado da vida monótona e segura que leva em casa, o jovem decide se aventurar em uma nova escola, onde encontra alguém prestes a tirá-lo da mesmice: a ousada e incrivelmente charmosa Alasca Young. Baseado no livro homônimo de John Green.

Quem é você, Alasca? conta a história de Miles Halter (Charlie Plummer), um menino nerd e quieto que tem uma obsessão pelas últimas palavras das pessoas. Em busca de um significado para sua vida, Miles vai para um colégio internato no Alabama chamado Culver Creek, onde se junta a um grupo de amigos liderado pela impulsiva e enigmática Alasca Young (Kristine Froseth). A cada episódio começam a aparecer X dias antes, sugerindo um evento que está por vir.

O diretor da série é Josh Schwartz, cujos programas incluem os sucessos adolescentes The OC e Gossip Girl, ele que criou uma marca na televisão baseada em adolescentes que desejam pular direto para a idade adulta. Os personagens de suas séries costumam ser precoces e de espírito selvagem, determinados a viver, como Alasca diz,  “uma vida mais do que insignificante”.

Miles é um jovem tão desesperado para se encaixar e se destacar que quase dói olhar para ele. Sua nova vida em Culver Creek, uma escola criativa no meio da floresta, parece mais um acampamento de verão. Existem guerras de pegadinhas, bebidas, cigarros e desgosto.

Miles rapidamente se apaixona por um grupo nada funcional, composto pela enigmática Alasca, o Coronel (Denny Love) e o gênio Takumi (Jay Lee), que amam nada mais do que citar literatura e tentam superar o raciocínio um do outro. Não importa o quão inteligentes eles pensam que são, seus complexos de superioridade podem ser difíceis de se destacar ao longo de oito episódios.

Quem é você, Alasca?
©HBO MAX

Quem é você, Alasca? funciona bem como uma série, tanto para um público adolescente contemporâneo quanto para um público que seria adolescente quando esses personagens eram. Embora o ano de 2005 seja sutilmente reconhecível, confiando mais em coisas como o visual dos personagens e nas músicas da época, também não é tão irreconhecível para o público adolescente agora. 

A cenografia de meados dos anos 2000 também ajudam a contar a história. O quarto do Alasca, com suas luzes cintilantes e livros espalhados, e o buraco fumegante sob a ponte, onde os alunos escrevem citações na madeira, evocam as características do local.

Citações retiradas do livro de Green também aparecem. “Vocês fumam para viver. Eu fumo para morrer”.  “Se as pessoas fossem chuva, eu era uma garoa e ela um furacão”. “A única maneira de sair do labirinto do sofrimento é perdoar.” A versão para a TV de Quem é você, Alasca? reaproveita muitos desses trechos de diálogo sem contexto e corrige algumas das citações pretensiosas, trazendo a história para uma perspectiva do presente.

Quem é você, Alasca?
©HBO MAX

Quem é você, Alasca? continua sendo o mais controverso dos romances de Green, aquele que seus fãs amam e defendem apaixonadamente e aquele que seus críticos citam como um problema. O livro lida com temas pesados, mas nem todos eles com tanta sutileza quanto poderiam, e está atolado por só um ponto de vista de primeira pessoa limitado (Miles). Miles evoca visões das pessoas ao seu redor, não muito reais.

A série corrige isso. Há momentos focados no Alasca sem a presença de Miles, definindo-a como uma personagem própria e não apenas pelos olhos de Miles. Na verdade, todos os personagens, não apenas os alunos que são amigos de Miles, mas os professores também recebem mais dimensões, infundidos com mais humanidade do que apenas caricaturas da cabeça de Miles.

Kristine Froseth é brilhante como Alasca Young, projetando todo o desespero da personagem. Todos os atores trazem aquele senso de auto importância inflada que adolescentes inteligentes têm, junto com o pensamento adolescente de que tudo no colégio é literalmente a coisa mais importante que já aconteceu com você. Justaposto de forma inteligente com as abordagens mais equilibradas dos adultos, que são mais neutros e simpáticos do que os mostrados no livro.

Quem é você, Alasca?
©HBO MAX

A adaptação do livro pelo Hulu parece mais fiel à história que Green se propôs a contar no livro em si. Talvez seja por causa da década de fãs moldando a história a fim de melhorá-la. Para a grande quantidade de dramas adolescentes que ainda existem durante esta era, no meio a incrível falta de dramas adolescentes honestos e sérios, essa série realmente se destaca.

Quem é você, Alasca? por sua natureza e atualizações cuidadosamente calibradas, tem uma mensagem mais universal e relevante que seu livro base.

Quem é você, Alasca? está disponível na HBO MAX.

Nota Final: 5 / 5