Mitologia da Coreia do Sul: 4 seres do folclore nos doramas

Mitologia da Coreia

Assim como as histórias brasileiras, o folclore asiático é riquíssimo. Muitos de nós descobrimos sobre esse novo mundo com seres diferentes por animes, mas que tal ver alguns da Coreia que são incorporados em kdamas?

Conheça a seguir 4 seres mitológicos da Coreia do Sul que inspiraram (e ainda inspiram) doramas:

Dokkaebi – Goblin

Goblin é o título de um dos doramas de sucesso dos últimos anos. A série fala sobre um ser imortal que deseja não mais existir, por assim dizer. Para isso, ele precisa encontrar a tal da Noiva do Goblin.

Cena do dorama Goblin

Talvez traduzir Dokkaebi para Goblin não faça jus à criatura, visto que é um ser diferente do que se entende no mundo ocidental (que conhece o termo goblin vindo da cultura celta e nórdica). Mas é compreensível pelas semelhanças.

O Dokkaebi é uma criatura mística do folclore coreano, que se equipara a um deus, tanto que o nome completo do dorama em inglês é Guardian: The Lonely and Great God (Referência a um Deus Bom e Solitário) .

Com vários poderes e habilidades, o goblin coreano é conhecido por interagir com humanos, seja ajudando ou pregando peças. (A imagem abaixo mostra uma representação de Dokkaebi no jogo coreano The Coma 2: Vicious Sisters)

Dokkaebi no jogo coreano The Coma 2: Vicious Sisters

Na história original, esse ser ganha vida a partir de um objeto. Tem nada a ver com gloriosos guerreiros sendo transformados em seres imortais e sim COISAS. O que é bem interessante.

Sabe a vassourinha do Mickey Mouse em Fantasia? Agora imagine que, além de sair por aí fazendo o que bem entende, ela possa tornar um ser com outra aparência. É bem parecido nesse sentido.

Obs: Não fui a fundo quanto às expressões envolvendo noivas, mas creio que deve haver alguma explicação para usarem esse termo. Digo isso, pois existem outras histórias com esse tipo de personagem. 

O que nos leva à próxima lenda:

Habaek – O Deus da Água

Uma das histórias de kdrama que fala sobre Habaek é A Noiva do Deus da Água.  Baseado no manhwa Bride of the Water God, o dorama mostra um romance em tempos modernos entre o Deus da Água e uma humana.

Mitologia da Coreia
Habaek em cena do dorama Bride of the Water God

De acordo com a crença sul coreana, Habaek não é só o Deus da Água. Ele também é o pai de Yuhwa, que teria dado a luz ao fundador de Goguryeo, um dos três reinos da Coreia que é comumente chamado também de Goryeo.

Apesar do dorama focar no Deus da Água, a parte mais admirável da origem dessa história é sobre a filha mais velha dele. A lenda diz que Habaek teve três filhas, Yuhwa, Wuihwa, e Hweonhwa.

Mitologia da Coreia
Lady Yuhwa por @Glimja_Art (https://twitter.com/glimja_art/status/1277986130705518594)

Após conhecer um homem chamado Hae Mo-su em um rio, a primogênita casou-se sem a permissão do pai. Isso gerou a ira do Deus que desafiou o tal marido e acabou perdendo (O cara é brabo ein). História vai, história vem, a senhorita gerou um OVO. Deste ovo que nasceu o rei Jumong. Agora quero ver alguém dizer que essa história não é massa. O cara, além de ser filho de um ser maravilhoso das águas, nasceu de um o-v-o.

Existem doramas que contam a história da senhorita Yuhwa e aqui vem a indagação: será que mostram essa parte do ovo? Quem veio primeiro: o ovo ou a Coreia? 

Gumiho – A Raposa de 9 Caudas

Se você conhece Naruto, provavelmente já tem uma noção do que seria a Gumiho. A Lenda da raposa não é particular da Coreia e está presente em diversas mídias do leste asiático com bastante destaque.

Na história coreana, gumiho é uma bela de uma raposa que pode se transformar em um ser humano e conquistar a todos. Normalmente,  é dito que esse ser se transforma em uma mulher instigante, assim como nosso boto cor-de-rosa seria um rapaz garanhão. E para piorar: a imagem da gumiho não é lá positiva. Ela é conhecida por atrair os homens e comer órgãos como fígado ou coração deles.

Mitologia da Coreia
My Girlfriend is a Gumiho

Nos doramas, a gumiho é um clássico. Em 2010 fomos presenteados com My Girlfriend is a Gumiho, uma comédia romântica muito boa que pode ter introduzido vários dorameiros ao novo amor pelas novelas coreanas.

My Roommate is a Gumiho

Já agora em 2021 temos os exemplo mais recente: a saga das raposinhas está de volta com My Roommate is a Gumiho. Uma versão repaginada da lenda, pois a raposa agora é um cara, assim como no dorama de 2020 chamado The Tale of the Nine Tailed. Dá para ver que pegaram gosto por trazer a gumiho versão masculina, né?

A essência desses kdramas é, no geral, sempre trazer uma interação que funcione bem entre humanos e aqueles que seriam seres míticos tão conhecidos. E com isso conseguem trazer a essência da sedução, pois há sempre alguém que se apaixone pela gumiho.

Obs: A versão coreana da raposa, a gumiho, já apareceu em séries também, como Lovecraft Country. A trama dessa vez resgata o terror e a angústia presentes na história original em vez do romance engraçado dos doramas.

Fantasmas – A Fantasma Virgem

Falando em terror, a gente lembra de fantasma. Dentre vários fantasmas que poderia citar nesse post sobre folclore, aqui está um especial: a virgem. Esse tipo de fantasma parece ter grande presença nas tramas coreanas e, por isso, foi o selecionado para representar a todos.

Aparentemente, a pessoa que morre virgem fica frustrada num nível tão grande que continua vagando pela Terra. É comum incluírem conversas furadas sobre fantasmas, principalmente as virgens, em vários kdramas. Seja para ilustrar o motivo para algum personagem se casar ou só para assustar mesmo. Podemos dizer que a fantasma virgem da Coreia do Sul é que nem a nossa loira do banheiro: tem uma história cada esquina.

Mitologia da Coreia
Oh My Ghostess

Agora, ter um dorama que conte a história de uma fantasma em primeira mão já é algo bem mais diferente. Por isso, a dica de dorama sobre fantasma virgem é: Oh My Ghostess.  Ele não só coloca a fantasma entre os personagens principais, como faz um ótimo serviço em nos divertir e traz uma fantasma bem atirada.

Além da trama abordar vários motivos para a fantasma ter continuado vagando por aí, ela traz uma humana que seria totalmente o avesso dessa personagem e um “triângulo amoroso”, o que torna bem engraçado de se assistir. Não é só mais uma conversa de botequim ou uma breve aparição, a fantasma está entre nós!

E aí? Qual ser você acha mais interessante para uma novelinha?