LUPIN – Um Ladrão Inteligente e Cativante

Lupin é uma emocionante viagem numa montanha-russa de roubos inteligentes, mistérios e intrigas.

Sinopse: Baseada nos romances policiais de Maurice Leblanc, Lupin acompanha Assane Diop (Omar Sy), um homem que, 25 anos atrás, viu sua vida virar de cabeça para baixo com a morte de seu pai, então acusado injustamente de um crime. Agora, ele está em busca de vingança e, para isso, se inspira em Arsène Lupin, o famoso “ladrão de casaca” da literatura francesa. Conhecido como “Robin Hood da Belle Époque“, Lupin se tornou um gênio do crime na Paris do início do século 20 – e Diop vai seguir seus passos nos dias de hoje.

Na maravilhosa nova minissérie da Netflix, nos somos apresentados em cinco episódios a história de um ladrão, que tem por inspiração um personagem famoso dos livros: “Arsène Lupin”. 

Essa figura, que ficou conhecida como um “cavalheiro ladrão”, foi criada em um romance de 1905 do escritor francês Maurice Leblanc, é um ideal e uma inspiração para nosso protagonista, Assane Diop (Omar Sy), um francês de origem senegalesa que dá um golpe espetacular em um leilão. Esse que será o início de sua vingança contra uma rica família de alta classe que causou a morte de seu pai.

Poder e raça são os motores da trama subjacente à história desse grande roubo. Como um homem negro na França, Assane sabe como usar presunções racistas em seu próprio benefício. Ele é sempre subestimado e muitas vezes mal visto, em uma sociedade branca que assume que todos os homens negros são iguais. 

Ele simplesmente engana os outros jogando com suas falsas suposições. Além disso, ele é muito alto e pode ser um pouco intimidador quando quer. Tudo isso é tratado com inteligência requintada, mas nunca se torna um ponto central do enredo.

O que temos aqui é uma deliciosa história de vingança. Nos flashbacks habilmente executados, aprendemos que o pai de Assane era um empregado da família super rica Pellegrini. Eles o tratavam bem quando criança, mas com extrema condescendência. Seu pai tinha permissão para levar livros da biblioteca da família para o menino e seu primeiro livro foi sobre o ladrão Arsène Lupin. As coisas deram errado quando o pai de Assane foi acusado injustamente de roubar um colar. Duas décadas depois, Assane tem a intenção de vingar seu pai.

©Netflix

Um dos grandes pontos fortes do Lupin é como ele atrai o espectador por um caminho, para então retirá-lo e surpreendê-lo com uma perspectiva totalmente nova. Está envolto em mistério, e o personagem principal está persistentemente tentando despistar o público. Às vezes, as curvas são flagrantemente inacreditáveis ​​e exigem uma suspensão da descrença, mas o valor do entretenimento desta minissérie da Netflix não pode ser questionado.

Minha única ressalva ao programa é que nessa primeira temporada, a série dá uma estagnada em alguns pontos importantes da trama, paralisando assim o seu desenvolvimento em algumas subtramas. 

A série tem melhor desempenho quando não tenta complicar a ideia e foca mais no personagem. Assane é uma pessoa agradável e viciante de se assistir, e ele exala classe. A série deveria se concentrar nisso, em vez de tentar ser muito inteligente. 

A série francesa é uma grata surpresa que chega ao catálogo da Netflix neste início do ano, trazendo um assalto ultrajante e um personagem extremamente carismático, Lupin certamente te divertirá por algumas horas. 

©Netflix

As três temporadas de Cobra Kai estão disponíveis no Netflix.

Nota Final: 4 / 5