Estação Onze – O Show Deve Continuar

Estação Onze

A série da HBO Max opta por colocar a humanidade em primeiro lugar, em vez de elaborar uma catástrofe devastadora.

Sinopse: Baseado na obra de Emily St. John Mandel, Station Eleven acompanha um mundo onde uma epidemia devastadora de gripe suína extingue grande parte da humanidade. Duas décadas depois, os sobreviventes do apocalipse fazem o possível para tentar reconstruir e reimaginar a vida em sociedade novamente, procurando manter o melhor do que foi perdido. Mas um grupo religioso se aproveita do caos desse novo mundo para tornar a vida ainda mais difícil. Kirsten (Mackenzie Davis e Matilda Lawler) é uma jovem atriz que perdeu os pais logo antes da pandemia começar. Ela é ajudada por Jeevan (Himesh Patel) e os dois tentam sobreviver ao vírus mortal. Já adulta, Kirsten participa de uma trupe itinerante de artistas conhecidos como Travelling Symphony. Enquanto viaja com o grupo, ela é confrontada pelos membros da seita e precisa se reconciliar com seu passado.

Quando uma pandemia de gripe dizima a América do Norte, os sobreviventes fogem das grandes cidades. A vida é difícil, e apenas os indivíduos mais resilientes e autoconscientes suportam as consequências. À medida que os EUA voltam a uma era selvagem, a história se concentra nos assuntos de uma trupe errante de atores e músicos que interpretam peças de Shakespeare para alegrar comunidades carentes. A minissérie de dez episódios aborda muitos temas, incluindo a história em quadrinhos titular que muitos personagens acham atraente e a ameaça representada por um profeta niilista. O teatro e a importância da arte e da cultura na experiência humana sustentam grande parte do drama.

A ideia de assistir a outro programa centrado em uma pandemia agora pode parecer exaustivo, já que vivemos isso há dois anos. Nesse tempo, vimos muitas séries e filmes incorporando a pandemia em andamento em seus enredos. Alguns foram ambientados em mundos pós-pandemia, onde as pessoas se ajustaram às suas vidas normais e apenas mencionam o COVID-19 de passagem, como Gossip Girl, enquanto outros teceram a COVID em seus enredos e em suas narrativas, como a temporada mais recente de The Morning Show.

©HBO MAX

Estação Onze é a mais nova série da HBO Max, quando estreou em meados de dezembro, Estação Onze tinha tudo funcionando contra ele em termos de tempo, tendo chegado quando começamos a nos preocupar com as novas variantes e a volta das restrições de viagens em todo o mundo. Mas Estação Onze não é uma história de pandemia, pelo menos não totalmente, embora descreva situações que nos lembram do pavor no início da pandemia, como estoque de supermercado e salas de emergência lotadas, mas felizmente não gasta muito tempo com a doença, e concentra-se nas pessoas individuais que ela afeta.

A série limitada de 10 episódios foi criada por Patrick Somerville e dirigida por nomes como Hiro Murai e Helen Shaver, é adaptada do livro de  romance best-seller de 2014 de Emily St. John. Usando um formato não linear, o livro explora os anos que antecederam o evento catastrófico e os que se seguiram, especificamente 20 anos após a gripe mortal ter dizimado cerca de 99% da população mundial em poucas semanas.

A história centra-se em Kirsten (Mackenzie Davis) membra de uma trupe nômade de músicos e atores que interpretam Shakespeare para pequenas comunidades de sobreviventes. O lema do grupo é “a sobrevivência é insuficiente”, uma citação originária de Star Trek, mas foi desenhada por Kirsten do quadrinho Estação Onze ao qual ela está ligada desde o início da pandemia. Quando o grupo se cruza com um homem misterioso conhecido como O Profeta (Daniel Zovatto) e seu culto de crianças, a quem ele seduz, Kirsten torna-se, com razão, desconfiada e protetora de sua família.

©HBO MAX

O programa também mostra outros núcleos, como o de Miranda (Danielle Deadwyler), uma especialista em logística de transporte que escreveu a já mencionada graphic novel de ficção científica que dá nome ao programa e se torna o apego ao longo da vida de Kirsten. Outra discussão acontece no Aeroporto de Severn City, onde um homem fica preso com a ex-mulher e seu filho. Lá, os passageiros retidos formam uma pequena comunidade com rigorosos procedimentos de quarentena e regras de sobrevivência, além de criar um Museu da Civilização onde exibem os dispositivos tecnológicos dos quais todos antes dependiam.

Estação Onze é o oposto do que você esperaria de uma série pós-apocalíptica, saindo do molde que compõe as narrativas típicas de desastres para explorar com ternura vários cantos da humanidade. Assim como The Leftovers, que também foi escrito por Somerville, Estação Onze é muito mais do que uma catástrofe devastadora. Ambos são sobre como a humanidade supera o desastre, bem como a capacidade da natureza humana de perseverar contra todas as probabilidades. 

Ele se preocupa com as coisas pequenas e mundanas, como os grupos de pessoas tentando coexistir em um pequeno aeroporto ou aqueles ligados pelo teatro, em vez de enfatizar coisas de maior escala, como o caos em erupção ao redor do mundo ou retratar regularmente pessoas morrendo de gripe. A série não é isenta de morte, mas opta por equilibrar a escuridão com muitos momentos de humanidade, ternura e otimismo.

A série é, acima de tudo, uma história sobre o poder da cultura e a sua capacidade de unir as pessoas em tempos difíceis. Em Estação Onze, a tecnologia moderna é coisa do passado, um dispositivo antiquado usado para escapar das turbulências da vida cotidiana. A única coisa que perdura e sobrevive é a cultura, pois a humanidade gravita em direção a outras formas de fuga. No mundo pós-pandemia da série, livros, teatro e música prosperaram, fornecendo um farol de esperança para outros necessitados e aproximando as pessoas, mesmo que apenas por um breve período de tempo. Mesmo quando a sociedade desmorona diante de seus olhos, a cultura e arte não pode ser perdida tão facilmente.

Muitos podem acreditar que a Estação Onze não poderia ter vindo em pior hora, mas isso também faz parte do que a torna especial. Enquanto outros programas de televisão e filmes servem como lembretes do que estamos passando coletivamente neste momento, Estação Onze nos oferece uma experiência catártica e esperançosa ao optar por olhar além, para explorar o desconhecido.

Estação Onze está disponível na HBO MAX.

Nota: 5/5