Com a premissa de uma série de terror sobrenatural, Detention da Netflix consegue assustar de várias formas. A história é uma adaptação do jogo de mesmo nome da Red Candle Games.
Vem conhecer mais um dorama brabo para maratonar! E de quebra, quem sabe, querer jogar também?
Não é nem um pouco necessário ter jogado Detention para assistir ao live-action. Porém, reconhecer as cenas do jogo tão bem traduzidas para a produção é um bônus gigante!
A série Detention conta uma trama triste e sombria de uma estudante que, sem querer, entra na área de um fantasma. Ao mesmo tempo que vemos o tormento dessa moça nos anos 90, outra história dos anos 60 começa a surgir.
O Terror Branco
Importante ressaltar que os anos 60 não foram uma escolha qualquer para a história, tanto da série quanto do jogo. Durante este período, Taiwan passava pavor com a lei marcial. O Terror Branco, como ficou conhecido, persistiu por décadas.
Como é o jogo?
No prólogo conhecemos Wei Chung Ting e Fang Ray Shin. Os alunos se encontram após descobrir estarem sozinhos na escola. O terror se instaura na atmosfera desde o início.
Um completo terror
Ao passar das etapas, o jogo vai ficando cada vez mais sombrio e a escola Greenwood cheia de craquelados, sangue e criaturas assustadoras. Para escapar do pesadelo é preciso vasculhar tudo, ouvir as histórias escondidas nas estruturas e conhecer o passado.
Além do terror gerado por elementos da cena e criaturas assustadoras, a trama política e psicológica atinge o jogador com força. A imersão é tanta que, apesar do jogo ser de 2017, parece mesmo de um passado muito mais distante. Como se você tivesse acabado de encontrar um rádio velho numa caixa antiga de cacarecos da família.
É possível finalizar o jogo de Point and Click 2D em cerca de 3 horas. (Se você for lento lá se vão 5 horas)
Como é a série?
Antes de mais nada, a obra Detention é complexa e toca o terror de uma maneira singular. A série possui três tendências para o terror: a sobrenatural, a relacionada ao terror branco e a sobre questões da sociedade*. Esta última trata de problemas que são comuns até hoje, como machismo, julgamento e relações de família.
*A única nota negativa que deixo aqui sobre a série foi a romantização de uma dessas questões. Já fica de alerta. Trabalharam muito bem vários pontos e deixaram um para estragar.
Assim como no jogo, a série é repleta de elementos da mitologia local que dão um brilho especial à trama. No meio de tanta tensão, a gente acaba notando referências interessantes.
Outro fator provocador da série é como atingem o sobrenatural. Apesar de não ter criaturas pavorosas, esse papel ainda dá aquele frio na espinha. Isso porque é assumido pela própria fantasma e ações dela.
Personagens de Detention
Os personagens não são exatamente os mesmos no jogo e na série. A história da estudante de 1990 é parte totalmente nova e por isso um acréscimo muito bem feito para a conexão com o passado. São inseridos vários novos personagens para sustentar essa parte da história. Exemplo disso são dois homens que parecem ser a representação de Wei Chung Ting.
Mas ainda assim o foco é nas duas garotas: a dos anos 90 e a dos anos 60.
Descobertas da história
Se no jogo os puzzles deixam os jogadores felizes por descobrir algo, na série essas informações chocam de forma semelhante. Ainda que não possamos desvendar nós mesmos, os protagonistas fazem o trabalho. E quem jogou pode notar elementos dos puzzles nesses momentos!
Ficou com vontade de ver?
A série possui 8 episódios de, em média, 50 minutos cada. O que é bem mais que o jogo e dá para aproveitar ainda mais.