As séries continuam sendo lançadas de vento em poupa, e em 2020 tivemos mais séries do que nunca sendo lançadas tanto nos serviços de streaming, quanto na TV tradicional.
É notório que quantidade não significa qualidade, mas em meio a tantas obras lançadas, com certeza uma ou duas, às vezes até três despontaram como uma grande série.
Portanto, aqui está a minha lista das 10 melhores séries que vi no ano. Igualmente como fiz ano passado, decidi separar a lista entre as 10 melhores séries que estrearam esse ano e as 10 melhores que ganharam novas temporadas.
Lembrando que minissérie também entra lista e que só valem para séries que foram lançadas no Brasil, então vamos a lista.
As 10 Melhores Séries Estreantes de 2020
10 – Bom Dia, Verônica
Sinopse: Verônica Torres (Tainá Müller) trabalha como escrivã na Delegacia de Homicídios de São Paulo e tem uma rotina bastante entediante. Após presenciar um suicídio, ela precisa lutar contra os traumas de seu passado e acaba tomando uma arriscada decisão: usar toda a sua habilidade investigativa para ajudar duas mulheres desconhecidas. A primeira é uma jovem que se vê enganada por um golpista na internet. Já a segunda, Janete (Camila Morgado), é a esposa submissa de Brandão (Eduardo Moscovis), um policial de alta patente que a maltrata e leva uma vida dupla.
A única representante tupiniquim na lista por incrível que pareça não é comédia.
Com um suspense que não deixa em nada a dever produções internacionais, Bom Dia, Verônica mostra que dá para fazer ótimas séries brasileiras, que não precisem usar a comédia como bengala.
A 1ª temporada de Bom Dia, Verônica está disponível na Netflix.
9 – The Great
Sinopse: The Great conta a história do conturbado casamento da poderosa imperatriz Catarina (Elle Fanning) da Rússia com o czar Pedro III (Nicholas Hoult). Ambos mantinham casos extraconjugais e cultivavam um relacionamento explosivo.
Pensei bem antes de colocar The Great nesta lista, mas no meu top 10 não poderia faltar a série que mais me fez rir no ano. Huzzah.
A 1ª temporada de The Great está disponível no Starz Play.
8 – Nada Ortodoxa
Sinopse: Na intenção de escapar do casamento arranjado por seus pais em Nova York, uma jovem judia Esther (Shira Haas) resolve fugir para Berlim e começar uma nova vida. No novo país, ela passa a explorar a própria identidade e sexualidade para além dos valores religiosos com os quais cresceu.
Confesso que caiu uma lagrima dos meus olhos no último episódio dessa minissérie da Netflix e isso é a prova de quanto esse drama é profundo.
Com um drama comovente, Nada Ortodoxa mostra um grito de liberdade de uma jovem que assim como eu e você, só busca sua felicidade.
A 1ª temporada de Nada Ortodoxa está disponível na Netflix.
7 – Lovecraft Country
Sinopse: Chicago, 1954. Atticus Turner (Jonathan Majors) é um veterano do exército que vê sua vida mudar quando seu pai desaparece misteriosamente. Decidido a encontrá-lo, o jovem embarca numa viagem de carro ao lado do tio George (Courtney B. Vance) e da amiga de infância Letitia (Jurnee Smollett), mas a jornada logo se revela muito mais perigosa do que eles esperavam.
Com ótimas atuações, essa fantasia dark da HBO baseada nos contos de HP LOVECRAFT toca em diversos temas importantes e atuais.
Lovecraft Country merece esse lugar na lista por não ter medo de ser experimental, semana após semana a HBO passava um episódio mais original, assustador, divertido e histórico.
A 1ª temporada de Lovecraft Country está disponível na HBO GO.
6 – Little America
Sinopse: Histórias divertidas, surpreendentes, sinceras, apaixonantes e inspiradoras de imigrantes nos Estados Unidos são contadas por eles mesmos, em uma época em que elas são mais relevantes do que nunca para a sociedade mundial.
Essa é provavelmente uma das minisséries que passaram batido pelo público, mas que merece ser assistida por todos.
Little America mostra a cada episódio uma história de superação diferente, de imigrantes que tentam o sonho americano.
O último episódio da temporada é provavelmente o melhor, e foi dele que saiu a frase que mais me marcou e dilacerou esse ano, tenho certeza que se você assistir, ela te atingirá profundamente também.
A 1ª temporada de Little America está disponível no Apple TV+.
5 – Feel Good
Sinopse: A vida de Mae Martin, uma humorista canadense que se mudou há pouco tempo para Londres e está tentando se acostumar com a nova rotina. Além de começar um namoro, ela ainda precisa lidar com o vício em álcool e outras drogas.
Mae Martin guardem esse nome, que provavelmente ouvirá muito nas produções futuras de Hollywood. Ela simplesmente faz tudo nessa comédia romântica apaixonante, escreve, dirige e ainda arranja tempo para atuar como a protagonista.
Phoebe Waller-Bridge que se cuide.
A 1ª temporada de Feel Good está disponível na Netflix.
4 – P-Valley
Sinopse: Em P-Valley, cinco mulheres corajosas vivem numa cidadezinha do Mississippi e trabalham como dançarinas num clube de strip-tease. Pelo recinto, passam todos os tipos de pessoas: os esperançosos, os perdidos, os partidos, os jogadores, os belos e os condenados. A realidade do Sul dos EUA é bastante dura, mas o quinteto vai desafiar as regras para realizar seus desejos e seus sonhos.
Simplesmente a série que nós deu a melhor personagem do ano: Tia Clifford
Apesar de se passar numa boate de strip-tease, é impressionante que os temas principais da série, nada tenham haver com sexo.
Outra coisa que me impressionou foi a fotografia e direção, que em nada sexualiza as dançarinas da boate, muito mérito das diretoras da série: Todas Mulheres.
A 1ª temporada de P-Valley está disponível no Starz Play.
3 – O Gambito da Rainha
Sinopse: O Gambito da Rainha conta a história de Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), uma menina órfã que se revela um prodígio do xadrez. Mas agora, aos 22 anos, ela precisa enfrentar seu vício para conseguir se tornar a maior jogadora do mundo. E quanto mais Beth aprimora suas habilidades no tabuleiro, mais a ideia de uma fuga lhe parece tentadora.
O novo fenômeno da Netflix é perfeito do início ao fim. O desempenho de Anya Taylor-Joy fez o público torcer jogada a jogada de cada peça de xadrez.
Detalhes de época impressionantes e um roteiro afiado fazem o público mergulhar de cabeça nessa história, que não pegou o 1ª lugar dessa lista por muito pouco.
A 1ª temporada de O Gambito da Rainha está disponível na Netflix.
2 – I May Destroy You
Sinopse: Arabella (Michaela Coel) é uma jovem londrina segura de si, com um grande grupo de amigos, um namorado na Itália e uma próspera carreira de escritora. Mas depois que alguém faz com que ela tome uma dose de Boa Noite, Cinderela, a moça se vê obrigada a reconstruir a própria vida.
Impactante e Real, abordando todas as formas de assédio e abuso, I May Destroy You é a série que todos deveriam assistir.
Michaela Coel é outra grande revelação do ano, protagoniza, dirige e roteiriza essa que é para mim a segunda melhor série do ano.
Phoebe Waller-Bridge que se cuide.
A 1ª temporada de I May Destroy You está disponível na HBO GO.
1 – Normal People
Sinopse: Normal People acompanha os encontros e desencontros de Marianne e Connell, dois jovens de origens distintas que acabam se apaixonando um pelo outro durante diferentes fases da vida, como o ensino médio em uma pequena cidade da Irlanda e a universidade em Dublin.
Normal People pega seu material original impecável e o aprimora. A história de amor de Marianne e Connell é a representação mais fiel e real de namoros da geração atual que já vi na TV.
Divisões de classe, construções sociais, presunções de gênero e dinâmica de poder e abuso são todos temas presentes neste romance.
É muito difícil descrever em poucas linhas o porquê Normal People é a minha série favorita do ano, então se quer saber mais a fundo todas as qualidades dessa série incrível, tem a minha crítica da série neste mesmo site.
A 1ª temporada de Normal People está disponível no Starz Play.
Menções Honrosas: Pequenos Incêndios Por Toda Parte, Batwoman, Monstro do Pantano, Tiger King, Servant, Boca a Boca, Evil, Eu Nunca, Devs, The Third Day, Home Before Dark, Em Defesa de Jacob, Alta Fidelidade, Control Z, I Am Not Okay With This, Dash & Lily, A Vida e a História de Madam C.J. Walker, Ted Lasso, The Wilds: Vidas Selvagens, Gangs of London, Perry Mason , The Undoing, Arremesso Final, Mrs. America, The Plot Against America, Upload, Expresso do Amanhã, Bridgerton, Zoey e a sua Fantástica Playlist.
As 10 Melhores Continuações de Séries em 2020
10 – O Mundo Sombrio de Sabrina 3ª Temporada
Sinopse: Prestes a completar dezesseis anos, a jovem Sabrina Spellman (Kiernan Shipka) é obrigada a tomar uma decisão crucial que mudará sua vida para sempre. Ela deve escolher entre o mundo das bruxas e o mundo dos mortais, enquanto luta para proteger a família e os amigos de forças sombrias que os ameaçam.
A terceira temporada de O Mundo Sombrio de Sabrina continua super divertida e amplifica tudo o que faz dessa série muito boa.
As 3 temporadas da série estão disponíveis na Netflix.
9 – The Boys 2ª Temporada
Sinopse: Quando a fama sobe à cabeça, alguns super-heróis passam a se corromper e usar seu status para se promoverem ainda mais, o que pode colocar em risco a própria população. Pensando nisso, uma equipe da CIA foi preparada para cuidar desse caso. Conhecidos como “os meninos”, esses agentes têm a missão de vigiar o trabalho dessas personalidades, assim como controlar o surgimento de novos heróis.
Em sua segunda temporada, The Boys aprofunda seus personagens, desenvolve sua trama, e explode muitas cabeças em uma temporada grandiosa.
As 1ª e 2ª temporada de The Boys estão disponíveis na Amazon Prime Video.
8 – Fronteiras do Universo 2ª Temporada
Sinopse: Lyra Belacqua (Dafne Keen) é uma menina órfã que foge da universidade na qual mora para procurar um amigo desaparecido. Em sua jornada ela recebe ajuda de diversos personagens inusitados como romenos, ursos de armaduras e pilotos de balão enquanto desvenda um estranho complô para sequestrar crianças. Seu caminho vem a se cruzar com Will Parry (Amir Wilson), um menino que descobre uma forma de viajar entre mundos.
Fronteiras do Universo parece mais grandioso em seu segundo ano e menos corrido do que foi sua 1ª temporada. Começando assim a cumprir suas ambições de se tornar a fantasia épica substituta de GOT.
As 2 temporadas da série estão disponíveis na HBO GO.
7 – The Crown 4ª Temporada
Sinopse: The Crown, traça a vida da Rainha Elizabeth II do Reino Unido desde seu casamento em 1947 até aos dias atuais. São esperados um total de 60 episódios, ao longo de seis temporadas com Claire Foy, que interpretou Ana Bolena na série da BBC Wolf Hall, interpretando a Rainha no início de seu reinado.
Em sua 4ª temporada The Crown continua surpreendendo seus telespectadores. Com a adição da Dama de Ferro e da princesa Diana, a trama dá uma chacoalhada ao mesmo tempo em que toca em assuntos poucas vezes vistas na TV.
As 4 temporadas da série estão disponíveis na Netflix.
6 – Ozark 3ª Temporada
Sinopse: Quando o consultor financeiro Marty Bird (Jason Bateman) se muda para os arredores do lago de Ozark com sua esposa Wendy (Laura Linney), eles descobrem um lado sombrio e selvagem do capitalismo. Pois naquela parte do estado do Missouri, o que dá futuro é a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
A terceira temporada é a melhor da série até agora. O arco da história principal funciona muito bem, utilizando as sementes plantadas lá no início que vemos florescem agora.
As 3 temporadas da série estão disponíveis na Netflix.
5 – O Mandaloriano 2ª Temporada
Sinopse: Em The Mandalorian, Din Djarin (Pedro Pascal) é um guerreiro solitário que trabalha como caçador de recompensas. Ele embarca numa jornada pelos territórios esquecidos da galáxia, logo após a queda do Império e antes da criação da temida Primeira Ordem.
O Mandaloriano é Star Wars no seu auge, capturando a beleza elementar da franquia de George Lucas com graça e uma disciplina narrativa que ecoa no espírito de seu personagem central.
As duas temporadas de O Mandaloriano estão disponíveis no Disney+.
4 – Sex Education 2ª Temporada
Sinopse: Otis (Asa Butterfield) é um adolescente socialmente inapto que vive com sua mãe, uma terapeuta sexual. Apesar de não ter perdido a virgindade ainda, ele é uma espécie de especialista em sexo. Junto com Maeve, uma colega de classe rebelde, ele resolve montar sua própria clínica de saúde sexual para ajudar outros estudantes da escola.
Uma das séries mais populares da netflix em 2019 retornou maior e melhor.
Sex Education consegue abordar temas pesados com uma leveza e humor fora do padrão. Seus diversos personagens são bem desenvolvidos, juntamente de possuírem histórias interessantes e impactantes, a obra é bem dividida, o que dá tempo para que todos sejam mostrados.
O episódio 7 da temporada que mostra a história da personagem Aimee é impactante e com certeza será lembrado por muito tempo aos que viram e se emocionaram.
A 1ª e 2ª temporada de Sex Education está disponível na Netflix.
3 – The Umbrella Academy 2ª Temporada
Sinopse: Antes de falecer, o milionário Sir Reginald Hargreeves adotou sete crianças a fim de treiná-las para combater o mal. Depois que ele morre misteriosamente, esses jovens habilidosos unem suas forças para seguir o caminho para o qual seu pai adotivo os criou e acabam se envolvendo em um mundo muito mais perigoso do que eles imaginavam ser possível.
The Umbrella Academy mostra como é possível debater temas importantes, a partir de uma obra de super-heróis.
As 2 temporadas da série estão disponíveis na Netflix.
2 – Better Call Saul 5ª Temporada
Sinopse: Série derivada do sucesso Breaking Bad, é ambientada seis anos antes de Saul Goodman (Bob Odenkirk) conhecer Walter White. Quando o conhecemos, o homem que se tornará Saul Goodman é conhecido como Jimmy McGill, um advogado de pequenas causas procurando o próprio destino e, mais imediatamente, tentando acertar sua vida financeira. Trabalhando ora junto a ele e ora contra, está Mike Erhmantraut (Jonathan Banks). A série acompanhará a transformação de Jimmy em Saul Goodman, o homem que coloca “criminosos” dentro da “lei”.
Após 4 temporadas boas, finalmente Better Call Saul teve uma temporada tão boa quanto as de sua série mãe (Breaking Bad).
As 5 temporadas da série estão disponíveis na Netflix.
1 – Dark 3ª Temporada
Sinopse: O desaparecimento de duas crianças em uma cidade alemã traz luzes às relações fraturadas, vidas duplas e o passado de quatro famílias que vivem lá. Aborda o tema de viagens no tempo e principalmente o entrelaçamento temporal. Onde passado, presente e futuro se conectam numa cidade da Alemanha.
A terceira temporada da ficção científica alemã da Netflix encerra a série de maneira magistral, e é difícil imaginar como qualquer outra série poderá corresponder a essa história complexa e completa.
Os criadores da série Jantje Friese e Baran bo Odar conseguiram com sucesso fechar brilhantemente o ciclo de Dark, tornando-a a melhor série do catálogo da Netflix e na minha opinião a melhor série da década.
As 3 Temporadas de DARK estão Disponíveis na Netflix.
Menções Honrosas: Patrulha do Destino 2, Outlander 5, Disque Amiga para Matar 2, Coisa Mais Linda 2, Billions 5, The Good Place 4, A Amiga Genial 2, La Casa De Papel 4, Insecure 4, Killing Eve 3, The 100 7.
Gostou da lista, comente aqui nos comentários quais foram suas séries favoritas de 2020.