A atemporalidade em Doctor Who

Hoje venho falar de Doctor Who, uma série clássica que é produzida e transmitida pela BBC desde 1963. Depois de um tempo sem ser exibida a série foi retomada em 2005 e com isso ganhamos ainda mais episódios do nosso senhor do tempo. Há alguns episódios da série clássica que foram perdidos por causa de um incêndio que atingiu a BBC o que foi uma fatalidade na época.

Apesar de ser minha série favorita demorei para escrever esse texto justamente por não achar que faria jus a série. Veja bem só acompanhei a new who, não tendo tido tempo ainda para acompanhar o material original mais antigo. Fora a série doctor who conta com diversos livros, audiobooks, e material adicional que ajuda a proporcionar ainda mais a imersão na série. Mas resolvi escrever um pouco da minha experiência com a série e espero que vocês gostem mesmo assim.

A New who como é chamada pelos fãs começou a ser exibida em 2005 e está em exibição até os dias de hoje. Acompanhamos as aventuras de um senhor do tempo nasceu em Gallifrey e seus companheiros de viagem. Como ele é de uma raça alienígena ele passa por uma transformação a cada vez que vai morrer e  com isso consegue evitar a morte como efeito colateral ele muda seu corpo completamente o que ajuda ainda mais na atemporalidade da série.

Com o problema dos atores envelhecerem, não poderem mais gravar ou até morrerem não teria como uma série durar mais de 55 anos como Doctor Who dura. Aí que entra as regenerações e os atores novos na série.

O doutor ajuda  as pessoas que precisam de ajuda. Ele não usa seu poder físico para isso mas sim sua inteligência. Não necessariamente só na terra mas ele ajuda em todos os planetas e na época que precisa.

Ele usa como meio de locomoção a TARDIS (Tempo e dimensão relativas no espaço), uma máquina do tempo e espaçonave que leva o  doutor e seus companheiros aonde ele mais precisa. A TARDIS conta muitas vezes com personalidade própria e acaba levando o doutor não para aonde ele quer mas aonde ele precisa ir.

Os companions ou companheiros do doutor ajudam a tornar a série mais humana. Principalmente Rose Tyler a primeira companheira do doutor na série de 2005 é uma companheira vital pois ajuda na recuperação do doutor depois da Guerra do Tempo contra os Daleks (maior vilão do doutor).

Ela acompanha o doutor em suas primeiras aventuras e acaba se apaixonando pelo mesmo. Assim, juntos ela ajuda na sua recuperação e a encontrar mais um motivo para ajudar as pessoas que precisam.

Não vou ficar me alongando porque tudo em doctor who soaria como spoiler.

A série passa por diversos momentos de mudança, seja na produção ou até mesmo com os doutores o que ajuda em sua renovação. Além disso, em sua última regeneração o doutor finalmente (ficou ruivo? Ainda não rs) se transformou em uma mulher e que mulherão. Jodie Whittaker é uma ótima atriz britânica que já tinha participado de uma série com o produtor atual de Doctor Who. Quando a revelaram como a doctor isso gerou uma discussão muito grande no fandom porque muitos machistas não gostaram do fato dela ser mulher.

Discussões a parte isso só demonstra como Doctor Who está sempre buscando inovação, seja em suas histórias seja com os seus atores.

Por essa semana é só espero que tenham gostado.