7 Séries para entender melhor o conflito racial no EUA

Protestos nos Estados Unidos pelo assassinato de um homem negro chamado George Floyd pela polícia, gerou uma onda de protestos nos Estados Unidos. Mas a indignação em um sistema profundamente racista, policial, jurídico, social, remonta a um longo caminho.

Na coluna de hoje irei indicar séries que abordam as diferentes dimensões de um conflito histórico.

©Netflix

Seven Seconds

Nesta série da Netflix estrelada por Regina King, a atriz que inclusive ganhou um Emmy de melhor atriz com esta série. 

Seven Seconds retrata a luta de uma família e uma promotora de Justiça para desvendar a morte de um jovem negro, cuja circunstâncias envolvem a polícia. 

Seven Seconds está disponível na Netflix.

©Netflix

Olhos que Condenam

Nesta série de 2019, o diretor Ava DuVernay mergulhou em um dos casos mais notórios de racismo dos últimos anos: Os 5 do Central Park, um grupo de jovens negros de Nova York que foram injustamente acusados ​​de terem estuprado violentamente uma corredora branca no Central Park. 

Todos os jovens foram enviados para a prisão em meio a um clima denso e controverso. Em 2001, as sentenças foram anuladas e todos os acusados foram inocentados e libertados, quando um estuprador em série confessou na prisão ser o verdadeiro autor do crime. 

A série vencedora de vários prêmios pode ser vista em quatro episódios que estão disponíveis na Netflix.

©HBO

Watchmen

A ku klux klan deixou uma marca profunda na sociedade americana. O grupo foi “teoricamente” banido no século passado, mas seus ecos ainda ressoam em solo americano, especialmente nos estados do sul. 

Watchmen, a série da HBO inspirada na lendária HQ de Alan Moore e Dave Gibbons, mostra um grupo racista chamada de “A Cavalaria“, uma organização de homens mascarados que procuram instalar a supremacia branca na cidade de Tulsa, Oklahoma, essa cidade dos EUA que foi palco de um dos maiores massacres contra a comunidade negra do início do século XX.                                                                                             

Não se deixe enganar pela fantasia da série, apesar de ter super-heróis, pelas referências à cultura pop e pelo domínio com que é narrada, esta é uma história sobre o racismo e por isso ela merece ser incluída nesta lista. 

Watchmen está disponível no HBO GO.

©Netflix

Cara Gente Branca

Esta série da Netflix, baseada no filme de Justin Simien com o mesmo nome, segue um grupo de estudantes negros em uma universidade predominantemente branca. Uma aluna, Samantha White (Logan Browning), inicia um podcast direcionado aos estudantes brancos. A série explora a comunidade negra, através de uma visão cômica e satírica da maneira como os negros são vistos e como eles precisam se recompor quando estão em ambientes amplamente brancos.

Cara Gente Branca está disponível na Netflix.

©Netflix

Luke Cage

Luke Cage é uma das série da Marvel disponíveis na Netflix, estrelada por Mike Colter, um negro que defende o que é certo, mesmo quando ele é baleado e seus vizinhos às vezes preferem que ele não cause problemas.

Essa fantasia de super-heróis fala bastante sobre as raízes negras e se passa no Harlem. Ela lida com alguns dos problemas que a comunidade enfrentou ao longo dos anos e eles meio que inserem isso na narrativa e por que as pessoas fazem o que fazem.

Luke Cage está disponível na Netflix.

©HBO

Insecure

Essa série de sucesso da HBO estrelada por Issa Rae, mostra um lado diferente da experiência negra. Segue jovens profissionais negros que moram em Los Angeles e que navegam em amizades, relacionamentos e microagressões no local de trabalho. 

Também dá aos espectadores uma visão do que os negros enfrentam no dia a dia, enquanto naturalmente destaca a realidade das tensões raciais que os negros enfrentam diariamente.

Insecure está disponível no HBO GO.

©Netflix @Fox

Atlanta

A série Atlanta foi criada e estrelada pelo multitalentoso Donald Glover, a série mostra em detalhes as dificuldades enfrentadas por um homem negro no dia a dia, Earn personagem principal da série, lida diariamente com o preconceito e o racismo muitas vezes maquiados pelos brancos.

Além dos desafios de ser negro em uma comunidade racista, nosso protagonista lida com os desafios da paternidade ao mesmo tempo em que busca o sucesso no mercado musical. 

De forma inteligente, Atlanta alcança a perfeição ao misturar drama e comédia, em um momento você está se acabando de rir com Earn e sua turma e em outro está com vontade de chorar, com os dramas pesados expostos em cena. 

Atlanta está Disponível tanto na Netflix quanto no serviço FoxPlay.