Olá leitores, sou a Mari e você está estreando junto comigo esta coluna, E para começar bem vamos fazer de Haikyuu. Admito que no começo tinha um pouco de preconceito com animes de esporte, isso ocorria devido a sempre achar que os autores exageram colocando superpoderes nos protagonistas.
Não me entenda mal, amo animes shounen e adoro ver as lutas de seus protagonistas. O que acontece é, que em animes de esportes em especial, parece desnecessário dar poderes a seus protagonistas, como vários animes já fizeram e por isso mesmo não consegui gostar de Kuroko no Basket (uma pena pois a premissa era bem legal).
Tudo isso mudou com Haikyuu. O mangá é escrito por Haruichi Furudate, saliento esse não é seu nome verdadeiro, já que o mesmo usa um homônimo para não ser reconhecido. Poucas pessoas conhecem ou sabem seu verdadeiro nome e recentemente ele esteve até no Brasil conversando com duas atletas de vôlei de praia. Especula-se que ele esteja escrevendo um novo mangá sobre o tema, mas só teremos essa certeza no futuro.
O protagonista do anime se chama Shoyo Hinata e seu sonho é jogar vôlei. Um dia voltando para casa, Hinata assiste o time de Karasuno jogando e vendo um jogador apelidado de “Pequeno Gigante”, que também era muito baixo igual ele mesmo, se encanta e nasce nele uma paixão pelo esporte. Infelizmente, ou felizmente pois que protagonista de shonen tem a vida fácil assim, ele conta com 1,64cm de altura o que é considerado como muito baixo para se jogar vôlei. Fora isso ele estudava em uma escola que não tinha um time de vôlei formado e convenceu seus amigos, que não tinham nenhum conhecimento sobre o esporte, a jogar com ele. Buscando alcançar seu sonho de se tornar o próximo pequeno gigante.
Assim, consegue participar de seu primeiro campeonato e também ter seu primeiro jogo em uma quadra de verdade. Como era de se esperar, seu time perde rapidamente mas ele encontra seu rival! Aí sim começa nosso shonen!!!
Tobio Kageyama, mais conhecido como “Rei da Quadra”, atua como levantador. Não como qualquer levantador mas tem um dom nato e consegue fazer jogadas impossíveis. Acontece que seu apelido não é um ponto positivo. Seus próprios colegas de time deram a ele esse apelido pois apesar dele ser muito bom, não consegue interagir com os outros jogadores ou atuar bem em equipe. Assim acaba excluído do time e seus colegas não acompanham a suas jogadas.
Hinata, após perder de Kageyama, diz que um dia vai se vingar e vencer o time dele. Qual não é a surpresa dos dois ao descobrirem que se mudaram para a mesma escola.
A escola se chama, sim ela mesmo, Karasuno, que conta com um corvo como mascote e antigamente era uma das melhores escolas de vôlei da região. Na época a escola contava com um time de elite que tinha como destaque o “Pequeno Gigante”, ídolo de Hinata. Entretanto a escola não é mais uma potência no esporte e seus jogadores se encontravam desanimados com isso.
O capitão do time de vôlei Sawamura, encontra os protagonistas brigando e resolve encontrar uma solução para esse problema. Assim, impõe como condição para ingresso no time que os novatos Hinata e Kageyama devem juntar forças e vencer a outra dupla de novatos, Tsukishima e Yamaguchi.
Hinata e Kageyama conseguem trabalhar juntos em quadra e assim os 4 novatos são aceitos no time.
Acho que consegui resumir bem a premissa do anime. Agora posso começar a falar porque o anime é na minha opinião o melhor shonen de esportes.
Haikyuu, consegue fugir do estereótipo de anime de esportes. Já começo avisando, nenhum personagem possui algum tipo de poder ou vantagem sobre os outros jogadores. Todos são apenas adolescentes normais que possuem o amor pelo esporte.
O protagonista Hinata, consegue mesmo com sua altura se tornar um dos melhores atacantes da região. O que ele faz para compensar sua falta de altura? Ele pula! Sim pulando ele consegue compensar o que lhe falta e alcança as bolas que seus companheiros jogam para ele. Isso é fácil? A resposta é não, ele treinou muito para conseguir fazer isso com seus colegas de equipe. Mesmo sua altura não sendo a ideal consegue se tornar um dos atacantes do time.
Seu poder, se posso assim dizer, é não desistir jamais. Ele muda até o pensamento de seu colega de equipe Kageyama. Este, por ter seu apelido negativo, pensa que ninguém de sua equipe conseguirá alcançar suas levantadas com efeito.
Isso tudo muda quando Hinata fala para ele jogar a bola como sempre joga, que ele irá alcançar.
Veja bem, não tem nenhum poder sobre humano aqui. Para conseguir se tornar os melhores eles treinam, treinam e treinam. Em diversos episódios vemos somente eles treinando.
Isso nos ensina que, ninguém fica bom do nada. O negócio é treinar mesmo e quando achar que está bom, treinar mais um pouco.
Poderia falar muito mais sobre o anime, como por exemplo, o treinador do time que não queria ser comparado com o seu avô mas que depois acaba de tornando um exímio treinador. Ou como Kageyama sempre viveu em nível abaixo ao seu levantador ex colega de equipe mais velho que sempre teve o título de titular em sua equipe, deixando Kageyama no banco.
Mas como costumo divagar sobre os assuntos que eu gosto vou resumir basicamente o anime. Haikyuu conta uma história sobre perseguir seus sonhos e como seus amigos sempre estão aí para te ajudar. Mesmo com as dificuldades, todos os personagens lutam e treinam (e muito!) para alcançar seus objetivos. Nada vem fácil assim, eles são derrotados diversas vezes e mesmo na derrota encontram forças para continuar tentando e tentando.
A terceira temporada tem quase a metade dos episódios das temporadas anteriores e mostra um jogo. Sim, a temporada inteira é sobre um só jogo. Não qualquer jogo, mas a final das regionais contra o melhor time da região. E isso não a deixa chata, pelo contrário, considero uma das melhores temporadas do anime.
Os protagonistas enfrentam o melhor time da região e não vou contar o que acontece aqui, sem spoilers, mas que temporada!
O anime é rico em histórias assim e poderia escrever muito mais coisa! O que eu quero dizer é: Assistam Haikyuu!!! Vocês não vão se arrepender.
Além disso, tem todas as temporadas disponíveis na Crunchyroll e são somente 3 temporadas. A quarta temporada foi anunciada para janeiro de 2020 e quando isso aconteceu essa foi minha reação: