Volte ao digimundo em Digimon World Next Order

Eu nunca tive tanto contato com digimon, vi pouco do anime e nunca tinha jogado qualquer  jogo da família, isso até semana passada, quando tudo mudou. Há quem diga que um bom livro muda sua vida, agora acho que um bom jogo vai me fazer tirar quase 20 anos de atraso em uma franquia.

O que é

Digimon World: Next Orderé o sexto jogo da série Digimon World . O RPG é obra da  BB Studio e  foi publicado pela Bandai Namco Entertainment .Inicialmente o jogo foi lançado para PlayStation Vita no Japão em março de 2016. Chegando posteriormente para PlayStation 4. Em fevereiro de 2023 o jogo chegou para Pc windows e Nintendo Switch, console usado para essa review.
Sua aventura começa quando seu personagem é levado ao mundo digital, ao chegar ele é recepcionado por um machinedramon, felizmente wargreymon  e metalgarurumon estão ali para te ajudar, mas após uma dura batalha eles MORREM. Não se preocupem, esses são só os 5 primeiros minutos da aventura, e é a partir daqui que o jogo realmente começa. Ao escolher dois entre os dez ovos disponíveis, seu digiamigo irá renascer. Você não foi o único que caiu no digimundo inesperadamente, outros treinadores também foram convocados para investigar o que está acontecendo e porque machineguns está causando problemas. A história não é das mais complexas, nem por isso o jogo deixa de ser extremamente viciante e cativante.

a nova ordem

O jogo é uma sequência direta de Digimon World 1, lançado pra PlayStation em 1999, mas caso não tenha jogado o primeiro, não se preocupe, o jogo se sustenta só, mas tenho certeza que terá um grande apelo nostálgico para fãs e a experiência pode ser ainda mais satisfatória para eles. Eu sou muito leiga quanto a digimon (sou do clã dos monstros de bolso) e mesmo não tendo tanto contato com a franquia, pude aproveitar muito bem meu tempo no digimundo, que me cativou bem rápido. E se você nunca jogou digimon, não se preocupe, o jogo possui 3 opções de dificuldade: Beginner, easy e normal, (nas versões lançadas em 2023, para as versões de PS VITA e PS4 há apenas duas opções de dificuldade).
Não estou acostumada a ter que cuidar tanto dos meus companheiros de jornada, de onde venho os meus monstros de bolso exigem baixar manutenção, mas meus digimon precisam de muito mais cuidado. De treinos à alimentação, descobri que digimons são cheios de personalidade e vontades próprias, querendo ou não, isso afeta seu relacionamento com eles, não pude deixar de me sentir mal quando estava explorando certas áreas e meu parceiro dava sinais de que não gostava de estar ali, ou quando errava o alimento e lhe oferecia algo que ele não gostava. Esses momentos te dão opções de como lidar com a divergência de opiniões, sua escolha fará diferença na digievolução.

você se torna eternamente responsável por aquilo que cativas

Mesmo sendo leiga em digimon, tenho uma favorita: a Renamon, por causa do anime (do qual só acompanhei duas temporadas mas não vem ao caso). Então imaginem minha felicidade quando consegui que um de meus digiamigos evoluísse para renamon, adorei treiná-la e explorar o mundo ao seu lado, criar laços, colocar pra dormir, ver suas reações, eu estava nas nuvens até ela MORRER, e foi nesse momento que confrontei meu maior inimigo no jogo: o tempo. Digimon tem uma expectativa de vida baseada no tempo in game, alguns vivem mais, outros menos, alguns fatores podem influenciar esse tempo, então aproveite cada segundo ao lado deles. Querendo ou não, é uma corrida contra o tempo.
Como o jogo é muito bom em te fazer criar laços com os digimons, a morte deles é bem dolorosa (pelo menos foi pra mim), mas não é em vão, o jogo tem uma duração bem legal e você pode experimentar se aventurar ao lado de vários digimon, e a sua próxima geração terá os atributos melhorados das gerações anteriores, quase como um roguelike, mas confesso que o treinamento frequente pode tornar o renascimento repetitivo.

gameplay

Quanto a jogabilidade, as mecânicas são bem fáceis de se aprender, logo após os tutoriais você estará pronto para explorar esse mundo sem problemas teóricos, mas isso não torna o jogo fácil, na verdade ele é bem complexo. Ao escolher treinar seu digimon na academia você pode escolher quais habilidades específicas estão treinando, mas ao treinar batalhando com digimons no mundo, não é possível escolher, só que a batalha em mundo aberto consome 1 minuto, e na academia consome algumas horas, lembram que o tempo pode ser um grande problema? Pois é. Além disso, o lvl dos digimon podem variar bastante e você pode acabar entrando em uma batalha que não poderá vencer, tenha cuidado. O desbalanceamento em certar áreas podem ser um problema.
Acho que minha parte favorita foi recrutar digimon, além das batalhas, ter a oportunidade de ter uma conversa e conhecer um pouco mais de suas personalidades. As personalidades variam muito, não só de uns para os outros, mas como eles são conscientes de tudo o que tá acontecendo. Patamon me ameaçou mas pediu desculpas quando viu que eu não era o inimigo. E por falar em personalidades, precisamos comentar a dublagem, no geral gostei, e acho que agrega muito a sua experiência. Só gostaria de deixar uma nota dizendo que nada poderia ter me preparado para a voz do Guilmon.
Os gráficos do jogo são bons e bonitos, me vi querendo voltar a certas áreas só para admirar o cenário, meus companheiros andavam de forma fluída ao meu lado, mesmo quando muitos inimigos me atacavam simultaneamente o fps não caia, o jogo rodou muito bem no switch (tanto no portátil quanto no dock), e todo bom jogo precisa de uma boa trilha sonora, e digimon world :next level entrega uma trilha sonora imaculada, impossível não ficar pilhado.

O veredito

Digimon world: next level é uma boa adição à biblioteca do switch, além de ser um jogo muito amigável para aqueles que nunca tiveram contato com jogos de digimon, vai render uma nostalgia gostosa aos entusiastas da franquia. Com gráficos bonitos, uma ótima trilha sonora e um mundo cativante. O game é ideal para pegar e te distrair por algumas horas, e embora o óbito frequente de digiamigos possa abalar seu coração, pense nisso como uma oportunidade de conhecer vários digimon nessa infinidade de digimon disponíveis, afinal, temos que pegar! Agora preciso voltar para meus digiamigos e assistir todo o anime.