Torne o mundo mais feliz com Dropsy

Vou te contar, a cada dia que passa é mais difícil ser feliz (texto redigido em plena apuração eleitoral) o mundo está cada dia mais complicado e cruel, sem qualquer esperança de um futuro bom a vista. Esse cenário de desesperança também dá as caras com frequência nos games, muitas vezes o herói é um guerreiro com um inimigo cruel a derrotar, mas hoje vamos falar de um herói mais modesto, que quer combater a infelicidade de forma mais simples. Mais do que nunca, precisamos de Dropsy.

O que é

Dropsy é um jogo Click and point.  Lançado inicialmente em 2015, desenvolvido pelo desenvolvedor indie norte- americano Tendershoot (pseudônimo de Jay Tholen) e pelo estúdio de desenvolvimento indie A Jolly Corpse, e publicado pela Devolver Digital . O jogo foi lançado em 10 de setembro de 2015 para Microsoft Windows , OS X , Linux . Chegou para iOS em 17 de dezembro de 2015, e em 29 de setembro de 2019 o jogo chegou para Ninteno switch, console usado para essa review.

Aqui você ajuda Dropsy e sua trupe inusitada a tornar o mundo um lugar mais feliz (bom, pelo menos vocês tentam…),Dropsy é um palhaço assustador na aparência mas com uma personalidade adorável, um coração de ouro, mas a única maneira de expressar seu amor e vontade de ajudar é abraçando tudo e todos. Um palhaço de bom coração mas sem muita noção de espaço pessoal.

De boa intenção…

“De boa intenção o inferno está cheio” e por mais que o palhaço só queira ajudar, imagine um desconhecido vindo te abraçar do nada? Eu fugiria, e os NPCs do jogo também não parecem muito felizes não só com essa metodologia, mas com a própria existência de Dropsy, que sem sua moral questionada do começo até o fim do jogo, com direito a debates televisivos sobre sua indole! Ele quer distribuir felicidade, e ajudar na construção de um novo circo, mas como ajudar sendo que as portas parecem sempre fechadas, e demora para amolecer os corações!
Tenha em mente que você controla Dropsy, o palhaço mais gente fina do mundo, então se você espera uma gameplay eletrica de muita aventura, não é aqui que vai encontrar. Já que nesse Click and Point você e seu cachorro estarão mais ocupados tentando ajudar os outros, procurando itens, resolvendo puzzles e relacionamentos problemáticos. Confesso que ajudar os outros o tempo todo pode dar uma cansada, mas não pude deixar o jogo de lado em momento algum por causa da narrativa: Dropsy é amigo? O que ele esconde? (já que o próprio trailer do jogo afirma que o palhaço tem algum segredo.

Adoravelmente devastador

Sem spoilers aqui, mas a narrativa do jogo te prende muito, porque por mais que aparentemente você seja um palhaço muito legal, as questões sobre você não param, já que na própria intro do game você fica em maus lençóis. Perto do fim do game dei um grito que provavelmente quebrou vidraças em todo o centro oeste. Os melhores momentos do jogo são quando a narrativa de ´´Olha que cara feio“ fica de lado para os dramas da vida real acontecerem, é quando o jogo para de tirar coisas das calças para entregar as peças chaves que te deixarão vidrados no game.

problemas de comunicação

A comunicação entre personagens ocorre através de balões de fala com imagens, então algumas mensagens ficam mais claras que outras, às vezes pode ser complicado de entender do que determinado personagem precisa. Uma coisa frustrante no jogo foi que as missões precisam ser feitas em ordem, mas nem sempre essa ordem fica clara, então pode ter muita coisa acontecendo ao mesmo tempo em alguns momentos do jogo.

Não julgue um livro pela capa

A aparência de Dropsy e seu mundo é bem…peculiar. O palhaço tem uma aparência grotesca, se move de forma bem diferente dos outros personagens, uma assinatura para deixar claro que ele não se encaixa ali, ele e seu humilde apartamento parecem estar em uma realidade a parte. Os gráficos conseguem passar um certo desconforto com maestria, o gráfico mais pixelado ajuda a tornar essas movimentações peculiares mais fluidas, as cores vibrantes entregam um mundo lúdico e misterioso sempre que necessário, mas não deixam faltar a casualidade cotidiana que torna o palhaço tão desconcertante em certos cenários.

Bom demais para esse mundo

Nunca pensei que um jogo de palhaço feio que tira coisas das calças e dá abraços poderia me emocionar tanto. Dropsy é um jogo simples, mas que consegue aquecer e quebrar seu coração.A gameplay Point and click é amigável e fácil de compreender, a narrativa começa discreta mas consegue te cativar. Você vai ficar de coração mole ao ver Dropsy tentando tornar um mundo um lugar melhor mesmo após tantas porradas da vida, se tiver paciência para ajudá-lo a tornar o mundo um lugar melhor. Incrível como um jogo tão  Wholesome pode ser tão brutal e cruel, e acho que todo mundo precisa de um mundo mais feliz agora, dê uma chance a Dropsy.