A nova minissérie da HBO joga no seguro e faz uma das melhores adaptações de uma obra de Stephen King.
Sinopse: Terry Maitland (Jason Bateman), treinador da liga infantil de baseball, professor de inglês e pai de duas filhas, é um dos homens mais queridos e respeitados da cidade em que vive. Mas, um dia, tudo muda quando ele é acusado de assassinar um menino de onze anos.
The Outsider é baseada no best-seller de Stephen King de mesmo nome e adaptado para a televisão por Richard Price. King que é um dos autores literários que mais geraram adaptações nos últimos anos, mais de 20 programas de TV e mais de 40 filmes baseados em suas obras.
O ponto conhecido das obras de King é a da exploração das emoções mais primitivas da humanidade, o medo. Seja o medo de palhaços assassinos a animais demoníacos, medo de vícios ou de aprisionamento.
Esse medo que forma o que vemos em The Outsider, através de um enredo mais lento a minissérie em 10 episódios explora o medo. A história que começa com um thriller policial aos poucos se transforma em uma obra fictícia e fantasiosa.
The Outsider oferece performances fantásticas, histórias atraentes e cuidadosas, e não faltam momentos verdadeiramente aterrorizantes durante a trama. Uma vez que você se acostuma com seu ritmo lento e sombrio, logo se vira maratonando toda a temporada.
A principal qualidade da minissérie com certeza é seu elenco, que é uniformemente excelente. Jason Bateman (Ozark) se destaca por todos os afáveis com um tom de escuridão.
O desempenho mais notável na obra é do Cynthia Erivo (Harriet) interpretando Holly Gibney, uma investigadora obstinada e atraída pelo inexplicável. Essa personagem rouba os holofotes para si, trazendo ar novo e caloroso no meio da trama com sua inteligência afiada.
Chegando perto do clímax final da minissérie, fatos cada vez mais inexplicáveis, coincidências assustadoras e impossibilidades práticas aumentam até que todos devam considerar algo ilógico e desconhecido como o autor do crime. E a missão muda de apenas tentar identificar o assassino para rastreá-lo e impedi-lo de causar ainda mais danos.
The Outsider consegue manter sua história sem revelar seu vilão, criando tensão e aumentando o suspense em torno do desconhecido.
Apesar de sua falta de ambição visual, o programa funciona ao manter uma estética mais simples, menos preocupada em fazer o público gritar de terror do que em explorar o que está por trás do terror.
Provavelmente essa obra não será para todos, pode ser um pouco obscuro e esquisito demais para se tornar o próximo sucesso da HBO, mas, para um tapa buraco enquanto não chega Westworld, é bom, arrepiante e sedutor, não muito diferente de quando nós lemos um bom livro.
Nota Final: 3.5 / 5
A 1ª temporada de The Outsider tem 10 episódios e está disponível na HBO GO.