SWORD ART ONLINE Last Recollection: Primeiras Impressões do novo RPG

Logo do Jogo

No dia 6 de Outubro, foi lançado o SWORD ART ONLINE Last Recollection, onde conta uma história nova (e alternativa) de Kirito e seu grupo de amigos, o jogo foi publicado pela BANDAI NAMCO e desenvolvido pela AQURIA (uma desenvolvedora japonesa que já colaborou em diversos títulos da franquia SAO com a BANDAI NAMCO, e também foi o estúdio de apoio/auxiliar no desenvolvimento do port de Boku no Natsuyasumi para Sony PSP), hoje vamos comentar um pouco dos aspectos gerais do game e as primeiras impressões aqui no MDA.

Mas antes de começar, assim como outros jogos de anime, vale ressaltar que SWORD ART ONLINE Last Recollection tem uma história diferente da trama original dos anime e da novel, na verdade esse jogo conta uma linha secundária do arco da Guerra de Underworld, e por exemplo, alguns personagens que infelizmente se foram (não citarei nomes para evitar spoilers pro pessoal novo que for acompanhar a obra) estão vivos e presentes nesse jogo.

Enredo

O jogo se passa numa linha do tempo diferente da Guerra de Underworld – A guerra entre o Reino/Império Humano e o Império Negro (Território das Trevas), além de Kirito e outros personagens recorrentes da franquia (como Eugeo e Alice), em Last Recollection o jogo apresenta alguns novos personagens originais. Um deles é a Dorothy Isaiah Elisheva (ou só Dorothy), uma cavaleira que serve ao Exército das Trevas, mas também desempenha o papel de “mensageira da paz”, ela explica à Kirito e seu grupo de que o seu objetivo é propor um acordo de Paz entre os reinos dos humanos e das trevas, e além disso, ela cita que o poder do Império das Trevas é composto por Dez Líderes, e apenas dois desses líderes (que são Rengil Gila Scobo e Shasta) buscam pela pacificação com o Reino Humano. Então o objetivo de Kirito junto de seus amigos é, na companhia de Dorothy, ir até o Submundo em busca pela paz entre os dois reinos.

Além disso, quando chega ao território do Reino Humano, Dorothy está acompanhada de Sarai, uma criança de orfanato que a Dorothy considera como uma amiga, ela quer que Sarai volte para aonde surgiu com segurança, então ela pede à Kirito para que Sarai os acompanhe.

Dorothy e Sarai - ©2020 REKI KAWAHARA/KADOKAWA CORPORATION/SAO-P Project ©Bandai Namco Entertainment Inc.
Dorothy e Sarai – ©2020 REKI KAWAHARA/KADOKAWA CORPORATION/SAO-P Project ©Bandai Namco Entertainment Inc.

Controles

Os controles desse jogo são um pouco complexos, por tanto se estiver jogando pela versão da Steam, recomendo jogar esse game no controle, os principais são de ataque, esquiva (ou pulo, quando não está em modo combate), o “Boa!” – que serve para encorajar e parabenizar os seus membros de equipe, trocar de personagens (no caso, no canto superior esquerdo tem uma medalhinha dourada que indica qual personagem tá sendo controlado, e uma de prata pra ser o próximo personagem à ser trocado), e também os botões de habilidades, Modo de Comando e defesa.

Ataques Básicos - ©2020 REKI KAWAHARA/KADOKAWA CORPORATION/SAO-P Project ©Bandai Namco Entertainment Inc.
Ataques Básicos – ©2020 REKI KAWAHARA/KADOKAWA CORPORATION/SAO-P Project ©Bandai Namco Entertainment Inc.

Também há comandos especiais, comandos esses que são ativados quando segura o botão escrito “Paleta de habilidades”, e em seguida executa algum ataque mais forte conforme você tiver um número de PH suficiente, e além dos ataques também outras funções como aumentar a energia da vida do personagem ou o PH dele.

O “Modo de Comando” tem funções parecidas, a diferença é que a gameplay do jogo congela e assim tem determinadas funções para serem executadas, como aumentar a energia do personagem e usar um ataque especial, só que é medido pela “Barra de Aliado”.

Modo de Comando - ©2020 REKI KAWAHARA/KADOKAWA CORPORATION/SAO-P Project ©Bandai Namco Entertainment Inc.
Modo de Comando – ©2020 REKI KAWAHARA/KADOKAWA CORPORATION/SAO-P Project ©Bandai Namco Entertainment Inc.

Tipos de Missões

O Jogo tem diversas missões, essas missões são indicadas por alguns ícones no mini-mapa, além da campanha principal (onde o ícone é dourado com desenho de uma coroa) também tem missões secundárias com os ícones verdes onde o Kirito realiza algumas tarefas, e missões com ícones marrons e com desenho de um monstro onde o Kirito e seu bando tem de eliminar criaturas das trevas com maior quantidade de vida, essa são as Missões de Caça, mas não recomendo fazê-las no começo do jogo, pois exige um trabalho pra upar os personagens, além de um domínio maior dos comandos que são bem complexos.

Missões de Caça - ©2020 REKI KAWAHARA/KADOKAWA CORPORATION/SAO-P Project ©Bandai Namco Entertainment Inc.
Missões de Caça – ©2020 REKI KAWAHARA/KADOKAWA CORPORATION/SAO-P Project ©Bandai Namco Entertainment Inc.

Além de ícones roxos, onde servem como lojas para aprimorar seu equipamento.

Mini-Mapa Geral - ©2020 REKI KAWAHARA/KADOKAWA CORPORATION/SAO-P Project ©Bandai Namco Entertainment Inc.
Mini-Mapa Geral – ©2020 REKI KAWAHARA/KADOKAWA CORPORATION/SAO-P Project ©Bandai Namco Entertainment Inc.

Mapa Geral e Salvar Progresso

Em alguns territórios é possível encontrar alguns pilares cinzas, eles servem para salvar seu progresso, e também como tele transporte de viagem rápida (navegando pelo mapa do menu).

Cenas em anime e gráficos no geral

Assim como todo o anime de SWORD ART ONLINE, a cena de abertura do game foi produzida pela A-1 Pictures (estúdio pertencente à Sony e controlado por meio da Aniplex).

Os gráficos desse jogo e os modelos 3D dos personagens (principalmente da Dorothy) são OK, não é algo que se diz “inovador”,  mas eles são bonitos.

Cena de Abertura - ©2020 REKI KAWAHARA/KADOKAWA CORPORATION/SAO-P Project ©Bandai Namco Entertainment Inc.
Cena de Abertura – ©2020 REKI KAWAHARA/KADOKAWA CORPORATION/SAO-P Project ©Bandai Namco Entertainment Inc.

Artbook e Trilha Sonora (Exclusivo da Steam)

Se for pensar em comprar a versão da Steam, pegando a versão Ultimate (durante apenas 35 Dias pós lançamento do game) ele contém a trilha sonora de todos os jogos de SWORD ART ONLINE e um artbook digital.

Artbook Digital - ©2020 REKI KAWAHARA/KADOKAWA CORPORATION/SAO-P Project ©Bandai Namco Entertainment Inc.
Artbook Digital – ©2020 REKI KAWAHARA/KADOKAWA CORPORATION/SAO-P Project ©Bandai Namco Entertainment Inc.

Enfim, SWORD ART ONLINE Last Recollection é um RPG bastante interessante pros entusiastas de SAO, principalmente se você quer ver a linha do tempo de uma perspectiva diferente, os maiores pontos fracos desse jogo é pelos gráficos não tão inovadores (pra geração do PS5 e XBOX Series, é claro) e a complexidade dos comandos do teclado (não que no controle seja tão fácil, mas no teclado é quase impossível de dominar), mas não são pontos que tiram o brilho do game. E agradecemos à BANDAI NAMCO pelo envio da chave da versão da Steam, e por confiar no nosso trabalho.

SWORD ART ONLINE Last Recollection está disponível na Steam, PlayStation 4 e 5, e XBOX One e Series X | S.

E se quiser acompanhar a obra SWORD ART ONLINE, o anime está na Crunchyroll legendado em português, e a novel/mangá é publicado pela Panini no Brasil (e originalmente pela KADOKAWA e sua subsidiaria ASCII Media Works no Japão)