Shaman King é um mangá criado por Hiroyuki Takei que foi publicado pela Weekly Shōnen Jump entre 1998 e 2004. O mangá conta a história de um garoto xamã, Yoh Asakura, que enfrenta grandes desafios, faz grandes amizades em busca de se tornar o Rei Xamã. O Xamanismo e a incorporação de espíritos foram abordados como tema principal escolhido por Takei por ser um assunto não abordado anteriormente em outros mangás.
O mangá consiste em 285 capítulos que foram compilados em 32 tankos. Aqui no Brasil, foi lançado em 2003 tendo 64 volumes. Agora, a Editora JBC está lançando uma versão BIG que conterá dois volumes da antiga versão. Possui mais de 15 páginas coloridas, 17 capítulos e vem com uma sobrecapa contendo as capas novas, mas nas capas internas também possuem as capas antigas. O papel é offset branco, sendo uma versão de luxo que sai hoje por R$69,90.
A história original contou também com um anime lançado em 2001, porém o seu final não foi satisfatório nem para o escritor, Hiroyuki Takei, que em 2021 lançou uma nova versão que está saindo no Brasil. O anime, dublado em português na Netflix, e o mangá é esta nova versão que estamos avaliando.
A história de Shaman King
A história é de Yoh Asakura, um xamã, que é um médium entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos, que também demonstra a habilidade em se unir com fantasmas para atingir um objetivo comum. Yoh vai enfrentar desafios e passar por diversas provas em busca de se tornar o grande Rei Xamã em um torneio chamado “Shaman Fight”.
A definição do próprio autor escrita no mangá sobre o que é um Xamã:
São pessoas que conseguem se envolver diretamente com espíritos divinos, espíritos da natureza e almas penadas. Em suma, são pessoas que conseguem fazer coisas incríveis com a ajuda desses espíritos. Eles podem receber conhecimentos incríveis de espíritos divinos, curar doenças com a ajuda dos espíritos naturais e chamar de volta a este mundo pessoas que já morreram. Portanto, é também possível chamar grandes nomes da nossa história que já se foram.
O narrador da história é o Manta Oyamada, um pequeno estudante que descobre poder ver espíritos e faz amizade com Yoh. Além de ser um grande estudioso, ele embarca nesta aventura para acompanhar seu amigo nos desafios e assim, os dois crescem pessoalmente ao longo delas.
Algumas impressões
Mesmo trazendo uma referência filosófica sobre o xamanismo, cada personagem por possuir espíritos companheiros diferentes, e trabalharem linhas diferentes de um caminho xamânico, isso são traços do mangá que geram mais riqueza entre os personagens e seus conflitos. Você encontrará desde necromantes, ligações com a natureza, ligações com outros seres humanos e etc. Só que o mais rico do enredo é como ele te ensina a riqueza do viver. Os espíritos que não conseguem descansar e ficam presos na Terra possuem um motivo, entender e resolvê-los traz uma nova percepção de como resolver um problema.
Os conflitos entre as pessoas, pois há personagens que desejam se tornar o Rei Xamã pelo motivo mais egoísta e outras por um bem maior, mostra o poder de enxergar o outro por diversos ângulos e entender suas motivações. A evolução do personagem ao longo dos desafios mostra valores como amizade, perseverança, resiliência, serenidade para enfrentar obstáculos, lealdade e amor.
Não vou entrar em muitos detalhes, porém para quem acompanhou a obra anteriormente, sabe que Shaman King é uma obra rica em ensinamentos como enfrentar a vida, construir amizades e superar os desafios à sua frente para conquistar seus objetivos.
A primeira edição encerra no capítulo “O Caminho de Pailong em busca do Daotan-Dô” que é a luta de Jun e Pailong com Yoh Asakura. E se você quiser que a gente explique mais sobre os personagens desta obra, comenta aqui.
Outros detalhes
Esta nova versão, apesar de ser de luxo, promete ser bimestral / trimestral e possui uma qualidade muito boa. Compensa pelo tamanho, quantidade de material, as ilustrações e os extras que teremos.
Shaman King Zero, um dos spin-offs, ainda não foi lançado no Brasil, mas a Editora JBC já disse que está tentando trazer e caso consiga, será na versão digital somente.
Mesmo quem tiver a versão antiga e for fã da série, compensa a nova versão pela qualidade do material e porque terá uma durabilidade maior do que o tanko em papel jornal que tende a ter as páginas amareladas com mais facilidade.
Além do novo final, reescrito pelo autor nesta nova versão. Eu confesso que não li a nova versão pois estou esperando os lançamentos oficiais no Brasil, mas aguardo ansiosamente para reembarcar nessa nova aventura com estes velhos espíritos em busca de sua conexão com a natureza e o grande espírito.
O lançamento da versão BIG está previsto para o dia 04/09, mas a pré-venda já está disponível e com desconto de 20% na Amazon.
Se quiser saber mais detalhes sobre a nova versão do anime, em breve, sairá um podcast no Papo Nerd com Elas sobre o assunto. É só ficar de olho 😉