PokéMonth: Top 5 Games Principais da Franquia

Ao longo desses 25 anos, fomos apresentados a 8 regiões diferentes, 891 espécies e várias aventuras. Cada uma dessas regiões foram apresentadas em uma geração distinta de jogos, sendo que, contando com os remakes, atualmente temos mais de 25 jogos da série principal, e hoje, nesta PokéMonth, lhes trago um top 5 da franquia.

Antes de começarmos, é importante falar que essa lista é feita com base nas minhas opiniões e nada aqui é verdade absoluta!

5- FIRE RED E LEAF GREEN

Capa dos jogos Pokémon Fire Red e Leaf Green
©Nintendo
Talvez você não aguente mais ouvi sobre Kanto e seus trocentos remakes, mas não daria para deixar a região de fora aqui. Leaf Green e Fire Red são os remakes da primeira geração e pavimentaram o caminho para os seguintes.
Muito mudou desde o lançamento dos primeiros jogos para gameboy; e no gameboy advanced, Fire Red e Leaf green entregaram uma experiência muito mais completa ao jogador. Com a adição de 100 Pokémon de Johto, agora é possível capturar 251 espécies diferentes. Também é possível saber o gênero do seu Pokémon e realizar trocas entre os jogos principais Ruby, Sapphire e o spin off Pokémon Colosseum; além de ter a possibilidade de escolher o sexo de seu avatar.

4-X Y

Capa dos jogos Pokémon X e Pokémon Y
©Nintendo
Calma treinador, abaixa essas pedras, eu posso explicar. Em 2013 os primeiros jogos para Nintendo 3DS chegaram. Kalos ficou marcada por ser uma região de muitas mudanças, e por isso seria impossível não cita-la aqui.
A começar por ser o primeiro jogo totalmente 3D da franquia principal, trazendo uma nova perspectiva as batalhas, cenários e Pokémon com sprites totalmente novos. E por falar em Pokémon novo, Kalos nos trouxe um novo tipo, algo que não acontecia desde Soul & Silver. O tipo fada foi adicionado a Pokémon de gerações anteriores e ganhou representantes próprio nessa geração, como Sylveon.
Gráfico 3D do jogo Pokémon
©Nintendo
A customização de tons de pele, olhos, cabelo e roupas fez com que vários jogadores pudessem finalmente se identificar com seus avatares. As montarias Pokémon também foram introduzidas aqui, contudo, a mudança mais marcante foi certamente a mecânica de Mega Evolução.

3-  BLACK & WHITE

Capas dos jogos Pokémon Black e Pokémon White
©Nintendo
A quinta geração chegou em 2010 para Nintendo DS, e é bem controversa, mas desde seu lançamento, mas sempre foi uma de minhas favoritas. A região de Unova nos apresentou a uma pokedex completamente nova, e Pokémons antigos só eram desbloqueados após o fim da história, forçando os jogadores a aprenderem a usar times completamente novos.
Os personagens que te ajudarão em sua jornada esbanjam carisma. Bianca e Cheren conseguem ser bons amigos e N trás discussões bem distintas do que vimos anteriormente na franquia. A pokedex de unova é controversa, mas temos seus pontos positivos, como designs ótimos de Pókemons na dex.
Conversa com personagem N
©Nintendo
Com o passar dos anos o jogo recebeu mais carinho do público, e assim que o remake de Sinnoh for confirmado, será um prazer começar a campanha para o remake de Unova.

2- DIAMOND & PEARL/ PLATINUM

Capas dos jogos Pokémon Diamond, Pokémon Pearl e Pokémon Platinum
©Nintendo
O primeiro jogo de Pokémon a chegar para o Nintendo Ds, em 2007. Trazendo grandes inovações como compatibilidade com o Wi-fi, que lhe permitia batalhar com treinadores de outras localidades no conforto de seu lar (agora não parece grande coisa, mas na época isso era uma inovação e tanto).
Nas planícies gélidas de Sinnoh, nos apresentaram a  107 novas espécies, incluindo evoluções novas de monstrinhos de gerações antigas. Diversos mitos e eventos especiais também marcaram a região  e a batalha contra Deus, neste universo chamado de Cynthia, a campeã mais casca grossa até os dias de hoje; sua música tema; Garchomp e Spiritomb (não possuíam  um counter na época) traumatizou uma geração inteira de treinadores.
Batalha contra Cynthia
©Nintendo
O remake ainda não foi confirmado enquanto escrevo este texto,  mas Sinnoh sempre estará confirmada em meu coração.

1- Heart Gold & Soul Silver

Capas dos jogos Pokémon Heart Gold e Pokémon Soul Silver
©Nintendo
O seu Pokémon te segue! E não é só o Pikachu, como no Yellow, É QUALQUER POKÉMON! Não dá para competir com isso. Fim!
Mas falando sério, tudo o que Fire Red e Leaf Green fizeram certo, HG SS fez ainda melhor! Remasterizar a região de Johto da mais bela forma possível, gráficos melhorados e músicas surpreendentes são lindos.
Lançado em 2009 no Japão e em 2010 no resto do mundo, o jogo envelheceu muito bem e até hoje é excelente para revisitar. Ah, e não podemos esquecer do PokéWalk, aparelho lançado em um bundle especial, que lhe permitia levar seu monstrinho favorito com você. Podemos considerá-lo como o pai da Pokeball Plus, não?
Ilustração da PokéWlak
©Nintendo

Concluindo

E é com essa lista que encerramos o Pokémonth, espero que tenham gostados dos textos deste mês. Essa semana teremos novidades na franquia e espero que tenhamos jogos novos para comentarmos aqui (especialmente o remake de Sinnoh, por Arceus como eu preciso desse remake na minha vida).
Ademais, e você? Quais são seus jogos favoritos da franquia principal?