Persona 5 Tactica: E que comece a Revolução!

©ATLUS ©SEGA

No dia 17 de Novembro, foi lançado o Persona 5 Tactica, uma nova história protagonizada pelo Ren Amamiya (Joker) e os Phantom Thieves, desenvolvido pela ATLUS e seu estúdio interno P Studio, e publicado pela mesma em conjunto com a SEGA, P5T traz um visual chibi e um tipo de gameplay totalmente diferente das apresentadas nos jogos anteriores, então iremos comentar um pouco desse game aqui no MDA.

Enredo

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que o Persona 5 Tactica não é bem uma sequência (igual o P5 Strikers), e sim um Spin-Off que se passa durante a história do jogo original (perto do final), o Ren (Joker) e seus colegas da Shujin Academy estão se formando no último ano letivo, e em um dia coberto de neve, o grupo se reúne dentro do Café Leblanc (como de costume), só que a TV da cafeteria começa à dar chuviscos, e de repente acontece um tremor dentro das instalações.

©ATLUS ©SEGA
©ATLUS ©SEGA

Os Phantom Thieves logo descobrem que foram transportados para outros mundos do Metaverse, conhecido como “Kingdoms(ou “Reinos“), em cada Reino tem um líder diferente e com um exército militar chamado “Legionnaires(ou “Legionários“), o primeiro reino que eles são transportados, ele tem uma temática europeia, e é governada por uma mulher tirada chamada Marie.

Marie joga um feitiço em cima de todos os Phantom Thieves, com exceção de Joker e Morgana, e todos os outros acabam se tornando seus servos.

©ATLUS ©SEGA
©ATLUS ©SEGA

Joker e Morgana conhecem uma nova aliada, a Erina. Ela salva os dois da Marie, a Erina é lider da Rebel Corps (ou “Revolutionary Army“, como a ATLUS batizou na versão japonesa), e seu objetivo é lutar contra os Legionários de cada reino para libertá-los de seus governos opressores e líderes tiranos, implementando assim uma revolução em cada um deles, e ela irá depender dos Phantom Thieves para isso, e em troca, ela também ajuda o Joker e Morgana à libertar seus colegas do controle mental de Marie.

©ATLUS ©SEGA
©ATLUS ©SEGA

Controles, Gameplay e Menus

Em Persona 5 Tactica, como o próprio subtítulo do game diz, ele apresenta uma gameplay de RPG tático e estratégico (semelhante à jogos como Shining Force, Mario + Rabbids, Front Mission etc), o jogador tem que posicionar cada personagem em certos pontos do campo de batalha para atacar os soldados inimigos, e assim como a grande parte dos jogos desse gênero, tem limite para o personagem caminhar de acordo com sua posição.

Posicionando o personagem da forma mais correta (e precisa) possível, é o momento perfeito para ataca-lo (seja usando sua Persona, com arma de fogo ou ataque físico).

©ATLUS ©SEGA
©ATLUS ©SEGA

O ataque especial “All-Out Attack” também retorna, mas de uma forma meio diferente da habitual (o “Showtime“), agora o Joker e mais dois companheiros devem se cercar ao redor dos seus alvos para ataca-lo, que o ataque em questão é simbolizado por um triangulo flamejante no chão, o nome desse ataque chama-se “Triple Threat“.

©ATLUS ©SEGA
©ATLUS ©SEGA

Depois de toda batalha, agora a subida de nível não é individual igual nos outros jogos, é unificado para todos os Phantom Thieves.

©ATLUS ©SEGA
©ATLUS ©SEGA

Navegando pelos menus (dentro do Café Leblanc) é possível comprar novas armas, salvar o progresso, visitar a Velvet Room, dialogar com a Erina e os outros personagens aliados etc.

©ATLUS ©SEGA
©ATLUS ©SEGA

Repaint Your Heart

Além da campanha principal, o jogo recebeu uma DLC chamada “Repaint Your Heart“, aonde conta com missões novas, e o Ren (Joker) está acompanhado de Goro Akechi e “Kasumi” Yoshizawa, ambos personagens importantes para a história do Persona 5 Royal (já que essa versão tem certos complementos que não tinham na primeira versão de Persona 5).

©ATLUS ©SEGA
©ATLUS ©SEGA

Marketing, parceria com a Microsoft (Game Pass) e presença na BGS 2023

Desde 2022 estamos acostumados com a ATLUS fortalecendo seus laços com a Microsoft, e por conta disso, assim como Persona 3 Portable, 4 Golden e 5 Royal, Persona 5 Tactica e 3 Reload foram anunciados na Summer Game Fest através das conferências do XBOX, e disponível gratuitamente para assinantes do XBOX Game Pass (num intervalo de 1 ano).

©ATLUS ©SEGA
©ATLUS ©SEGA

Ainda em 2023, assim como Sonic Superstars, Persona 5 Tactica esteve disponível para ser jogado na BGS 2023, essa edição foi marcada pela presença INÉDITA da SEGA e da ATLUS em algum evento brasileiro de games e cultura Geek no geral.

Arquivo Pessoal/WDN - World Dubbing News - ©ATLUS ©SEGA
Arquivo Pessoal/WDN – World Dubbing News – ©ATLUS ©SEGA

Enfim, vale a pena dar uma conferida no Persona 5 Tactica, para um iniciante no gênero de RPG tático/estratégico, eu curti a pegada do game, claro que ele não cheira à perfeição, por exemplo, os loadings excessivos e a falta de localização em português atrapalham um pouco a experiência (e isso que a SEGA/ATLUS irá lançar o Persona 3 Reload localizado em PT-BR, mas o 5 Tactica ficou fora dessa, embora fãs já acharam arquivos internos de legendas em português, será que teremos um possível patch de localização no futuro?), mas mesmo assim vale à pena joga-lo se você for dos mais entusiastas de jogos RPG possível.

Todas as capturas do game foram realizadas à partir da versão de XBOX One (via Game Pass), e certas informações complementares foram extraídas também com o auxílio do site “Megami Tensei Wiki“.

Persona 5 Tactica está disponível para PlayStation 4 e 5, Nintendo Switch, XBOX One e Series X/S, e PC através da Steam e Microsoft Store. Relembrando que eles também está de graça para assinantes do XBOX Game Pass até Novembro de 2024 (data estimada para QUASE todos os prazos de jogos do Game Pass)