PAC-MAN World Re-PAC: Primeiras Impressões do Remake

No dia 26 de Agosto, a BANDAI NAMCO lançou o PAC-MAN World Re-PAC (remake do clássico jogo de plataforma 3D lançado para o PlayStation 1 em 1999), a produtora nos forneceu uma chave da versão de XBOX One para acesso antecipado, e o que muda entre o jogo original para essa nova versão? Como é a trajetória do PAC-MAN nos jogos de plataforma?

ENREDO

Primeiramente na história do game, o PAC-MAN está fazendo aniversário (no jogo original é em comemoração aos 20 Anos da franquia), porém a festa foi arruinada pelos fantasmas Blinky, Pinky, Inky e Clyde, que sequestraram a família e amigos convidados do PAC-MAN às ordens do robô Toc-Man (o principal antagonista do jogo, mas que na verdade controlado por outro fantasma chamado “Orson”, que reaparece no PAC-MAN World 3), e o objetivo do PAC-MAN é resgatar sua família e amigos na Ghost Island.

MUDANÇAS ENTRE O REMAKE E O ORIGINAL

As principais mudanças do jogo original pro remake já começa de cara na história (e provavelmente a principal mudança), pelo fato de que a BANDAI NAMCO infelizmente teve de trocar e repaginar a Ms. PAC-MAN e outros personagens, porque a produtora está na briga pelos direitos da personagem e do jogo original, além da história, temos algumas mudanças e adições na gameplay, o Hover Jump, que permite o jogador dar um pulo e flutuar e alcançar lugares mais altos, o Mega PAC-MAN, que quando você coleta uma Power Pellet pra comer os fantasmas e deixa o PAC-MAN gigante, adição do modo Easy, suavização nos controles e um rapid-fire pra ser usado no boss King Galaxian.

PAC-MAN NOS JOGOS DE PLATAFORMA 3D

O Remake foi desenvolvido pela Now Production (o mesmo estúdio que desenvolveu o PAC-MAN Museum+), mas PAC-MAN World originalmente foi desenvolvido pela Namco Hometek (antiga divisão da Namco responsável pela publicação e desenvolvimento de jogos da companhia nos Estados Unidos) para o primeiro PlayStation, seu desenvolvimento começou à partir de 1996 com um projeto chamado “PAC-MAN Ghost Zone”, mas que posteriormente foi cancelado (o projeto original tinha uma gameplay muito semelhante aos primeiros Tomb Raider e Bubsy 3D), e totalmente remodelado para o PAC-MAN World que conhecemos hoje.

O Jogo fez um enorme sucesso, que a Namco acabou projetando novas sequências, PAC-MAN World 2 e World 3, e ainda tiveram mais 2 Spin-Offs, Ms. PAC-MAN Maze Madness (Jogo de plataforma protagonizado pela esposa do PAC-MAN) e PAC-MAN World Rally (Jogo de corrida com personagens da trilogia PAC-MAN World e de outras franquias da Namco).

Depois do lançamento do World Rally, BANDAI NAMCO criou mais games do seu principal mascote, alguns super aclamados, como a série PAC-MAN Championship Edition e o jogo mobile PAC-MAN 256, e outros que infelizmente não vingaram muito, como PAC-MAN e as Aventuras Fantasmagóricas, esse ficou famoso pelo design do PAC-MAN diferente de seu tradicional, e que acabou ganhando um desenho exibido no Gloob e na Bandeirantes, além de várias coletâneas como novos Namco Museum e o recém lançado PAC-MAN Museum+.

O RETORNO INESPERADO DA SÉRIE

Logo após o lançamento do Museum+, o anúncio do Remake veio em Junho (seu desenvolvimento começou em 2020, atendendo à vários pedidos à BANDAI NAMCO pelo retorno da franquia nos últimos anos), e desde o seu lançamento tem cativado muitos jogadores, principalmente àqueles que são dos mais entusiastas dos jogos do PAC-MAN, como também dos que conheceram o personagem jogando a série PAC-MAN World no PlayStation 1 e 2, PSP, GBA, Nintendo DS, XBOX Original e Game Cube.

Agradecemos à BANDAI NAMCO por nos enviar o jogo, e também pelo retorno da série.

Capa do PAC-MAN World Re-PAC

O PAC-MAN World Re-PAC está disponível por 150 Reais para PlayStation 4 e 5, Nintendo Switch e XBOX One, Series X e Series S, e por 130 Reais para Microsoft Windows através da Steam