NEO: The World Ends With You – De volta à Shibuya

NEO: TWEWY

Introdução

Anunciado no final de 2020, NEO: The World Ends With You (NEO: TWEWY) é a continuação de The World Ends With You (TWEWY), lançado em 2007 para Nintendo DS. Com novas mecânicas, gráficos e uma história inédita, NEO: TWEWY foi lançado em 2021 para Nintendo Switch, Playstation e Windows (via Epic Store). Confira o trailer de lançamento abaixo:

NEO: um novo jogo

Alguns dos muitos personagens de NEO: TWEWY

Assim como seu antecessor, NEO: TWEWY se passa em Shibuya. Dessa vez, o jogador controla Rindo, o novo protagonista da série.

A história começa com Rindo na estação de Shibuya, próximo à estátua do Hachiko. Rindo recebe uma mensagem de seu amigo Fret, dizendo que resolveu esperar por ele na 104 (uma espécie de shopping/conjunto de lojas). Irritado, Rindo vai ao encontro de Fret. Ao encontrarem-se, Fret entrega a Rindo um “pin” (broche) misterioso, que, segundo Fret: é super descolado e “daora”.

Assim que ambos recebem seus pins, Rindo e Fret são transportados para uma versão alternativa de Shibuya onde ninguém pode vê-los, o Underground (UG). Ao chegarem à UG, os meninos se deparam com um jogo mortal entre equipes, o jogo dos Reapers. O prêmio? Voltar à vida. Ou… isso é o que o jogo quer que você pense.

Diferente de TWEWY, dessa vez, nossos protagonistas não estão mortos. E então começa a jornada de Rindo e Fret; tentando sair dessa furada. Além desses dois personagens, mais alguns rostos conhecidos e desconhecidos juntam-se a Rindo para integrar os Wicked Twisters, uma das equipes do jogo dos Reapers.

Pins e hack ‘n slash

NEO: TWEWY. Pins em destaque
Pins em destaque com os protagonistas de NEO: TWEWY mais ao fundo

A história de NEO: TWEWY começa com um pin, gira em torno de pins e acaba com um pin. Os pins ou broches, são o que conferem poderes e habilidades especiais a Rindo e seu grupo. É possível colecioná-los ao comprá-los de lojas ou em batalha, enfrentado diferentes tipos de Noise. Com os pins é possível disparar raios, levitar objetos, acorrentar inimigos, perfurar e até mesmo usar uma espécie de espada a laser.

Diferente de TWEWY, onde os broches eram ativados por gestos específicos no touchscreen do Nintendo DS, agora são ativados por botões do controle. Os comandos variam de apertar e segurar até apertar continuamente. Cada personagem do grupo de Rindo pode equipar um broche específico para ser usado em batalha, onde o jogador controla todos os personagens ao mesmo tempo.

Parece uma bagunça, mas é “uma bagunça organizada”. Quanto mais você entra em combate, mais você quer lutar. É um ciclo viciante e fluido.

Além do combate, NEO: TWEWY traz algumas modificações significativas para a franquia, como a estilização 3D e gráficos melhorados, o sistema de lojas e o de restaurantes. Assim como todo bom JRPG, podemos customizar o personagem em NEO: TWEWY. Apesar das mudanças não aparecerem esteticamente falando, ela fortalecem o personagem oferecendo mais defesa, ataque ou bônus especiais. Essa customização se dá por meio das roupas e apetrechos que podem ser adquiridos em lojas distribuídas por toda Shibuya.

Além das lojas, também é possível consumir alimentos em restaurantes. As refeições oferecem boosts permanentes aos personagens. Porém, vale ressaltar que se eles estiverem muito cheios, não será possível comer mais nada até que a digestão seja feita.

Outro ponto interessante que foi adicionado em NEO: TWEWY foram as “social threads”. Por meio delas, é possível estabelecer laços com personagens secundários e adquirir habilidades por meio dos pontos de amizade. A maioria dessas threads são desbloqueadas por meio de side-quests ao longo dos dias da semana do jogo. As side quests são relativamente simples, mas oferecem boas recompensas como incentivo para fazê-las, como a utilização de comandos repetidos, equipagem de pins duplicados ou de múltiplos pins especiais, etc.

Arte e Trilha Sonora

A arte ainda é fortemente influenciada pela Urban Culture, com fortes traços estilo cartoon e com referências clássicas ao grafitti e arte de rua. O mundo de NEO: TWEWY é vivo, vibrante e colorido.

E o que falar da trilha sonora? Simplesmente espetacular! Alguns faixas são reaproveitadas e remixadas do TWEWY original, enquanto que outras são próprias do NEO. E que músicas! Cheias de carisma e fortemente inspiradas pelo hip-hop, funk (não o que conhecemos hehehe), pop e rock.

Conclusão

NEO: The World Ends With You entrega tudo que os fãs de longa data da franquia aguardavam e é ao mesmo tempo uma excelente porta de entrada para novos jogadores. Gráficos e desempenho excelentes, junto de uma história bem narrada, somado a fatores de nostalgia, como o retorno de antigos personagens, formam a receita definitiva desse belíssimo JRPG que recomendo a todos os leitores do NSV.

Se quiser saber mais sobre o antigo jogo da franquia, leia nossa análise de TWEWY por aqui.

Notas

História: 5/5

Jogabilidade: 5/5

Arte: 5/5

Trilha Sonora: 5/5

Diversão: 5/5

Total: 5/5