Muito Bom/Muito Bug: Pokémon Scarlet/Violet

A Pokémon present de fevereiro é um evento anual muito aguardado pela fanbase, e em fevereiro de 2022 esperávamos o anúncio de uma DLC para Pokémon Legends Arceus, mas recebemos notícias maiores: a chegada da nona geração, para novembro do mesmo ano. E com um intervalo tão curto entre gerações e promessas de mundo aberto e total liberdade in game, o lançamento de Pokémon Scalert/Violet foi muito aguardado, e se tornou memorável, mas de forma positiva ou negativa?

O que é?

Pokémon Scarlet/Pokémon Violet são os novos jogos da Gamefreak, exclusiso para Nintendo switch, os jogos foram lançados em Novembro de 2022 e marcam o início da Nona geração de Pokémon.
Aqui nós conhecemos a região de Paldea, ao se preparar para seu primeiro dia de aulas você acaba conhecendo o diretor da academia, colegas com os quais estreitará laços durante sua jornada, e um misterioso Pokémon que parece muito deslocado nesse novo mundo. Após se familiarizar com o diretor, sua nova rival e escolher seu inicial, você irá para a academia Uva ou Naranja (depende da sua versão do jogo), e será apresentado as 3 rotas possíveis do jogo, cabe a você escolher a ordem dos desafios. No primeiro jogo de Pokémon 100% mundo aberto, você faz sua história e encontra seu próprio tesouro.

Escolha seu caminho

A liberdade apresentada nesse jogo é sem precedentes dentro da franquia. O mapa aberto te permite ir para qualquer lugar, e as 3 rotas disponíveis te incentivam ainda mais.
  • Victory road: A tradicional aventura Pokémon de ir até ginásios, conseguir insígnias e se tornar um campeão. Sempre com o incentivo da atual campeã (e sua rival?) Nemona
  • Starfall street: Um grupo misterioso de estudantes, conhecidos como Team Star, está causando problemas, ajude Cassiopéia a derrubar a equipe ao batalhar cada líder.
  • Path of legends: Pokémon gigantes e super fortes denominados Titans tem aparecido pela região. Ajude Harvem a estudar e derrotar cada um deles em busca da Herba Mística.
Há uma ordem de progressão de lvl em cada um desses desafios, mas o jogo não lhe informa, então você pode sair de uma batalha no seu lvl e ir parar em um lugar próximo no mapa onde seu oponente está 20lvl acima, pode engajar em uma batalha com um Pokémon muito forte que não vai te deixar fugir. Se Pokémon legends arceus te dava um indicativo de um Pokémon muito forte a frente, aqui o jogo só sinaliza um Pokémon se for um tera.
Essa liberdade me fez colocar meu pobre time lvl10 contra um NPC lvl56 na frente da liga Pokémon enquanto passeava por ai. Há e as batalhas com treinadores nas rotas são opcionais, você pode escolher batalhar com eles ou não, há sim batalhas obrigatórias, mas com os personagens mais importantes.
A liberdade também vai para a customização de personagens, com diversos tons de pele, olhos, cabelos, bocas, sobrancelhas, etc. Mas como dessa vez a aventura parte de um contexto escolar, a diversidade de roupas deixa a desejar já que você só pode escolher uniformes.

O verdadeiro tesouro são os amigos que fazemos pelo caminho?

Cada caminho lhe conecta com personagens diferentes da história. Pokemon Scarlet/violet conseguiu o que Pokémon X/Y tentou e fracassou: entregar um grupo interessante e cativante de amigos. Não sentia tanto carinho pelos meus companheiros de jornada desde Pokémon X com o N. Na escola você pode estreitar seus laços com o diretor, professores, enfermeira. Assistir as aulas não é fundamental para a progressão de seu jogo, mas você receberá recompensas ao concluir as aulas e passar de classe.

História

E por falar em Pokémon X, a história de Pokémon Scarlet/Violet é sem dúvida uma das melhores apresentadas em jogos principais da franquia. Há 3 rotas de jogo para se escolher, cada uma com seu próprio enredo, narrativamente todas me prenderam muito, e é ao concluir essas 3 rotas que a história “final” do jogo é desbloqueada. Tudo culmina em um climax bem interessante, previsível? Talvez um pouco, mas devo confessar que o final subverteu minhas expectativas.

O poder dos cristais

Como já se tornou costume, toda região vem com sua nova mecânica, em Paldea temos a terastalização. Qualquer Pokémon pode usar essa habilidade, quando ativada o Pokémon fica 100% da tipagem de sua tera, se um sprigatito tem Tera Dark, todos os seus ataques, mesmo que de tipagem grass, tornam-se Dark quando o tera é ativado. É uma mecânica que pode mudar tudo em batalha, afinal, você pode simplesmente trocar a tipagem do Pokémon em meio ao combate e tornar sua desvantagem de tipo em uma vantagem.

Raids

O sistema de Raids, que fez sua estreia em Pokémon go e posteriormente em sword/shield, faz seu retorno, e de forma aprimorada. Também é possível jogar ao trazer amigos para seu jogo, e explorar paldea com seus amigos. Não deixe de usar as trocas via código para finalizar sua pokedex!

hora de falar do Iron Treads/great tusk branco

É bem provável que você tenha topado com muitos comentários sobre o jogo logo após seu lançamento, e muito provavelmente nenhum dos comentários foi sobre os tópicos que citei acima, mas sobre os gráficos e a otimização do jogo. E se a Gamefreak acertou demais nos quesitos acima, é aqui que vem a questão mais grave que esse jogo nos trouxe.Todo jogo de Pokémon tem que ter uma polêmica no lançamento, seja controvérsia de Pokedex, mecânica local, árvore, ex share, etc. No geral, essas polêmicas se dão por opiniões pessoais, mas dessa vez vem de um fato inegável: nunca um jogo de Pokémon rodou de forma tão ruim.
Acho importante dizer que não joguei no lançamento, por ter que esperar minha mídia física chegar, quando meu jogo estava em mãos já havia um patch de correção de bugs, o que pode ter me impedido de pegar uns mais sérios, mas não me livrou deles. Muitos tiveram bugs bizarros mas comigo foram “só” tive uns glitches, principalmente voando com o Miraidon, ao batalhar em uma ladreira meu Pokémon as vezes “escorregava” e sumia da batalha, e em uma batalha na sombra, o sol ficava “piscando”. Nada que comprometesse minha gameplay, mas certamente irritante.
Por mais que não tenha pego grandes glitches, não tenho como não me indignar, o jogo não parece finalizado. É inadmissível que uma empresa como a gamefreak entregue um jogo nesse nível, estamos falando da franquia mais lucrativa de todos os tempos. É decepcionante como consumidora e fã dessa franquia há mais de 20 anos, ver o jogo que chegou tão perto de ser tudo o que sempre sonhei para a franquia vir de forma tão desleixada.Os gráficos são ok, há áreas e cutscenes bem bonitas e bem feitas, mas você vai topar em algumas texturas que deixam a desejar, mas nada grave como os glitches e bugs. Mas outro acerto magistral do jogo é a trilha sonora, no geral é tudo muito bom, mas em alguns momento o jogo entrega tracks fantásticas como a Área zero e a música da batalha final de Operação Starfall.

então é ruim?

Então, com tantos glitches e problemas com texturas, Pokémon Scarlet/Violet é ruim? Ai que vem o X da questão, não só não é ruim, como também é um dos melhores jogos da franquia. O mundo Pokémon se beneficiou demais da dinâmica de mundo aberto, é extremamente divertido explorar o mala imenso, parece que nunca termino o mapa, os personagens me cativaram, a história me fez dar umas choradinhas, em resumo: apesar de tudo, eu amei Pokémon violet.

O veredito

A nona geração ficará marcada como um momento agridoce na história da Pokémon. Por um lado, a total liberdade que a fanbase sempre esperou finalmente chegou, com uma dex bem interessante, bons personagens e narrativa, por outro lado, os bugs e problemas de perfomance não podem ser perdoados e esses jogos serão lembrados como o pior lançamento de franquia. Apesar de tudo, Pokémon Scarlet/Violet se tornou facilmente meu jogo favorito, que não consigo deixar de lado. Mal posso esperar pela DLC, e para ver como os erros da nona geração podem refletir no desenvolvimento da décima.
Gráficos: 2/5
Jogabilidade: 3/5
Diversão: 5/5
História: 5/5
Som: 5/5
Geral: 3,3/5