Olá leitores como estão? Aqui é a Jenni e hoje vamos analisar o primeiro volume do mangá Yakusoku no Neverland ou The Promissed Neverland, entender um pouco sobre sua história e dar os motivos pela qual você deve ler está grande obra.
Yakusoku no Neverland é um mangá de demografia Shounen, escrita por Kaiu Shirai e ilustrada por Pozuka Demizu, serializado em 01 de agosto de 2016 pela revista Weekly Shounen Jump, pela editora Shueisha no Japão.
No Brasil. o mangá é uma das grandes apostas da editora Panini, com seu primeiro volume lançado no mês de agosto de 2018.
SINOPSE:“A história segue algumas crianças entre 1 e 12 anos que vivem no orfanato de Grace Field House, principalmente os irmãos Emma, Ray e Norman. Uma noite, a menina Conny, uma das crianças órfãs, é enviada para ser adotada, porém Emma percebe que ela deixou seu coelho de pelúcia Bernie para trás. Junto com Norman, ela vai atrás de Conny. No entanto, eles ficam chocados ao descobrirem que ela está morta e a casa onde vivem é na verdade uma fazenda onde eles são criados e colhidos para se tornarem alimentos de criaturas demoníacas. Para piorar a situação, Isabella, a cuidadora das crianças, (chamada carinhosamente de “Mama”) é aliada destas criaturas. Esta notícia faz com que eles prometam fugir junto com todos os outros irmãos do orfanato.”
Agora vamos analisar alguns pontos da obra:
QUEBRA DA EXPECTATIVA
Apesar de as obras da Jump seguirem sempre uma linha bem parecida (Conhecida também como a fórmula Jump), Yakusoku no Neverland traz uma grande quebra nisso. Ao contrario do que estamos acostumados com histórias de grandes e corajosos heróis, Promissed Neverland traz uma proposta diferente, colocando crianças indefesas, sem nenhum poder tendo que sobreviver a um mundo hostil e tendo quebrado todas as suas crenças, quando a pessoa em quem mais confiavam na verdade queria usa-los de alimento para monstros. Com a narração de Emma, saímos de um cotidiano normal de estudos e brincadeiras entre as crianças, para uma corrida pela sobrevivência.
PERSONAGENS FORTES
Um ponto que mais se destacou na história foi a personagem principal (Emma) se mostrar uma garota forte e decidida e entrar definitivamente para lista de personagens femininas “girl powers“. Mesmo sendo uma criança, se mostrou capaz de enfrentar as adversidades que apareciam ao decorrer dos fatos, e grande destaque, sendo uma garota forte e protagonista de uma revista shounen (oque dificilmente podemos ver).
ILUSTRAÇÃO E DESIGN
A ilustração tem um traço bem simples e limpo, que ao meu ver encaixa bem com a visão de uma criança sobre o mundo. Quando se é criança, tende-se a ter uma visão minimalista e mais simples, notando menos detalhes do seu redor do que um adulto teria, por isso, cumpre bem o seu papel de demonstrar o mundo através dos olhos dos personagens.
O visual que muda de algo mais light para o dark também impressiona. Em um momento transmite a pureza dos personagens em seu mundinho, e após a descoberta dos monstros, o mangá muda completamente seu formato visual, se tornando mais denso.
ANÁLISE GERAL DO VOLUME #001
O primeiro volume prende o leitor com uma história boa, nos apresentando a um mundo hostil em que crianças de apenas 12 anos tem que usar todos os recursos que puderem para sobreviver a monstros reais que querem devora-los. A narrativa é dinâmica, fazendo com que você devore o volume rapidamente e usando e abusando do recurso do Cliffhanger que instiga o leitor a querer logo dar continuidade a história.
Com um ótimo roteiro, história e personagens, Yakusoku no Neverland é uma ótima pedida para qualquer um que busque uma boa história de suspense e mistério para acompanhar.
Com todos os pontos citados, para mim esse primeiro volume merece uma nota 9, uma aquisição que agregará ainda mais o grande acervo da Panini de obras e que eu recomendo a todos.
Lembrando sempre que você pode comprar este e outros mangá com o cupom de desconto NSV na Anime Hunter.