Loki, série exibida no Disney+, finalizou essa semana. No último episódio, finalmente Loki apresenta novo vilão da nova fase do MCU (ou alguém muito parecido com ele). A série encerra trazendo um encaixe ótimo com a próxima série What If…? e os demais filmes Marvel que já sabemos estrearão futuramente. Kevin Feige fez um encadeamento lógico das estreias que estavam por vir que deixam o fã ansioso por mais.
Alerta de Spoiler
Falando sobre a série
Para quem acompanhou Avengers Endgame, Loki consegue fugir de ser preso pelos danos que causou à Terra em Nova Iorque (história do primeiro Avengers). Quando ele foge, ele cria uma nova linha temporal que não deveria existir, por isso a AVT aparece para apagar a linha temporal e prender, condenar e eliminar Loki por seus crimes. Porém Mobius, agente da AVT, pede a licença do prisioneiro para caçar outro Loki.
O outro Loki agora chama-se Sylvie e quer destruir a AVT por tudo que lhe causou (essa Loki é uma mulher que foi tirada de sua linha temporal ainda criança e precisou viver fugindo entre mundo para sobreviver). Loki tentou caçar Sylvie, o que não deu certo. Eles se aproximam e Loki decide seguir o plano de Sylvie para destruir a ATV, independente do caos que virá depois dessa ação.
Ao longo desse caminho conhecemos mais de Loki, que era o vilão que queria dominar os outros mundos porque tem inveja do Thor que será o futuro Rei de Asgard. Era inveja mesmo? Temos a oportunidade de saber o lado do vilão explicando o que pensa e o que sente versus a impressão das ações que ele causou nos outros filmes. Ah! Não apenas isso! E se ele triunfasse em matar o Thor? E se escapasse de Thanos? … São tantas possibilidades diferentes, vemos um Loki para cada uma das situações e um Loki que compartilha dos pensamentos que essas variantes tem. Seria a chance do vilão aprender o que o faz parecer vilão e mudar para herói? Hm… difícil dizer, hein? Inclusive essa resposta não vem com a primeira temporada da série que encerrou com esse ponto em aberto.
Loki apresenta novo vilão do MCU
Pois bem, voltando ao ponto da história que Loki se junta à Sylvie para destruir a AVT. Os dois vão até a cidadela do vilão para executar a sentença de morte do mesmo. Finalmente a série Loki apresenta o novo vilão que conta que se ele morrer, todas as variantes dele vão causar uma guerra multiversal. Logo a linha do tempo ficará arruinada com todos os universos se cruzando e vários dele, mas piores do que ele, aparecerão para a pior guerra de todos os tempos.
Será esse um plano do vilão para dividir a força que vem para matá-lo? Será que é verdade que o caos virá caso o vilão seja morto? O que acontece quando uma variante d’Aquele que Permanece (He Who Remains), do Conquistador, Qeng, Kang… morre?
A conquista de um objetivo
Sylvie não está nem ai para isso. Para ela é apenas mais uma mentira daquele que causou mal a ela por todo esse tempo. Ela prefere matá-lo. Já Loki fica chocado com o que o vilão conta e contesta matá-lo e causar o colapso caótico em todos os universos. (Inclusive parece que Loki está preocupado com bem estar de Sylvie? Ou foi uma artimanha para convencê-la a desistir?) Um não concorda com o outro, brigam entre si e terminam de forma drástica com Sylvie mandando Loki para algum outro lugar em alguma outra linha do tempo… e então encerra o que tinha para fazer.
Deu certo? Sim. Porém vemos claramente a insatisfação dela com o resultado, como se ter conseguido atingir o objetivo de toda a sua vida não fosse o que ela queria. Ou será que a soma de concluir o objetivo sem mais o que fazer com a briga com o único que amou não deixou vir o sentimento de felicidade… Será que caiu a ficha que o vilão dizia a verdade e agora ela terá mais vilões para matar?
Multiversos? Mais de Loki e novo vilão? E se…?
Sylvie jogou Loki para uma outra linha temporal de volta à AVT. Depois de sentir o amargor de quando se preocupou verdadeiramente por alguém além de sua mãe e foi rejeitado (será que isso fará o anti-herói voltar a ser o vilão mentiroso que era?), Loki se levanta para procurar Mobius para falar do tamanho erro cometido por ele e Sylvie (Sim! Ele assume parte da responsabilidade!) que precisa resolver , mas esse Mobius não conhece nosso Loki. Choque para quem acompanhou a série toda e viu a amizade ser cultivada entre eles!
Para comprovar que é outra realidade com outra AVT, vemos a estátua de um guardião do tempo, Aquele que Permance, no lugar das estátuas dos outros três guardiões da outra AVT que Loki conheceu. Isso evidencia o que o vilão disse: cada linha temporal estava em ordem pela ordem que ele instaurou. A guerra está anunciada!
A partir de agora os universos começam a se cruzar explicavelmente e a próxima série What If… demonstra os desdobramentos das ações dos dois Loki no universo. Os multiversos estão em conexão e todos os heróis, assim como todos os vilões, e os Loki tem um leque de infinitas possibilidades para viver!