Fight’N Rage – Beat ‘Em Up bem charmoso

Tela de título

Se tem um gênero de jogos bem famoso na década dos anos 90 é o “Beat ‘Em Up”, tanto que nos últimos anos acabou reaparecendo ótimos games do tal gênero, e um que vale destaque é o Fight’N Rage, jogo indie lançado pelo estúdio uruguaio SebaGamesDev, e posteriormente publicado e portado pra consoles com apoio da BlitWorks (que já trabalhou em ports, como a versão HD de Jet Set Radio), vamos comentar um pouco sobre o game.

No jogo você controla os personagens Gal (uma garota lutadora), Ricardo (uma espécie de touro) e/ou F. Morris (um lutador que tem uma jogabilidade melhor que os anteriores), e a história do game se passa num mundo futurista onde os seres humanos foram escravizados por monstros e animais sob efeito de mutação (como porcos, lobos e ratos, que usam até armas de corpo à corpo).

É possível jogar tanto no Single Player, como também em co-op.

Trecho de gameplay do Fight'N Rage

Os controles você usa os botões de esquerda e direita pra andar pra frente e trás (e apertando duas vezes você dá uma corridinha), além de apertar cima e baixo pra caminhar pra profundidade do cenário (enfim, comandos básicos pra um Beat ‘Em Up), botão de ataque, de pulo onde você também pode atacar no ar, e também o botão de ataque especial. Sobre o ataque especial, é recomendável que você usufrua dele apenas quando a sua barrinha com as siglas “SP” estiver cheia, caso contrário, você acaba consumindo sua vida no lugar, e pode te prejudicar bastante principalmente com a presença de vários inimigos.

Além do modo campanha, Fight’N Rage também tem um Battle Mode, onde você luta contra a CPU ou com um amigo assumindo o Player 2, além disso o jogo também tem um menu extra, conforme você vai acumulando muitos pontos durante sua jogatina (antes de possivelmente tomar um Game Over), você pode desbloquear skins pros protagonistas e personagens novos (que seriam os inimigos do game).

Fight'N Rage - Modo Batalha

Bem, o Fight’N Rage é um jogo bacana de se experimentar, com gráficos 16-Bits, ele lembra bastante o clássicos de NES, Master System, Mega Drive e Super Nintendo, como Streets Of Rage, Battletoads, os jogos das Tartarugas Ninja feitos pela Konami, Final Fight, Fatal Fury etc, porém ele é um jogo com uma dificuldade desbalanceada demais, em uns momentos acabam aparecendo uma onda de inimigos até mesmo quando você está no meio de um boss, e exige bastante do raciocínio do jogador pra usar o ataque especial. Isso não torna o jogo ruim, mas muito desafiador principalmente pra jogadores novos do gênero, porém vale a pena dar chances ao game.

Vale lembrar que Fight’N Rage levou alguns anos pra ser desenvolvido até o seu lançamento no ano de 2017 (PC) e 2019 (consoles), e feito originalmente por uma pessoa só, o Sebastián García (dono da SebaGamesDev) e trilha sonora composta pelo Gonzalo Varela.

Você pode comprar o Fight’N Rage pra PC via Steam e GOG.com, PlayStation 4, XBOX One e Nintendo Switch.