No momento em que escrevo esse texto, cerca de 10 dias nos distanciam da Nona geração de Pokémon. O intervalo entre a oitava e nona geração foi mais curto do que o de costume dentro da franquia, mas recebemos muita coisa em um curto período de tempo. Já fizemos review de Sword/Shield, da primeira DLC do mundo Pokémon, em breve falarei sobre Pokémon Legends, mas hoje vamos falar de um jogo que foi muito desejado pela comunidade e finalmente saiu nesse período: Os lendários remakes de Sinnoh.
O que é
Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon shining Pearl foram lançados em 19 de novembro de 2021, para Nintendo Switch. E pela primeira vez na história dos RPGs da franquia principal de Pokémon: a Gamefreak não é responsável por esse título. O jogo foi desenvolvido pela ILCA, pois a Gamefreak estava focada em outro projeto, que por fim descobrimos ser Pokémon Legends Arceus.
SINNOH CONFIRMED
Como todo jogo de Pokémon, havia uma grande expectativa para esse remake, essa ansiedade foi alimentada com o passar dos anos. Enquanto Red/Green receberam remakes 8 anos após o lançamento, Gold/Silver levou 10 ano, para Ruby e Sapphire foram 12, foram quase 15 anos esperando pelos remakes de Sinnoh. Se você acompanha notícias sobre a franquia, com toda certeza viu pelo menos uns 30 comentários sobre “SINNOH CONFIRMED” nesse meio tempo, afinal, é uma região querida por muitos, com uma boa mitologia e a é claro, Cynthia, a campeã mais temida de todos os tempos. Muita coisa melhorou desde o lançamento original no Nintendo Ds, seria um deleite revisitar a região em um console como o Switch.
Os remakes de PKM tendem a inovar um pouco em relação a sua versão original, seja no pós game, novas áreas, novas funcionalidades, melhorias pontuais, etc. Mas temos que levar em consideração que todos os remakes foram desenvolvidos pela gamefreak, e agora a ILCA seria a responsável pelo desenvolvimento do game.
Fiel, muito fiel
Pokemon BD/SP é extremamente fiel a seu jogo original, isso é bom e ruim. Por um lado o jogo nos leva a uma era mais simples da franquia, com quase metade dos pkm que existem hoje, mais tempo para passar nas cidades, caminhadas longas,etc . Mas a fidelidade ao original trouxe também os problemas do jogo original, como a falta de Pokémon de fogo na dex, pessoalmente isso não me incomoda mas sei que Ponyta e Chimchar não são o bastante para muitos. E já aviso que se você nunca jogou nada antes da sexta geração (Kalos- PKM X/Y) você deve estranhar muita coisa por aqui.
de volta as origens
Uma dos fatores a se estranhar pode ser o estilo gráfico do jogo, que retorna ao padrão Chibi na maior parte do tempo. Os gráficos passam bem longe do que vimos em PKM Sw/Sh ou Legends Arceus, mas está bem bonitinho. A trilha sonora os amantes de Sinnoh já conhecem bem, não tinha como errar nisso né?
Os toques do futuro
A gameplay é exatamente igual ao primeiro jogo? Não! Principalmente quando se fala nas batalhas e “grounding” (famoso ir no matinho bater em Pokémon selvagem pra upar seu time). Três elementos introduzidos posteriormente na franquia aparecem aqui para ajudar: as alternativas de HM, a modificação do Exp. share e o tipo fada.
Quem lembra das áreas nubladas dos jogos antigos? Aqueles lugares em que é impossível ver um palmo a sua frente sem usar um HM? Mas aqui os HMs além de ataques são funções do seu Pokewatch, para passar uma área basta conseguir aquele HM e depois usa-lo quando precisar no pokewatch. Diferente de seu antecessor que só dividia experiência com 1 PKM do time, aqui o Exp. Share distribui a exp para todo seu time ao fim de uma batalha.
Flashbacks de guerra de uma redatora
Por anos, a música tema de Cynthia me deu flashbacks de guerra, só Arceus sabe quanto sangue de meus Pokémon aquela mulher carrega em suas mãos. Ainda lembro da minha infância, aquela pobre criança inocente e desesperada ao notar que não existia ataque super efetivo para aquele spiritomb demoníaco. Agradeço Kalos todos os dias pelo tipo fada, e ele pode ser bem útil no jogo, mas não vai carregar seu time. Um bom tipo pra se ter contra a Cynthia mas ela ainda pode ser um pesadelo.
Inovação? temos
O jogo ainda consegue trazer seus aspectos originais e diferenciados, como a escolha de aparência física do protag, as mudanças nos contests, Ramanas park, pokémon te seguindo (o que não é uma inovação mas é sempre fofo), revanche contra treinadores, Union room para trocar pkm e batalhar, construir sua base secreta como em ORAS, etc,mas Grand underground é a novidade mais interessante. Abaixo da terra você encontra quests exclusivas, itens mais raros,
Pokémon com lvl muito acima dos vistos na terra, é uma beleza para completar a dex pois alguns monstrinhos só aparecem por lá. A área é imensa, com várias áreas distintas com pkms distintos, mas infelizmente é nessa área que o maior problema do jogo fica ainda mais evidente.
Com Grand Underground vem Grands problemas
A mobilidade nesse jogo é uma das piores se não a pior que já vi vindo de uma grande empresa. Apesar do analógico do switch, a ILCA decidiu ser fiel a movimentação do jogo original de DS, então você pode se deslocar apenas para cima, para baixo, esquerda e direita, as diagonais não são uma opção, isso por si só já deixa seu caminhar meio travado. A bike que deveria te ajudar na locomoção passa a ser um pesadelo em espaços não tão amplos, como o interior das cidades ou algumas rotas com mais obstáculos. Mas se na cidade é ruim, no Grand underground as coisas ficam péssimas.
O grand underground possui os caminhos largos que te levam as áreas com pkm, nesses caminhos não há obstáculos então dá para andar tranquilamente, mas as coisas ficam feias quando se entra nas áreas. E quanto no solo os Pokémon ficam escondidos na grama, no subsolo esses andam livremente sem se esconder, mas o grand underground conta com vários pequenos obstáculos inconvenientes nessas áreas, servindo a nenhum propósito além da estética, esses obstáculos dificultam sua caminhada na região. Além disso, essa dificuldade em andar pode acabar com seu time no começo do jogo, como você pode encontrar pkm de lvl muito elevado por aqui, esses obstáculos podem fazer um pkm te encurralar e surrar todo o seu time! A mobilidade torna a melhor área nova do jogo extremamente frustrante.
O veredito
Pokémon BD/SP foram jogos muito aguardos pelos entusiastas de Sinnoh, mas deixou um gosto agridoce na boca de muitos. Por mais que seja minha região favorita a receber um remake até agora, confesso que prefiro outros remakes da franquia. O jogo abraça os elementos de seu antecessor de forma religiosa demais e trás para o remake problemas desnecessários e que poderiam ser facilmente evitados. Por falar em evitar, boa sorte com os obstáculos no grand underground. O jogo está longe de ser perfeito, ainda assim foi bom revisitar essa região que adoro tanto, mas entendo que para muitos esse remake não vai atender as expectativas, e parecer burocratico demais para aqueles que começaram a jogar a partir de Kalos.