DOUTOR CASTOR – Futebol e Carnaval Ajudam a Contar a História de um dos Maiores Contraventores do Rio de Janeiro

Novo Documentário da GloboPlay conta a história de Castor de Andrade, um bicheiro que se tornou uma das figuras mais caricatas e poderosas do Brasil.

Sinopse: Doutor Castor é uma série documental que conta a história de Castor de Andrade, o bicheiro mais famoso do Rio de Janeiro. A produção explora as múltiplas facetas de um personagem que transitava em diversos ambientes, desde o jogo do bicho e a criminalidade até duas paixões populares, como o Carnaval e o futebol. No final dos anos 60, Castor assumiu a direção do Bangu e conquistou diversos títulos, como o Campeonato Carioca de 1966. Castor também atuou como presidente da Mocidade Independente de Padre Miguel, escola de samba pela qual era apaixonado e com a qual se consagrou campeão cinco vezes. Os quatro episódios trazem casos irreverentes e situações inéditas do lendário contraventor, que morreu em 1997, depois de construir um império patrocinado pelo samba, pelo futebol e pela violência. Entre os entrevistados está Agnaldo Timóteo, cantor que era amigo íntimo de Castor e que, inclusive, interpretou a canção “Ave Maria” no velório do bicheiro.

A nova série documental GloboPlay parece até ficção, mas é uma história real. O diretor Marco Antônio conta com inúmeros detalhes a vida de Castor de Andrade, um bicheiro do Rio de Janeiro que mandava e desmandava, um Poderoso Chefão. A série mostra sua ascensão e queda, desde quando ele assumiu os negócios de seu pai, até a sua prisão e morte em 1997.

A série é curta, dividida em 4 episódios de 1 hora, facilitando o telespectador a maratonar como um filme. Os depoimentos de pessoas que conviveram e estudam essa figura caricata, ajudam a contar com precisão e detalhes todos os lados de Castor, nunca levando só para um lado, sempre documentando ambos os lados da moeda (os que o defendem e os que o acusam).

A série mostra que Castor sabia investir bem (ou não) o seu patrimônio, desde o modesto clube do Bangu, que comprou diversos jogadores da seleção brasileira, ao carnaval, onde o dinheiro gasto fez a escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel conquistar 5 títulos do carnaval carioca na época.

©GloboPlay

A participação de Castor como patrono do time do Bangu é onde a obra dá uma atenção especial, vários jogadores dão depoimentos de como era conviver com essa figura excêntrica. O depoimento de José Roberto Wright (que roubou o Bangu na Final do Carioca de 1985) é impressionante e gerou inúmeros debates em relação ao futebol nas redes sociais.

O time do Bangu era uma das grandes paixões da personagem e também uma forma de demonstrar poder, Castor fez o possível e o impossível para que o antes pequeno time fosse campeão brasileiro. A perda do título nos pênaltis pelo Coritiba em 1985 é um dos relatos mais emocionantes do documentário e mostra as feridas daquele que perdeu o pênalti decisivo, pois ele sabe que dificilmente o elenco terá outra chance de conquistar o título brasileiro.

©GloboPlay

A história do jogo do bicho também é contada em detalhes, desde sua criação, sua ascensão e o porquê do jogo ser tão fascinante. Os bicheiros também são mostrados, os chefões do crime que mandam e desmandam no estado do Rio de Janeiro. É enriquecedor ver em detalhes o funcionamento e a corrupção envolvendo todo o império do jogo, desde Delegados, Juízes e até o Presidente da República estavam envolvidos nesse gigantesco esquema.  

Portanto, a GloboPlay tem melhorado o seu catálogo ao longo do tempo, e seus documentários estão cada vez mais afiados e enriquecedores. Você pode até não simpatizar com Castor de Andrade, mas não pode negar que ele é um dos maiores personagens que o Rio de Janeiro já viu.  

Doutor Castor está disponível na GloboPlay.

Nota Final: 5 / 5