Como o dorama Navillera consegue ser tão leve e impactante?

Navillera

Goste ou não de balé, é impossível não se emocionar ou ser impactado com cada episódio do Kdrama Navillera. O dorama da TvN lançado em 2021 e com 12 episódios (na Netflix) conta a história de dois bailarinos em situações totalmente diferentes: um é jovem e vive a técnica, o outro tem idade avançada e sonha com a dança.

Capa de Navillera no site Tapas

O que é Navillera?

Para entender a inspiração da webtoon e consequentemente do dorama, é preciso saber o que é Navillera. Porque não, esse título não foi inventado agora. 

A obra tem o nome de uma expressão coreana que pode ser traduzida como um movimento de borboleta, leve e gracioso. Tanto que o webtoon tem ainda a frase “Like a Butterfly” (Como uma borboleta) no título.

O termo pode ser encontrado em livros, poemas e até músicas. Como Navillera (2016)  do girlgroup Gfriend:

Na letra, as idols inclusive falam “como uma borboleta, navillera”. De forma que parece que a expressão descreve o movimento. Viu? Você acabou de adquirir um bom conhecimento pra puxar papo. De nada.

Chaerok, interpretado por Song Kang e Deokchul, pelo ator Park In-Hwan

O balé em Navillera

Chega a ser quase óbvio assimilar o movimento de uma borboleta ao balé. Essa dança tem o poder de nos remeter à leveza e graciosidade. Mas além dessa parte bonita que é apresentada está um grande esforço do bailarino para atingir a perfeição. Os movimentos limpos e leves não surgem do nada e a parte da conquista deles é essencial para darmos ainda mais valor ao espetáculo.

Assim como o balé tem muito a ensinar, Navillera nos lança as duas faces da moeda. A dança é conhecida por ser gentil e doce, mas ao mesmo tempo por incentivar a ultrapassar limites. Uma beleza sem igual nascida graças a muito suor e dor. Da mesma forma estão os acontecimentos da trama, um balé da rotina que é puxada pelos protagonistas mas revela mais participantes ao seu redor.

Fica mais fácil tanto para nós quanto para os protagonistas compreender isso quando a história junta personagens tão diferentes e com a mesma paixão.

navillera
Prepara o lencinho e abre o coração para assistir a esses dois interagindo

Aprendendo os passos da vida

Navillera é perfeito para quem está precisando filosofar ou até mesmo acreditar que as coisas podem ficar bem. Desde o começo esse dorama traz detalhes que podem parecer simples, por serem corriqueiros, mas são as pequenas coisas que vamos acumulando e que explodem seja em tristeza seja em felicidade

Navillera é um balé traduzido em série. O drama nos faz sonhar, nos joga na cena e nos faz apaixonar ao mesmo tempo que estamos encarando a vida dos personagens. A delicadeza vai nos dando dicas e a realidade não deixa de ter menos força no meio do dançar das borboletas. 

Na verdade, a realidade vem contraposta e abraçada com todo esse glamour. A própria família do senhorzinho é retratada com a família perfeita e então somos transportados para outro cenário em apenas alguns cliques: todo mundo tem problema, todo mundo tem desejos e todo mundo é julgado. 

navillera
O bailarino de 70 anos na sala de aula com outros bailarinos de Navillera

Continue a voar

O que prende um sonho e o que faz com que sonhos não sejam descobertos? A borboleta parece voar desde a luta para realizar um sonho antigo até estilhaços gerados pelas pressões, nossas ou de outros. A gente fica num vai e volta de emoções, mas não que nem aqueles doramas “bafo” e sim como a rotina que tem que ser vivida e enfrentada.

O dorama Navillera não é de romance, mas esquenta o coração na mesma intensidade. Não é de terror, mas consegue deixar o espectador com um sentimento esquisito. E, por fim, é de drama, só que de um jeito divertido.  

Nossa, Navillera realmente voa e tenta levar quem está assistindo junto. Mostra o início árduo de jovens adultos e o peso que se segue em momentos futuros. De carregar uma vida inteira nas costas e ser pressionado até o fim. Porém, a mensagem principal permanece forte e clara como um raio: o sonho é SEU.