Black Desert Online – Uma bela confusão!

Black Desert Online é um MMORPG desenvolvido pela Pearl Abyss, distribuído e mantido pela RedFox Games. Se trata de um MMO em terceira pessoa de fantasia. Se trata de uma narrativa épica (ou ao menos que tenta ser) que ganhou muita tração em alguns anos e que continua com servidores cheios de dezenas de pessoas.

NARRATIVA

Terei de trazer a mais pura sinceridade, eu não faço a menor ideia sobre o que a narrativa se trata, mesmo após horas de jogo. Algo envolvendo sombras em uma civilização do passado… Algo sobre magia e escavações, nada muito concreto é apresentado nas primeiras horas. Isso se repete por todo o jogo.

Durante vários momentos do jogo se encontra uma missão e ela explica algumas coisas mas não te apresenta o contexto, vá ao forte X e resgate a essência Y para incrementar a potência Z. Sendo que eu não faço a menor ideia do que é X, Y ou Z. Sem contexto se tornam só palavras vagamente soando em jargão de fantasia genérico.

GRAFICOS E ARTE

Os gráficos são bem bonitos, porém a interface deixa tudo mais confuso. A interface ocupa boa parte da tela para qualquer ação que se deseje tomar. Logo se está apreciando muito mais os ícones do que as artes do jogo. A arte, por outro lado, é muito interessante, tem uma boa estética visual.

Deixando de lado os impedimentos os visuais do jogo são realmente impressionantes. São bem detalhados e amplos de visão, é um jogo com uma excelente estética! Existem poucos jogos da mesma categoria que se encaixam na análise visual de Black Desert.

PROBLEMAS DE INTERFACE

MMOs por natureza terão interfaces complexas. Cheias de ícones, habilidades, skills e possibilidades. Porém, as interfaces fazem o melhor para serem ergonômicas ou, pelo menos, intuitivas. A interface de Black Desert é uma confusão completa. Atalhos estranhos, skills confusas, peças de coleção não diretas, navegar pela interface de Black Desert Online é como olhar para um mapa de antes da internet sem nunca ter visto um. É confuso, estranho e parece estranhamente ultrapassado.

Navegar aqui parece simples mas é um pesadelo.

DESIGN DE QUESTS

Aqui veio o maior problema de um  jogo com tanto potencial mas ao mesmo tempo o aspecto mais importante de qualquer mmo é completamente nada imaginativo. As quests são variações desses três pontos.

  1. Va ali e mate X coisas
  2. Va lá e fale com tal pessoa
  3. Va ali e pegue tantos itens (que geralmente requer matar coisas)

Isso de novo e de novo e de novo. Nada inovador, nada imaginativo, só… entediante.

CONCLUSÃO

Black Desert é um jogo com uma incrível imagem visual, gráficos e um dos melhores editores de personagem que existem por ai… Porém, as quests repetitivas, a continuidade de andar para todo lado. Esquemas de interface confusos e narrativa ainda mais confusa fazem um enorme desserviço ao jogo.

NOTAS
Diversão: 2,2/5
Gráficos e Arte: 4,5/5
Narrativa: 1,5/5
Musica e efeitos: 3/5
Jogabilidade: 2/5
Total: 2,64/5