Análise – Watch Dogs Legion: A força da legião

Um gênero de jogo que, querendo ou não, sempre acaba sendo divertido é o de Sandbox, os de mundo aberto, aquele tipo de jogo em que, ao invés de passarmos por fases, jogamos em uma grande área, onde ocorrem diversas missões e objetivos, que devemos cumprir para seguir o jogo, além de fazer as missões, é a interação que temos com os mapas desses jogos, explorando os locais, conhecendo as cidades, encontrando segredos, e até mesmo observando o nosso impacto nelas, e isso é de fato bem divertido. 

Mas a diversão não está só na exploração, mas também no “como” essa exploração ocorre, fazendo com que cada jogo tenha diferentes abordagens, elementos e mecânicas diferentes, tornando cada vez mais os jogos nesse estilo únicos, e é aqui que chegamos no mais novo jogo desse estilo, Watch Dogs Legion.

Watch Dogs Legion é o terceiro jogo da franquia Watch Dogs, a série de jogos de ação em mundo aberto que lhe dá um poder único e eficaz, o de hackear diversos aparelhos, máquinas e sistemas, para conseguir obter informações, manipular o sistema, a cidade, e muito mais.

Mas aqui em Legion, há também outro elemento muito importante além do de hackear, que sempre foi o principal da série, que é a possibilidade de você ser quem quiser, recrutando vários personagens, para fazer parte de sua legião, que luta para livrar Londres de uma vez por todas.

Pera, mas como assim? Como isso é possível? Como assim livrar Londres?

Essa pergunta, e muitas outras, serão respondidas hoje, na nossa análise de Watch Dogs Legion!

Narrativa/Premissa

Em questão de narrativa, a franquia Watch Dogs sempre procura incorporar elementos de tecnologia, e como essa tecnologia impacta e influência na nossa vida, nos mostrando como ela pode ser bem poderosa, e perigosa se caindo em mãos erradas, e aqui não é diferente, mas claro, vou tentar não dar Spoilers aqui.

Watch Dogs Legion conta a história de uma Londres futurista, que depois de ter sofrido o ataque de uma bomba, que foi aparentemente projetada pelo grupo hacker DedSec, se viu em completo desespero e medo, até que uma organização chamada Albion, assumiu politicamente a cidade, com o intuito de garantir a paz e a segurança de volta a cidade londrina. No entanto, após a sua posse no poder, Albion impôs a cidade a regime completamente restrito autoritário, onde todos devem obedecer a capital, e os que se oporem, serão perseguidos, ou até mortos.

Mas na verdade, ainda há mais que está escondido nessa história, já que, diferente do que aparentava, a responsável pelo bombardeio não foi a DedSec, mas sim o misterioso hacker intitulado Zero-Day, que armou tudo para que a DedSec tenha sido acusada pelo ocorrido.

Agora, em meio a essa situação e ambiente hostil, o grupo deve limpar o seu nome, recrutando novos aliados para se juntarem a sua causa, e salvar a cidade de Londres, não só de seu regime que está assolando a população, mas também de vários outros vilões, que estão se aproveitando da situação, enquanto vão atrás da resposta: “Quem bombardeou Londres?”

Jogabilidade

Aqui, como o nome do jogo indica, você, por mais que esteja ativamente no comando de um personagem, você tem a possibilidade de ser quem você quiser, mas como assim?

Conforme você segue o jogo, é possível você recrutar diversos personagens, tanto conversando com eles, como também em algumas missões paralelas, e ao recrutar o personagem, você tem a opção de assumir o controle dele, e jogar como aquele personagem.

Pode parecer estranho oque eu vou afirmar, mas de fato, tirando alguns personagens chave, todo mundo é recrutável, seja os NPCs que estão passando pela rua, que estão trabalhando ou fazendo alguma atividade, e até mesmo alguns seguranças e guardas que estão trabalhando para as organizações que você está enfrentando, é possível ser quem você quiser.

Essa possibilidade também traz um enorme impacto em questão a como você joga, já que cada personagem que você recruta para a sua causa, tem diversas características, equipamentos, profissões, e aptidões diferentes, que vão sim impactar como você vai e deve progredir durante o jogo.

Mas, além desse grande foco no sistema e na possibilidade de recrutar personagens, o seu foco ainda será progredir na história, e para isso, você terá que cumprir várias missões e objetivos, com a grande ajuda de Sabine Brandt, uma hacker sobrevivente da formação original da DedSec, e Bagley, uma Inteligência Artificial (IA), que é capaz de monitorar pessoas, lugares e comportamentos, e hackear diversos tipos de aparelhos e máquinas, para ajudar em sua missão.

As missões do jogo seguem vários objetivos diferentes, como a de se infiltrar em uma base ou em algum local, perseguir algum personagem, e claro, hackear diversos aparelhos, não só para impedir as organizações que estão usando do seu poder para fazer maldades, como também para instaurar a revolta e rebelião aos cidadãos londrinos, a ponto que eles exijam o fim do regime autoritário.

Além disso, o jogo também lhe fornece várias possibilidades diferentes para cumprir a sua missão, como ter o auxílio de carros para seguir a determinados pontos do mapa, armas de fogo, caso você seja descoberto, a possibilidade de entrar em combate no soco mesmo, e vários aparelhos tecnológicos, como um robô-aranha, e drones, dos mais diversos tamanhos.

Em suma, a jogabilidade de Watch Dogs Legion é bem completa e bem feita, dando sempre um objetivo para o jogador, mais várias ferramentas diferentes para você lidar com esse objetivo da forma que quiser, tornando a jogabilidade bem livre, mas também desafiadora e divertida, e isso realmente é algo muito bom aqui, e merece destaque.

Visual

Agora, um dos destaques do jogo que com certeza é de encher os olhos de qualquer um é o visual e aparência do jogo, ele é simplesmente lindo.

Por mais que a narrativa se passe em uma versão futurista e distópica de onde a história ocorre, que é a cidade de Londres, ela está simplesmente incrível, com vários detalhes e elementos muito bonitos e bem únicos, fazendo uma incrível mistura das características e da cidade real, mas que também apresenta algumas grandes diferenças, que conseguem se encaixar bem, realmente e dão um charme único, principalmente pelos vários toques de tecnologia do jogo.

Além disso, é necessário comentar que, em questão de efeitos e iluminação, o jogo já conta com a tecnologia de Ray Tracing, que deixa a iluminação e reflexão de luz não só bem bonita, como também bem realista, e pode não parecer à primeira vista, mas realmente é um detalhe que quando notado, consegue surpreender.

Outro detalhe da cidade que vale a pena comentar, é que ela aparenta ser bem “orgânica”, ou seja, como se de fato, a cidade fosse viva, com várias pessoas percorrendo as ruas, seja para lazer ou para trabalho.

Por fim, os menus do jogo, a interface, os modelos dos personagens, e vários detalhes do jogo também estão ótimos, culminando em uma boa apresentação e uma boa aparência no total, que não só consegue ser bem agradável, mas que também impressiona.

Trilha sonora/Dublagem

Já sobre a trilha sonora do jogo, ela é boa, tendo em sua composição diversas músicas eletrônicas, com várias batidas quando acontece alguma ação durante o jogo, mas com trilhas que também se encaixam bem quando é necessário se infiltrar por exemplo, ou algumas músicas mais específicas em alguma Cutscene do jogo, e que são muito bem trabalhadas, principalmente devido ao responsável pela composição, Stephen Barton, que realmente trabalha muito bem com esse tipo de música. 

Em questão a dublagem, ela é realmente ótima em ambas as línguas, tanto no Inglês, a linguagem original, como no português, com diversas adaptações e detalhes que fazem ela ser tão boa quanto a original.

Positivos VS Negativos

Agora, vamos falar de alguns elementos e detalhes que podem ser criticados.

Como foi afirmado anteriormente, o sistema de recrutamento, a quantidade, e a variedade de personagens é realmente incrível e surpreendente, todavia, devido a essa parte bem extensa do jogo, não é impossível ver um ou outro personagem parecido, ou com vozes similares, já que, mesmo com uma quantidade enorme de possibilidades, opções, vozes e aparências, os recursos e elementos do jogo não são infinitos. Pelo menos em minha opinião, isso não chega a ser um problema tão grande, principalmente porque (pelo menos na minha experiência com o jogo), isso ocorreu bem raramente, mas ainda sim, tenha em mente que isso é sim algo que pode vir a ocorrer.

Bom, sem dar muitos Spoilers, um detalhe que acredito eu foi muito criticado é em questão a sua história, não pelos temas, pela abordagem, ou pelos personagens, mas sim pelo fato da narrativa ser considerada por muitos bem previsível, principalmente pelo meio ao final do jogo, logo, se isso for um incômodo para você, ou se você esperava algo a mais, principalmente pela temática e pelos temas abordados, infelizmente a jornada pode desagradar em alguns pontos.

Por fim, um detalhe que também pode incomodar, principalmente os jogadores de longa data da série Watch Dogs, é que, mesmo com o sistema de recrutamento e algumas outras leves novidades, a jogabilidade de Watch Dogs Legion é similar aos seus antecessores, principalmente o título anterior, Watch Dogs 2. De fato, não há uma diferença tão brusca assim na sua jogabilidade em comparação com o anterior, isso é fato, contudo, eu acredito que as mudanças e novidades que ele trouxe, não só são bem únicas, como muito bem vindas, e para mim, essas novidades de certa forma compensam essa similaridade, mas isso é somente na minha opinião, e eu realmente entendo se você não concordar com ela.

Outros Destaques

Além de recrutar quem você quiser, é possível também customizar os personagens que você recruta, com diversas roupas e acessórios diferente, como casacos, máscaras, e etc.

O jogo futuramente irá contar com um modo Multiplayer Online, além de outras DLCs e expansões.

Conclusão

Watch Dogs Legion realmente me surpreendeu, tanto em possibilidade, como em conteúdo disponível e customizável.

O jogo é bem divertido, e com uma história, que, mesmo sendo previsível em alguns pontos, consegue sim ser bem interessante e envolvente.

O trabalho sonoro, tanto em dublagem como em música são bem feitos e se encaixam muito bem na ambientação do jogo, e o visual realmente é bonito.

Se você não conhecia, ou nunca jogou um jogo da franquia Watch Dogs, eu recomendo Watch Dogs Legion, caso você goste ou de jogos nesse estilo, ou se você gosta do tema, e caso você tenha  jogado os jogos anteriores, eu também recomendo, ele pode ter sim elementos similares aos outros jogos da série, mas ele ainda é bem completo e bem divertido.

Watch Dogs Legion está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, Google Stadia e PC.

Nota

Gráficos: 4/5

Jogabilidade: 4/5

Diversão: 4/5

Som: 4/5

Narrativa:  3,5/5

Geral: 3,9/5