Em 2019 The Claypool Lennon Delirium lançou o seu segundo álbum, que possui somente nove faixas, mas que por outro lado, a duração das músicas é maior do que o convencional, com uma média de quase cinco minutos cada uma.
O álbum como um todo parece uma continuação do primeiro, pois segue fazendo o uso do mesmo estilo psicodélico de vozes sobrepostas em quase todos os vocais de Sean Lennon, algo também iniciado pelos Beatles desde Revolver. Porém alguns solos flertam um pouco com um rock mais pesado, e é interessante notar que a maioria das músicas estão falando sobre histórias reais de pessoas que tiveram ou alegavam ter algum envolvimento com o sobrenatural e o oculto.
AS FAIXAS DO ÁLBUM
Blood and Rockets: Movement I, Saga of Jack Parsons – Movement II, Too The Moon mostra o quanto Sean herdou o talento do pai para contar histórias através da música, como em Norwegian Wood e Strawberry Fields Forever, sendo uma de escrita literal e a outra alegórica. Uma curiosidade interessante é que todas as músicas são creditadas como sendo de Claypool e Lennon, assim como a tão conhecida dupla Lennon-McCartney. Blood and Rockets conta a história de Jack Parsons, um ocultista discípulo de Aleister Crowley e engenheiro de foguetes da NASA.
Em South of Reality temos a voz de Claypool e de Lennon sobrepostas nos vocais, seguida de uma guitarra e bateria bem viciantes. A letra fala sobre pessoas que se reuniram para observar o espaço/eventos astronômicos. Há também referência ao gato de Cheshire, de Alice no País das Maravilhas e a personagem LaFawnduh, do filme “Napoleon Dynamite,” de 2004.
Boriska conta a história real de um garoto russo chamado Boriska, que em 2007 era considerado uma criança genial, e alegava ter vindo de Marte para salvar o planeta Terra de uma catástrofe – entre outras coisas semelhantes.
Amethyst Realm é com certeza o rock mais pesado do álbum. Nela, é contada a história de Amethyst Realm, uma inglesa que alega ter tido relações sexuais com pelo menos vinte fantasmas. Sim, isso mesmo que você leu.
Cricket Chronicles Revisited: Part I, Ask Your Doctor – Part II, Psyde Effects, tem uma leve inspiração no estilo psicodélico indiano. A letra fala, com muito bom humor e sarcasmo, sobre os efeitos colaterais graves de um remédio psiquiátrico. A música é dividida em duas partes; a primeira é tocada e cantada, onde é falado sobre os efeitos colaterais, e o refrão repete: “pergunte ao seu médico.” Na segunda parte temos praticamente apenas um solo psicodélico, como se a mente do paciente já estivesse totalmente perdida.
Por fim, Like Fleas é a música mais pop e experimental do álbum, tendo alguns sons aleatórios ao fundo que se misturam aos vocais de Sean, que vão desde risadas até sons de circo que se parecem com buzinas de palhaços. A letra fala sobre a insignificância do ser humano em relação ao planeta Terra, e como catástrofes ambientais seriam capazes de nos sacudir “como pulgas nas costas de um cachorro,” como já sugere o título.
Já ouviu The Claypool Delirium? Gostou de alguma dessas músicas? Conta para gente e até a próxima!