A Órfã 2: Origem, a mini psicopata em formação

orfa2_a_origem

Este prelúdio do blockbuster de 2009, conta o início de Leena no Instituto Saarne na Estônia e de que forma ela consegue chegar nos EUA como Esther. Havia uma certa apreensão sobre como a atriz Isabelle Fuhrman, 11 anos depois, conseguiria se caracterizar na mesma personagem. Porém o trabalho direção de arte foi feito com sucesso, com direito a cenas fechadas no rosto da atriz. 

Sua maior motivação é a paixão

A mini psicopata em formação ainda comete alguns erros e impulsos passionais que lhe trazem desafios em seu desenvolvimento. Aliás, fica claro que sua maior motivação é a paixão. Interessante que esse filme também conta a origem do estilo de arte de Leena/Esther. Arte que transparece sua psicopatia, onde nem tudo é o que parece.

Empatia com uma psicopata

A Órfã 2 também me levou a ter uma certa empatia com Leena, pois mesmo que ela aproveite de sua condição genética para dar golpes em famílias fragilizadas, essa é sua sina. Saber que as pessoas sempre te olham como uma aberração ou que você jamais despertaria o sentimento de paixão e desejo, a deixou psicologicamente doente. É evidente o quanto seu corpo incomoda e sufoca seus desejos mais íntimos. Não possuo a mesma condição genética que essa personagem, porém não aparento (nem de perto) a idade que tenho. Às vezes, me pegava pensando se a pessoa realmente me desejava como mulher ou seria uma pessoa com tendências pedófilas. Esse pensamento foi engatilhado pela cena de fuga de Leena do Instituto Saarne e pelas cenas mais passionais do filme.

Outro destaque deste prelúdio é a atriz Julia Stiles (A profecia e franquia Bourne) no papel de Tricia Albright. Sua atuação majestosa transforma o plot twist ainda mais interessante e surpreendente, além de ser responsável pela fluidez do roteiro. 

Apesar do capricho da direção nas cenas de suspense, a cena de fogo e mortes deixaram a desejar nos efeitos visuais. As cenas no telhado também foram bem broxantes comparado ao desenvolvimento da história no restante do filme. A Orfã 2: Origem estreou dia 15 de setembro nos cinemas.