É difícil falar de Martha Washington de uma forma que realmente os leitores sintam a intensidade e a força dessa personagem. Mulher, negra e pobre, criada pela mãe num mundo tomado pela corrupção, a protagonista da obra enfrenta e testemunha todo tipo de injustiças desde que nasceu, até ter uma chance de combatê-las. Essa sua luta a levará para as linhas de frente da Guerra da Amazônia, da Segunda Guerra Civil Americana e depois, para a desolação do espaço sideral.
O ano era 1991, e dois grandes nomes dos quadrinhos internacionais, Frank Miller (300 de Esparta, Cavaleiro das Trevas, Big Guy and Rusty The Boy Robbit e Sin City) e Dave Gibbons (Watchmen e Kingsman), juntaram seus dons de roteiro e ilustrações, respectivamente, para criar uma das obras mais arrasadoras e atemporais da ficção.
A obra, lançada em volumes separados por 30 anos, será lançada pela Editora Devir ainda em Março de 2021, e vai trazer a saga completa da heroína com os títulos: Give Me Liberty (Liberdade) e Martha Washington Goes to War (Martha Washington Vai à Guerra), publicadas anteriormente no Brasil, no formato de minissérie, pela Editora Globo, e ainda as histórias inéditas de Happy Birthday Martha Washington (Feliz Aniversário Martha Washington), Martha Washington Stranded in Space(Martha Washington Perdida no Espaço), Dark Horse Action Figure Comics #2, Martha Washington Saves the World (Martha Washington Salva o Mundo) e Martha Washington Dies (A Morte de Martha Washington).
A cada título, Martha Washington nos mostra problemáticas sociais, políticas e pessoais que são atuais, fazendo com que nós, leitores, nos identifiquemos a fundo com a história. Carol Pimentel, editora da edição, foi muito feliz em seu texto introdutório da obra, onde faz as indagações: “Quantas vezes temos a sensação de estarmos “perdidos” na vastidão do Universo ou de sermos “pequenos demais para suportar tanta dor” em meio a todas as atribulações da vida? Quantas vezes por dia você se pega pensando sobre suas dificuldades, lutas e conquistas diárias? Serei ousada e tentarei responder com um “quase todos os dias”, certo? Pois imagine-se no lugar da nossa personagem, uma mulher, negra, que nasce em condições difíceis e precisa literalmente lutar para poder viver! Isso parece difícil, não? Cansativo e até mesmo incômodo de se pensar… mas essa é a realidade que milhares de mulheres enfrentam todos os dias! E, apesar de ser uma história fictícia, A Saga Completa de Martha Washington, apresenta valores mais que reais para criar uma personagem forte e sagaz, que é inserida em um ambiente futurista, cheio de possibilidades autênticas e outras tantas, fantásticas […]”
Por fim, ao finalizar a obra não sei dizer o que pesa mais dentro desse enredo, se é o que, agora, Martha representa para mim (uma profunda admiração pela personagem), ou se a grande trama envolvente que o roteirista e o ilustrador renomados nos proporcionam. O compilado da obra (pela Editora Devir), será lançado no Brasil em um volume único com a obra completa, 608 páginas de material especial e muita qualidade, à altura de uma obra que, entre muitos pilares, é sobre resistência e força feminina.
“Todo nosso universo é só um grão de poeira ao sabor dos ventos. E é uma ventania danada.” Martha Washington.