A premiação que acontece anualmente e elege as melhores séries de TV, minisséries, programas de entrevista, humor, filmes para TV e de plataformas de streaming do ano, a sua 71ª edição aconteceu no último domingo dia 22 e vim aqui comentar os destaques da premiação.
Hbo já vem há vários anos sendo a papa títulos do emmy, com grandes investimentos em suas produções como Game Of Thrones, Westworld, Big Little Lies, ela pouco dá espaço para vitória de suas concorrentes. Mas com a crescente dos serviços de streaming, a emissora começa a ver que sua hegemonia está prestes a acabar.
A efeito de comparação, ano passado a Hbo teve 108 indicações contra 112 da Netflix, às duas empataram com 23 prêmios para cada, essa foi a primeira vez em 20 anos que a emissora não foi a mais indicada da premiação, muito em razão de Game Of Thrones que não foi exibida ano passado.
Neste ano com a expectativa de um final triunfal de Game Of Thrones era esperado que a Hbo voltasse ao topo como a mais premiada, e aconteceu, com 34 estatuetas ela se manteve no topo como a casa das melhores produções para a tv, seguida de perto pela Netflix com 27 prêmios e pela Amazon Prime Vídeo com 15, essa que mais que dobrou no número de indicações em relação ao ano anterior, de 22 para 47 em 2019.
Então sem mais delongas, vamos às séries mais premiadas deste ano.
Game Of Thrones – 12 Emmys
Apesar de as bastantes críticas do público e dos críticos quanto a última temporada do sucesso Game Of Thrones, a série da Hbo continuou sendo umas das principais vencedoras em mais um ano que concorre, esse que é seu último.
Apesar das 12 vitórias, a maioria ficou em categorias técnicas como melhor edição de série e de som, melhores figurinos e maquiagens, entre outras categorias técnicas. Nas categorias principais GOT levou apenas 2 prêmios, evidenciando a queda na qualidade da história, o de melhor série e de melhor ator coadjuvante com Peter Dinklage que interpreta Tyrion Lannister na série.
A meu ver a vitória de GOT foi bastante em questão de ser o último ano da série, a maior vencedora nos últimos anos da premiação com 59 Emmys, não poderia sair de mãos vazias em seu último ano.
A série concorria a melhor drama com Better Call Saul, Segurança em Jogo, Killing Eve, Pose, Succession, This Is Us e Ozark, esse último que para mim, merecia ser a vencedora.
Fleabag – 6 Emmys
Principal vencedora do Emmy 2019, Fleabag levou quatro Emmys nas categorias principais: melhor série de comédia, melhor direção em série de comédia, melhor roteiro em série de comédia e melhor atriz em série de comédia e 2 nas categorias técnicas.
Vencer a categoria de melhor comédia é um tarefa difícil quando se concorre com séries de peso como Veep, Mrs. Maisel, Barry e a novata surpresa da netflix Boneca Russa.
Todos os méritos da qualidade de Fleabag vai para criadora, atriz e roteirista, Phoebe Waller-Bridge. Um novo talenta da indústria que em sua primeira grande oportunidade já mostrou todo o seu potencial, ela que está escrevendo o próximo filme de 007 e já fechou um acordo milionário para produzir séries para a amazon.
Sua série é original, inteligente, real. Ela acompanha a vida de fleabag, uma mulher que está passando pela crise dos 30 anos a procura de um amor.
A quebra da quarta parede acontece em momentos que não se espera, a protagonista olha diretamente para o espectador, revelando segredos e pensamentos obscuros, e nessa hora a série mostra todo o seu potencial e o porquê dela ser uma das melhores do ano.
Fleabag está disponível no Amazon Prime Video.
Chernobyl – 10 Emmys
Vencedora das categorias principais com melhor Direção de série limitada e Roteiro de série limitada, além de 8 prêmios nas categorias técnicas chernobyl mostra que a hbo continua renovando seu catálogo de produções ano após ano.
A série retrata os danos catastróficos que a Usina Nuclear de Chernobyl causou quando um reator explodiu, liberando assim a radiação mortal.
A série da Hbo se destaca pelo realismo das cenas, se voce pegar videos da epoca do desastre e comparar com as cenas da série, elas são muito semelhantes. Isso deve-se ao trabalha do diretor Johan Renck que estudou minuciosamente todos os acontecimentos envolvendo o maior acidente nuclear da história. Se você gosta de história com certeza vai adorar chernobyl pelo nível de riqueza histórica, mas aqui vai um aviso, você vai se emocionar em momentos que não espera, como na morte de um cachorro.
Chernobyl está disponível no serviço Hbo Go.
The Marvelous Mrs. Maisel – 10 Emmys
Principal ganhadora das categorias principais de comédia ano passado, teve de se contentar com apenas 2 emmys principais este ano, o de atriz coadjuvante em série cômica para Alex Borstein e o de Ator coadjuvante em série cômica com Tony Shalhoub, os restantes dos prêmios da série foi para categorias técnicas como melhor supervisão musical.
A obra retrata Midge Maisel uma dona de casa nova-iorquina que vê sua vida virada de cabeça para baixo quando seu marido a troca pela secretária.
Em busca de dar a volta por cima, Maisel segue uma carreira que jamais imaginou trilhar a de fazer Stand Up comedy, isso nos anos 50 onde o machismo era predominante.
The Marvelous Mrs. Maisel está disponível no amazon prime video.
Ozark – 2 Emmys
A série da Netflix faturou os prêmios de Melhor Direção em Série de Drama e o de Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama, que ficou com a atriz Julia Garner que interpreta Ruth Langmore.
A história mostra a vida de Marty Byrde, que quase é morto por um traficante de drogas e se envolve em um esquema de lavagem de dinheiro, para salvar a si e sua família.
A segunda temporada da série trouxe um aumento de qualidade tanto do roteiro quanto da produção, o drama de marty em salvar sua família dos traficantes é tão intensa que faz o telespectador ficar sem ar em alguns momentos da obra. Indicada a melhor série de drama, Ozark perdeu para Game Of Thrones, mas para mim ela era quem merecia.
Ozark está disponível na Netflix.
Olhos que Condenam – 2 Emmys
A Minissérie da Netflix baseada em fatos reais faturou os prêmios de Melhor Ator em Minissérie para Jharrel Jerome e Melhor Elenco de Minissérie.
A obra relata 4 jovens negros que são presos injustamente por um crime que não cometeram. Apesar de obras de investigação e julgamentos já estarem saturadas, a minissérie da netflix aborda esse gênero de uma perspectiva diferente, a justiça é cega para uma cor, mas os olhos condenam para outra.
Além da questão racial ser a principal discussão em torno da obra, a política também aparece forte, relembrando a época em que a pena de morte era fortemente debatida e apoiada por pessoas importantes do país.
Se você gosta de dramas, Olhos que Condenam vai te emocionar e fazer refletir como a falta de preparo do sistema judiciário, que pode levar pessoas inocentes a serem condenadas.
Olhos que Condenam está disponível na Netflix.