Hoje, a equipe responsável pela PlayStation Indies fez uma publicação no blog da Sony Interactive Entertainment, na qual dá detalhes de como os desenvolvedores independentes podem se tornar parceiros da PlayStation. A empresa acredita que os novos estúdios Indies são vitais para o crescimento da plataforma e da indústria de games.
Confira abaixo os requisitos necessários para solicitar a parceria:
Começando
O primeiro passo para se tornar parceiro da PlayStation é indo para o site partners.playstion.net e efetuar seu registro. Além das informações básicas sobre o estúdio, um dos itens mais importantes e que deixam a PlayStation a par do que é o seu projeto é o item Plano de Projeto (Project Plan). Não precisa detalhar ao máximo, mas o necessário são as informações chave, como descrição do estilo, uma data para lançamento, planos de plataforma e, essencialmente, informações chave para ajudar no processo de review do game.
Uma vez que o registro de parceria foi efetuado e aprovado, além de assinar os termos de Desenvolvedor e Editor Global (Global Developer and Publisher Agreement – GDPA), você terá acesso às ferramentas de processo interno. Essas ferramentas proporcionarão o aprendizado mais detalhado sobre desenvolvimento e publicação na plataforma PlayStation.
Parceiros Indie na PlayStation
Algumas vezes, os desenvolvedores Indie precisam de um pouco de ajuda extra com o lançamento de seus jogos, e talvez hajam oportunidades disponíveis para ajustar seu game para a consideração de participação. Aqui estão alguns itens os quais se deve investir para a apresentação:
– Providencie uma descrição geral sobre seu game. A PlayStation quer saber o que faz seu jogo único e compatível com a empresa.
– Há sempre um time por trás do jogo. Fale um pouco sobre a sua equipe, quem são e seu caminho até aqui.
– Prepare fotos, vídeos, e qualquer coisa interativa que você pode compartilhar com a PlayStation, qual dê a eles uma melhor ideia do que você está desenvolvendo.
É Bom ter uma arte conceitual, pontos artísticos na mecânica, música, ou qualquer coisa que mostre o tom do jogo. É Melhor ter um vídeo da gameplay, mostrar a mecânica de movimento ou filmagem B-roll. Gifs também funcionam bem em slides. É Melhor Ainda um protótipo ou arquitetura. Compartilhar o protótipo é o mais rápido e fácil modo para que entendam sua visão. Parece ser terrível ter que mostrar os primeiros resultados do projeto, mas não se preocupe, a PlayStation está acostumada com isso e vai te ajudar.
Detalhes adicionais que podem ajudar:
- Quais são as plataformas alvo, além da PlayStation?
- Qual seu plano de Marketing? Você está fazendo seu Marketing sozinho? Ou estará com suporte externo?
- Providencie uma descrição detalhada do seu projeto, cronograma e custos.
- Qual o seu modelo de negócio? (Premium, Premium + DLC, F2P, GaaS, etc)
- Quais são os países alvo, lojas, e idiomas que seu game suporta?
- Mais importante, uma questão que a PlayStation quer saber: é necessário algum apoio ou suporte específico?
Não desanime se não der certo de primeira, lembre-se de que está tudo bem.