Os jogos RPGs da franquia principal de Pokémon são lançados em duas versões, mas não é incomum que um terceiro jogo seja lançado, uma versão mais completa da região com um novo lendário. A região de Unova também recebeu uma continuação, mas muito diferente de tudo feito anteriormente na franquia até então, Pokémon Black 2 e Pokémon White 2 quebram o padrão de “jogo intermediário da geração”.
Pokémon Black 2 e White 2 são dois jogos que integram a quntia geração dePokémon. Desenvolvida pela Game Freak, publicada pela The Pokémon Company, com distribuição pela Nintendo, o jogo foi lançado para Nintendo DS, sendo compativel com as versões posteriores do console (3DS, 2DS, NEW 3DS), sendo a continuação de Pokémon Black e White, os dois jogos foram lançados em 23 de junho de 2012 no Japão, 7 de outubro de 2012 nos Estados Unidos e 12 de outubro de 2012 na Europa.
Mais do mesmo, só que melhor
Se você já jogou qualquer RPG da franquia principal de Pokémon, já conhece o roteiro: derrote os caras maus, batalhe em ginásios, se torne o campeão.
Então, deve estar se perguntando o que muda nesse jogo para torná-lo diferente dos tradicionais “terceiros jogos” da região, mas antes disso vamos falar sobre o que pkmBW2 compartilha com esses jogos. Assim como em Pkm emerald ou Platinum, há melhorias nas mecânicas e a introdução de novidades que agregam na gameplay, nesse jogo somos apresentados ao sistema de medalhas por diversas side quests, ou as Grottoes, área onde é possível pegar Pokémon mais raros, assim como itens mais difíceis de se encontrar. Também temos o pokestar studios, que lhe permite fazer vídeos bem fofos e se entrosar com seu time.
Agora o que distingue BW2? Bom, é a execução bem mais aprimorada. Se Pokémon Platinum consertou várias questões irritantes de Diamond/Pearl, Pokémon BW2 consegue servir uma experiência nova. Se no terceiro jogo de uma região você paga o valor inteiro de um jogo para uma pequena expansão da sua experiência, aqui você recebe um jogo completamente novo, sim é a mesma região, mas uma nova história se desenrola, com base nas consequências dos jogos Black/White.
O futuro a Arceus pertence
Um novo enredo, novas áreas e novos personagens vão lhe dar uma nova experiência na região, enquanto o retorno de personagem de B/W te ajudarão a compreender a passagem de tempo, e o que os eventos de B/W desencadearam em toda a região, e como isso guiará sua gameplay.
Maior e melhor
As áreas mais aprimoradas são os ginásios, não sei vocês mas eu sempre pensei que os ginásios deveriam ter uma grande magnitude, algo que imponha respeito, e te faça tremer pensando no desafio que virá a seguir. Não necessariamente um espetáculo como em Galar, porque essa temática não serviria para líderes como o Koga, de Kanto, mas algo que impusesse respeito, e acho que aqui os ginásios representam bem isso. Todos estão melhorados, mas o ginásio de Elesa, em Nimbasa está um espetáculo. Assim como a própria Elesa.
O fim de uma era
Esses foram os últimos jogos de franquia principal de PKM a serem lançados para o nintendo DS, pois a região seguinte foi Kalos, inaugurando a era Pokémon 3DS. Como o último jogo a ser lançado, a evolução gráfica fica clara, pokemon B/W2 se mostra bem superior aos antecessores, principalmente quando comparados a Diamond/Pearl, que inauguraram a era DS. Os sprites tem cores vivar e belas movimentações, os Pokémon não são estáticos em batalha, as transições são fluidas, a mecânica de passagem de estações funciona de forma muito bonita. A trilha sonora é boa, são as músicas de B/W remasterizadas (Uma curiosidade:Você sabia que a música “furret walk” ou “caminar” surgiu em PKM BW? É a música de Accumula town, que nesse jogo aparece remasterizada e ainda melhor).
O veredito
Os anos passam e certas coisas não mudam, como meu carinho por Unova. Uma região controversa, muito odiada no lançamento principalmente pela sua pokedex completamente nova, felizmente, com o passar dos anos caiu no gosto de muitos. E em Pokémon Black2 e Pokémon white2, Unova aparece em sua melhor forma. Longe de ser um jogo perfeito, mas muito perto de ser um dos melhores jogos de pokémon. Um deleite para revisitar, e uma experiência bem divertida para aqueles que acabam de chegar em Unova.