As novas mecânicas apresentadas em Renascer de Zendikar podem destravar um jogo, decidir uma partida e até mudar toda a estratégia do adversário. São elas:
• Aterragem – caso um terreno entre no jogo, todas as habilidades são desencadeadas para o jogador que ativou o card e ele poderá utilizar qualquer vantagem oferecida, na ordem que preferir, não importando como o terreno foi colocado na partida.
• Card Dupla Face Modal – assim como outros cards dupla face, os modais têm uma imagem em cada lado, mas este não se transforma. Quando o jogador coloca esta carta em jogo, ele escolhe qual face irá jogar. Enquanto um card dupla face modal estiver na mão, cemitério ou exílio, o usuário terá as características apenas do lado de cima.
• Grupo – a nova mecânica destaca tipos específicos de criatura: Clérigo, Ladino, Guerreiro e Mago. Já as habilidades levam em conta a quantidade de criaturas presentes em seu grupo, podendo variar de 0 a 4. Alguns cards podem oferecer bônus, caso o jogador tenha um grupo completo.
• Reforçar – de volta ao MTG, essa mecânica é um custo opcional que aparece em todos os tipos de cards. O usuário que gasta mais, recebe mais. Além de criaturas, as mágicas e os feitiços também podem se valer de Reforçar.