Bom dia, boa tarde e boa noite! Há um pouco mais de uma semana foi ao ar o último episódio de Shaman King. E todo mundo sabe que esse remake, se comparado ao anime de 2001, foi mais fiel ao mangá. Mas dito isso, será que, ainda assim, vale a pena ler a obra original? Fiquem aí para descobrir!
Sinopse
Antes de entrar em detalhes, vamos conhecer/relembrar a sinopse? De autoria de Takei Hiroyuki, o mangá aborda a mitologia por trás dos xamãs: pessoas capazes de canalizar espíritos e, assim, usufruir de seus poderes. E a partir dessa ideia que acompanhamos a história de Asakura Yoh, um jovem tranquilo que treina para desenvolver suas habilidades. Tudo com o objetivo de ganhar o grande torneio que o permitirá se tornar o Rei Xamã. Porém sua jornada não será fácil, tendo que enfrentar adversários surpreendentes, ao mesmo tempo que aprende mais sobre o passado…
Vale a pena ler Shaman King?
Como dito anteriormente, a obra recebeu duas adaptações em anime: a primeira foi em 2001, que acabou por se afastar completamente do mangá na sua segunda parte, inclusive com um final também diferente. Já o segundo anime, que começou em 2021, adapta os quadrinhos de maneira bem fiel, com muitos diálogos e painéis trazidos sem alterações. Mesmo assim, há sim algumas pequenas diferenças: para que todo o enredo coubesse em 52 episódios, foram realizados cortes de cenas consideradas sem impacto para a trama.
Minha opinião? Realmente o remake não peca em animar o que realmente importa para se entender a história. Mas com toda a certeza vale a pena dar uma olhada no mangá, para aproveitar com mais calma todos os detalhes bacanas que Shaman King traz! Para os interessados, é possível comprar o mangá em português no site da JBC, que trouxe novas reimpressões lindíssimas, contendo 3 volumes em 1! E lembrando que o anime está disponível no catálogo da Netflix!
Fico por aqui, mas deixem nos comentários suas opiniões sobre Shaman King. Até a próxima!