Um clássico chamado Yu Yu Hakusho

Yu Yu Hakusho

Bom dia, boa tarde e boa noite! Hoje falaremos de um mangá das antigas! Conhecem um clássico da TV brasileira chamado  Yu Yu Hakusho? Não? Então vamos lá!

Yu Yu Hakusho

Sinopse de Yu Yu Hakusho

De autoria de Togashi Yoshihiro (o mesmo mangaká de Hunter x Hunter), Yu Yu Hakusho nos apresenta Urameshi Yusuke, um jovem típico delinquente que, em um ímpeto, salva a vida de uma criança. Acontece que nem o mundo espiritual esperava essa boa ação vinda dele e, portanto, resolvem dar ao adolescente a chance de retornar a vida!

Yusuke

Opinião pessoal 

Antes de entrar em detalhes não podemos deixar de lado o fato do anime de Yu Yu Hakusho ser considerado um clássico muito amado pelos brasileiros da década de 90, sobretudo pela dublagem tão espontânea e abrasileirada. E, apesar de todos os méritos da animação, há também que se elogiar alguns pontos diferentes no mangá.

Semelhanças entre anime e mangá

Vamos começar pelos pontos em comum entre mangá e anime. Em primeiro lugar, podemos destacar a quebra de expectativa que ocorre logo no início com a morte de Yusuke. Apesar do seu retorno mais para frente, é algo que se diferencia um pouco em relação a outros shounens.

Em segundo lugar, não podemos esquecer dos personagens apresentados ao longo da narrativa. Desde os personagens principais até os secundários, Togashi conseguiu criar indivíduos bem carismáticos e interessantes, com interações ora divertidas, ora impactantes. E por fim, o que dizer da narrativa? A obra desenvolve a estória em um bom ritmo, com toques bem utilizados de ação, comédia e até mesmo romance (mesmo que de maneira bem sutil).

O único porém de Yu Yu Hakusho é a falta de um maior aprofundamento nos outros mundos apresentados. Isso não estraga em nada narrativa, mas é algo que certamente teria sido bem vindo!

Mangá

Particularidades do mangá

Agora vamos às diferenças. A animação não adaptou o primeiro arco de Yu Yu Hakusho, que narra as aventuras de Yusuke enquanto espírito. Apesar de curto e sem muita ação, essa parte inicial traz estórias bem bonitinhas e gostosas de ler.

Outro ponto não adaptado foi o fato do protagonista fumar, o que garante um ar mais delinquente se comparado ao anime. Por último, temos também diferenças nos finais das duas mídias, sendo que o arco final do mangá (interessantíssimo, diga-se de passagem) foi adaptado para um OVA apenas anos depois.

Yu Yu Hakusho

Situação de Yu Yu Hakusho

O mangá, bem como o anime, se encontram finalizados há anos. Infelizmente nenhum serviço de streaming possui o anime, mas a esperança é a última que morre! Para os interessados pela animação, sugiro buscarem pela versão dublada, que realmente vale a pena! E para os interessados pelo mangá? A boa notícia é que os volumes podem ser encontrados na Amazon, Shopee e em outros pontos de venda recomendados pela editora JBC.

 

E vocês, já conheciam essa obra? Me contem o que acham dele! Até semana que vem!