A demonstração da mudança da fase infantil para a adolescência é presente em muitas obras. Autores criam diversos elementos para demonstrar essa transição. Essa proposta cativante é então demonstrada no mangá The God’s Lie. Nessa história, acompanhamos dois personagens que estão vivendo esse momento, compartilhando juntos alguns abalos de sua infância.
The God’s Lie, ou seu título em japonês Kamisama ga Uso wo Tsuku é um mangá seinen escrito e ilustrado por Kaori Ozaki, serializado seus capítulos em apenas um único volume. No Brasil, o volume chegou a ser lançado pela editora Panini no ano de 2016.
O mangá então segue a história de Natsuru Nanao, aluno da 6º série que mora sozinho com sua mãe. Ele acaba fazendo uma amizade improvável com Rio Suzumura e passa alguns dias do verão com ela e seu irmão mais novo em uma casa precária. A história consegue ser bem singela, onde acompanhamos alguns dias de verão dos personagens que possuem algumas semelhanças.
Análise do enredo de “The God’s Lie”
Começamos The God’s Lie com a apresentação dos dois personagens. Natsuru e Suzumura estudam juntos na mesma escola. Natsuru é bem querido pelos alunos de sua sala, mesmo sendo evitado pelas meninas após ter recusado uma das mais populares da turma. O garoto também é ótimo em jogar futebol e sonha um dia ser jogador profissional. Já Suzumura, é a garota quieta, não possui amigos e as crianças parecem não saber nada sobre ela.
Então começamos a observar os primeiros conflitos da história, os problemas comuns de uma criança. Natsuru começa a treinar com um novo treinador mas ele acaba não gostando da didática do professor. Aqui, também descobrimos que o pai de Natsuru faleceu devido a um câncer. Já Suzumura, excluída pela sua turma, recebe comentários negativos, onde o resto das crianças zombam de sua altura.
O destino acaba juntando os dois. Após alguns encontros juntos, Natsuru acaba evitando de ir em um treinamento de futebol de 3 dias com a escola e fica na casa de Suzumura que lá, está apenas ela e o irmão. Somos então apresentados a um momento slice of life do mangá. Ou seja, acompanhamos esses dias de verão de Natsuru, Suzumura e do irmão mais novo da garota, Yuuta. Assim, de certa forma, temos uma certa aproximação dos três personagens por meio dessa rotina.
Ao mesmo tempo, quando temos essa aproximação, também é causado certa instigação para o leitor. Queremos saber mais sobre a história de Suzumura. Ela e o irmão, em certo momento, até comentam sobre a vinda do pai no dia do festival. O mesmo não aparece. Ela também comenta sobre seu avô em certo momento, mais um mistério apresentado durante a história.
Aqui, então, temos o ponto alto da história. Descobrimos como o avô de Suzumura faleceu. Isso choca Natsuru quando descobre, fazendo ele fugir da casa da garota. Então temos até o final do verão, Natsuru tentando entender o que ele viu e o que ele iria fazer com aquela informação.
Então, o interessante são os dois aspectos mostrados pela autora, sobre como é mostrado as motivações de ambos personagens em relação aos pais e ao luto. Primeiro, sobre Natsuru, quando o pai estava no hospital, ele fala para o filho que se ele for um bom garoto, o pai irá melhorar. Isso acaba não acontecendo, sendo então “A Mentira de Deus”, que dá o nome ao mangá. Mesmo assim, isso acaba instigando Natsuru a ser um garoto melhor.
Já Suzumura, seu pai conta para os dois filhos que iria para o Alasca pescar caranguejos e que ele voltaria no dia do festival. Ele deixa as crianças com o avô que acaba falecendo após cair da escada da casa. Então, mesmo que esse momento seja até absurdo, de uma criança enterrar o avô no quintal, acabamos entendendo o porquê dessa decisão. Suzumura tem a esperança que o pai volte para casa, tendo também medo de causar problemas para o mesmo. No entanto, a morte não é tão simples, como enterrar o tesouro no quintal como Natsuru fez antes de descobrir o esqueleto do avô da garota.
No fim, descobrimos que o pai da garota, na verdade, apenas abandonou as duas crianças. Suzumura, que parecia a mais realista das três crianças, acabou aceitando o conto de que um dia o pai voltaria para casa.
Portanto, esse elemento do luto das duas crianças, ligadas com outras motivações, só mostra como Suzumura e Natsuru lidam com essa fase da transição, da vida infantil para a adolescência. Assim, no fim do mangá, é mostrado o que os dois estariam fazendo depois do passar dos anos. Agora adolescentes, mostrando que, mesmo longe, ainda mantiveram tal ligação, e que ambos puderam superar os problemas da infância.
The God’s Lie é um mangá que consegue cumprir a proposta do slice of life de uma forma bem realista, enquanto demonstra de uma forma certeira a construção de seus personagens que tiveram uma grande ligação durante um verão entre os dois. Mas, a mensagem principal da história, com certeza é que a vida precisa continuar.