Sendo o primeiro mangá nacional lançada pela Editora JBC, pelo selo Start!, The Flower Pot é um quadrinho BL (Boys Love), de volume único, de autoria de Amanda Freitas. A obra conta com uma história adorável, além também de materiais extras, com um inédito depoimento da autora.
A história dos personagens Pio e Hadrian, antes concebida em formato de webcomic, agora foi lançada em formato digital e em edição impressa totalmente colorida. O selo Start, criado em 2019 pela JBC, é um serviço para os artistas que “desejam otimizar a publicação de seus trabalhos, usando alguns serviços que uma editora pode fornecer” (2019). A distribuição do conteúdo também se destaca, onde a JBC busca diversificar a oferta de conteúdo digital nas principais lojas de e-books, como Kindle e Google Play.
O enredo e design da obra
A história de The Flower Pot foca no protagonista Pio, um jovem tímido que trabalha em um restaurante em uma pequena cidade. Ele acaba aos poucos se aproximando de Hadrian, garoto que se mudou recentemente para a pequena cidade para cuidar da floricultura de sua avó, a “The Flower Pot”. Assim, ambos vão ter que vencer a timidez e inseguranças em seus novos trabalhos, ao mesmo tempo que os dois buscam se divertir juntos pela cidade.
Com delicadeza, Amanda demonstra situações cotidianas bem comuns na vida dos dois garotos, desde eles tomando sorvete juntos perto da praia ou indo viajar para uma fazenda. Portanto, esses momentos cotidianos acabam fortalecendo a relação dos dois. Esses momentos também conseguem fazer nós, leitores, se aproximar mais dos dois personagens e do relacionamento de ambos, podendo se identificar com algumas situações comuns do cotidiano dos dois.
Outro ponto que ajuda na ambientação para o fortalecimento da trama é o design. O design chega a ser muito fofo, fortalecendo o romance entre Pio e Hadrian. The Flower Pot então consegue apresentar para o leitor uma trama simples, mas cheia de momentos adoráveis e experiências sobre a vida.
Curiosidades sobre The Flower Pot
Como já citado, a edição desenvolvida pela JBC, em volume único, inclui um material inédito. Ele conta com depoimento da autora, além também de comentários sobre o processo de criação de Amanda, como inspirações para o desenvolvimento da história e outras ilustrações.
The Flower Pot é a primeira obra lançada por Amanda. A história surgiu com a ideia da autora de entrar em um concurso de webcomics. O concurso acabou em nada, mas Amanda quis continuar com o projeto, reformulando o roteiro e os design dos personagens. Mesmo que a história não tivesse tanto destaque na língua portuguesa, a Editora JBC propôs o lançamento do quadrinho no Brasil. Assim, Amanda desenvolveu uma versão inédita junto com a equipe da Editora JBC.
Sobre os cenários da história, Amanda comenta que ao criar o cenário da floricultura, procurando referências, ela encontrou uma pousada que se encaixava com a estética que a mesma procurava para a história. Pesquisando mais sobre o local, Amanda descobriu que este local ficava na região de Cinque Terre, na Itália. A região então se tornou a maior inspiração de ambientação para a autora, além também de Positano, também na Itália, onde Amanda comenta que: “Ambas as regiões têm praias e montanhas que proporcionam um ambiente romântico”.