Bom dia, boa tarde e boa noite! Se lembram quando contei um pouquinho sobre a origem dos mangás? Se vocês se interessaram em saber mais sobre a história dessa arte que tanto amamos, então tenho uma novidade bem legal! Já ouviram falar sobre o livro “Mil anos de mangá”?
Sobre o livro
Mas o que é esse “Mil anos de mangá”? Pois bem, escrito por Brigitte Koyama-Richard, é um livro que promete percorrer toda a história dos mangás – desde as suas origens em formato de biombos e rolos até os os títulos mais modernos.
Vale a pena ler “Mil anos de mangá”?
Desde a sua primeira publicação – em 2007 – “Mil anos de mangá” vem sendo muito bem recebido, tanto pelos críticos quanto pelos fãs! E de fato vale a pena para quem curte conhecer mais da história por trás das coisas. Entre as mais de 200 páginas a autora dá espaço para cada pequeno (ou grande) momento que marcou a evolução dos mangás. E tudo de maneira a criar uma leitura fácil e prazerosa.
A obra se divide em vários capítulos que começam desde a origem, a partir dos biombos e rolos pintados no século VII, passam pela revolução de Ozamu Tezuka e as mudanças desenvolvidas com a Segunda Guerra, até chegar nos dias atuais, com os grandes sucessos mundiais (como Naruto e One Piece). E sempre com muitas imagens, sendo algumas delas raramente encontradas fora do Japão! Com certeza um título e tanto, não é mesmo?
No entanto é importante ressaltar que “Mil anos de mangá foca muito mais em trazer detalhes sobre o passado, sendo mais breve ao comentar os mangás modernos e seus gêneros. Ou seja, o livro é realmente para quem quer conhecer a história.
E esse livro está disponível no brasil?
E a resposta é sim! Esse ano a Editora Estação Liberdade decidiu trazer, pela primeira vez, o livro ao Brasil. E já em versão atualizada conforme a edição francesa de 2022, com tradução de Nícia Adan Bonatti e projeto gráfico de Gustavo Abumrad. “Mil anos de mangá” pode ser comprado na Amazon com desconto, saindo de R$149,00 por R$114,44.