Analisando Battle Angel Alita (vol. 1 e 2)

Olá pessoas, como vocês estão? Nessa semana abordarei um clássico mangá de ficção científica Battle Angel Alita (anteriormente conhecido como Gunnm Hyper Future Vision) da autoria de Kishiro Yukito, e relançado no ano passado pela editora JBC em formato Big.

Como especificado no título, comentarei apenas sobre os dois volumes lançados até agora (inclusive por representarem meu primeiro contato com a obra, visto que à época de seu lançamento original, eu não a conhecia). Cada volume deste relançamento corresponde ao conteúdo de dois tankobons e meio, assim totalizando cinco volumes da obra original. Então, sem maiores delongas, vamos à análise;

OBS: Como sempre, lembro a todos que HAVERÃO SPOILERS DO MANGÁ.

Dados Técnicos

Título: Battle Angel Alita – Gunnm Hyper Future Vision
Editora: JBC
Roteiro/Arte: Kishiro Yukito
Formato: 13,7 x 20,5 cm
Acabamento: Brochura
Capa: Cartonada
Número de páginas: 448 – 2 volumes e meio do original
Papel: Offset
Lançado em: Novembro de 2017

Sinopse:

Ido Daisuke, um engenheiro cibernético que vive na Cidade da Sucata localizada logo abaixo da exuberante cidade flutuante de Zalem, encontra as poucas partes de Alita no lixão e decide reconstruí-la.

Viva uma vez mais com um novo corpo, porém sem memória, a ciborgue começa a trilhar seu próprio caminho em busca do passado perdido e de sua verdadeira identidade. No entanto, obstáculos insuperáveis e adversários inescrupulosos surgirão à frente do Anjo de Batalha!!

 

Logo no começo da obra, acompanhamos o Dr. Ido recolhendo os restos de uma ciborgue pela qual ele desenvolve um imediato fascínio. Ele logo a reativa, junto com seu colega Gonzu, e decide que irá ajudar a jovem, batizada como Alita, a viver uma nova vida, reconstruindo-a. Enquanto isso, na cidade, uma onda de assassinatos começa, sendo as vítimas jovens mulheres ciborgues, como Alita.

@Kishiro Yukito / SHUEISHA / JBC

Após sua completa reconstrução, a robô começa a desconfiar que Daisuke possa ser o assassino, mas ao segui-lo em uma noite, ela se depara com a verdadeira vilã, uma ciborgue mutante, que estranhamente é facilmente vencida por Alita. Neste mesmo momento, ela aprende sobre o segundo ofício de Ido: Guerreiro-Caçador.

Após se registrar como guerreira-caçadora sem o consentimento de seu tutor, Alita se depara com seu primeiro desafio, a aberração mecânica Makaku, um monstro cibernético viciado em endorfina, que mata suas presas para devorar seus cérebros. Infelizmente, a jovem (apesar de uma árdua luta) é derrotada e tem seu corpo  destruído, sendo salva por Daisuke, que deixa a cabeça parasitária de Makaku fugir.

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Tanto ela como o monstro adquirem novos corpos, e voltam a se enfrentar em um bar onde guerreiros-caçadores se reuniam. O duro combate leva ambos para os esgotos, onde Alita sagra-se vitoriosa e descobrimos um pouco sobre a origem de seu oponente, que foi modificado por um engenheiro ainda desconhecido.

O segundo arco da obra ocorre após o combate contra Makaku, e aqui temos a ciborgue descobrindo o amor, quando ela conhece o jovem Hugo, um mecânico que também age como ladrão de peças robóticas, e tem o sonho de ir para a cidade de Zalem. Após ficar envolvido no plano de vingança do caçador Zapan (que havia sido vencido por Alita antes da luta final contra Makaku), Hugo se torna um criminoso procurado e acaba sendo assassinado por Clive, o mesmo caçador que anos atrás havia matado seu irmão mais velho.

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Zapan tenta novamente prejudicar Alita enquanto esta levava o corpo de Hugo até o contrabandista Vector, que havia dito poder levar o rapaz até Zalem, porém seu plano dá errado e ele acaba quase destruído pela garota. Hugo, que havia sido mantido vivo pelo sistema de suporte vida de Alita, recebe um corpo robótico de Ido, e descobre que é impossível que alguém da Cidade da Sucata possa ir para Zalem (vemos também que o próprio Daisuke foi um cidadão de lá), e este resolve ir tirar satisfações com Vector.

O criminoso confirma que eles não poderiam chegar a Zalem vivos, e Hugo enlouquece por ver seu sonho terminar. Após uma confusão no escritório de Vector, o jovem resolve escalar os tubos de transporte que ligam as cidades, mas acaba sendo morto pelo sistema de segurança da estrutura, logo quando Alita consegue fazê-lo recobrar a sanidade.

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O terceiro arco acontece um mês depois da morte de Hugo, e mostra Daisuke procurando por Alita, que havia desaparecido desde então. Depois de salvar um moça chamada Shumira de ser estuprada, o engenheiro descobre que  sua protegida agora é competidora de um esporte chamado Motorball, e vemos que a mesma decidiu abandonar seu lado mais “humano” depois da morte de seu amado.

Por uma coincidência do destino, Ido descobre que Shumira é irmã do atual campeão da primeira liga de Motorball, Jashugan, e após ajudar o campeão a manter seu título, ele decide usá-lo para fazer Alita desistir do esporte e voltar ao seu convívio. Enquanto isso, a ciborgue vencia um desafio para permitir sua entrada na segunda divisão das competições de Motorball.

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Ela e Jashugan acabam se encontrando por acaso, e ela descobre que Ido agora integra o time do campeão. Após ouvir algumas provocações de Daisuke, ela decide desafiar Jashugan para uma disputa, que o campeão aceita depois de um duelo de queda-de-braço. Porém, devido a grande habilidade do campeão, ela deveria montar um time de cinco corredores para enfrentá-lo.

Ela escolhe sua equipe após uma corrida da segunda liga, e enquanto isso, descobrimos que o mesmo engenheiro que operou Makaku, denominado Desty Nova, realizou a cirurgia que reconstruiu o cérebro de Jashugan e permitiu que ele continuasse a correr. A corrida ocorre, e mesmo lutando de forma impecável, Alita é vencida pelo campeão, que morre devido à condição de seu cérebro e dos ferimentos causados na disputa.

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No quarto arco vemos Zapan decaindo para o status de assassino procurado, após matar sua noiva em um acesso de fúria desencadeado pela visão de Alita numa TV. Ao mesmo tempo, Daisuke decide ir até a casa de Desty Nova, que está na posse do corpo de combate de Alita, que havia sido vendido, sem seu consentimento, durante seu tempo como corredora de Motorball.

Junto ao caçador Murdock, pai da ex-noiva de Zapan, Alita reencontra o agora assassino e assiste, após dar uma chance de Zapan se vingar, aos cães do velho caçador enfim matarem o renegado, encerrando seu ciclo de ressentimento. Ido, dias depois, chega à casa de Nova e descobre o circo de horrores que é o laboratório do engenheiro, sendo aprisionado lá para servir como cobaia em um novo experimento.

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Lá ele descobre que Desty havia recuperado o cérebro de Zapan e estava para combiná-lo com o corpo de batalha de Alita. Após destravar o selo do corpo, todo o laboratório entra em colapso devido ao poder do equipamento, e Zapan volta à vida quando seu cérebro é conectado ao corpo. Pouco tempo depois, Alita chega na casa de Nova procurando por Daisuke, que havia tentado parar o recém-revivido assassino, entrando em desespero ao descobrir que ele havia morrido.

Angustiada, ela ataca Nova e seus assistentes, que permaneceram vivos graças à nanotecnologia do cientista, e recebe deste a notícia de que Daisuke poderia ser revivido. Enquanto isso, Zapan promove a destruição na cidade, procurando incessantemente pela jovem. Quando esta retorna, recebe apenas o ressentimento daqueles que ela considerou como amigos, que a acusavam de ser a causa de tudo. Afundando ainda mais em tristeza, Alita decide enfrentar o monstro mais uma vez.

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A batalha se desenrola e a jovem consegue derrotar Zapan com a ajuda de balas fornecidas por Desty Nova, que destroem o corpo do monstro. Durante seu momento final, o ex-caçador tem uma visão de sua noiva, que lhe diz para aceitar suas falhas como parte de si. Alita, que estava conectada a ele, tem a mesma visão, mas se julga incapaz de aceitar o bem e o mal como coisas similares. O volume termina com ela vendo que uma das sementes que ela havia plantado dias antes com seus amigos havia brotado, sendo que esta era de uma flor que simbolizava uma “memória querida”.

 

Em termos gerais, Battle Angel Alita é uma obra que possui tudo o que se espera de um mangá distópico. A arte de Kishiro (que pode até ser considerada datada pelos padrões atuais), contempla todos os elementos que permeiam o estilo, com traços fortes e um pouco sujos, tal como as cidades cyberpunk, e seus habitantes, costumam ser representados, mesmo que alguns tenham traços levemente cartunescos. Além disso, é altamente elogiável a forma como ele detalha os elementos cibernéticos dos corpos dos personagens ciborgues.

@Kishiro Yukito / SHUEISHA / JBC

O enredo mostra a jovem Alita em uma busca por suas memórias e tentando seguir seu desejo de viver novamente como humana. As dificuldades que ela encontra ao longo de seu caminho, bem como as diferentes alterações em seu psicológico,  foram bem exploradas pelo autor, fazendo com que os leitores consigam se conectar facilmente à personagem e torcer por um final feliz para ela.

E um ponto realmente interessante neste mangá, é a forma como o autor trabalha o lado psicológico dos personagens, às vezes reforçando certas nuances de suas personalidades, mas sempre mostrando uma nítida progressão no seu desenvolvimento. Alguns personagens, como os antagonistas Desty Nova e Makaku, acabam sendo mais estereotipados, mas outros, especialmente Jashugan e Zapan, possuem psiquês melhor trabalhadas e com aspecto mais original.

@Kishiro Yukito / SHUEISHA / JBC

A transição temporal é um pouco confusa na passagem do primeiro para o segundo arco, mas se torna melhor especificada nos seguintes, que tal como os os outros apresentam uma progressão de enredo rápida, mas que não chega ao ponto de ser apressada, com os eventos sendo apresentados em momentos propícios e tendo o tempo necessário para seu melhor desenvolvimento. Porém, isso ainda pode afetar a experiência de alguns leitores, que podem vir a achar a obra muito corrida.

Outro ponto elogiável são os diálogos, que apesar de serem em sua maioria simples, executam bem a tarefa de transmitir  os interesses e sensações dos personagens. As conversações mais técnicas (melhor exemplificadas na participação de Nova) também são escritas de modo a serem facilmente entendíveis pelo leitor, o que evita afastar sua atenção da narrativa em momentos onde algo precise ser explicado de forma mais científica.

@Kishiro Yukito / SHUEISHA / JBC

Finalizando, cito as variadas cenas de combate, sempre muito bem coreografadas e com o tempo de desenvolvimento correto, que mostram os intervenientes usando da forma mais plástica e efetiva possível, tanto suas habilidades físicas, como suas armas.

Apesar de ser um mangá mais antigo, Battle Angel Alita consegue criar um enredo sólido e vários personagens carismáticos que conseguem facilmente conquistar o público atual. O trabalho feito por Kishiro neste mangá realmente o torna digno de ser equiparado a obras como Akira e Ghost in the Shell, como os precursores  do gênero cyberpunk nos mangás. Um excelente mangá, recomendado a todos os tipos de leitor.

 

Pontos Positivos:

  • Boa representação de um ambiente ao estilo cyberpunk;
  • Personagens carismáticos (em especial a protagonista Alita);
  • Diálogos simples e eficientes, que facilitam o entendimento da narrativa;
  • Enredo interessante e de fácil compreensão;
  • Ótimas cenas de lutas;

 

Pontos Negativos:

  • Traço do autor pode ser considerado datado;
  • Algumas pessoas podem achar a obra apressada em termos de progressão de enredo;
  • Alguns personagens são fortemente estereotipados;

 

Nota Final: 4.7

E assim, pessoas, termino esta longa vista sobre Battle Angel Alita. Caso desejem deixar alguma sugestão, crítica ou ódio gratuito (ou mesmo pedidos para falar sobre alguma obra específica) , fiquem à vontade para comentar aí embaixo. Aproveitem o texto, e até a próxima.