Livros Especiais – As Obras Lendárias e Documentos Únicos

Livros Especiais

Queridos leitores, queridas leitoras, hoje o assunto são Livros Especiais. Mas, primeiramente, peço que aceitem a realidade que vos falo. Não importa em que, onde, quem, quando, como, qual, por quê. Não importa se foi algo ruim, bom ou inútil, o primeiro sempre será lembrado. Sempre! Talvez essa seja uma boa notícia para você, mas você também pode estar tendo, por um breve momento, uma leve crise de depressão e arrependimentos. Mas a questão aqui é a literatura. O nosso hobby, nosso vício, nosso trabalho. E mergulhando em um oceano de informações, trago breves constatações sobre aqueles Livros Especiais. Aqueles que sempre serão lembrados, não por qualidade, conteúdo ou por ser um best-seller. Mas pelo tempo, pela história e raridade, por serem os primeiro dentre milhares que vieram em seguida. Aqui é a Lanterna de Tinta, iluminando seu caminho até os precursores literários.

PRIMEIRO LIVRO QUE SE CONHECE

Um dos quatro Livros Especiais da coluna: a décima primeira tábua cuneiforme do Épico de Gilgamesh; no Museu Britânico, Londres.
©photos.com/jupiterimages

Nome: Epopeia de Gilgamesh

Origem: Em uma escavação no Iraque, foi encontrada a famosa obra do poema de Gilgamesh. No passado, ali existia a cidade Nínive. A escavação levou os arqueólogos ingleses à Biblioteca de Assurbanípal, como é conhecida, pois Assurbanípal foi o rei que ordenou que fossem feitas transcrições assírias do poema. Na biblioteca, cerca de 30.000 placas de argila os aguardavam. Mas, apesar de antigas as transcrições, o poema original foi descoberto quando uma equipe de escavação americana encontrou textos sumérios.

Idade: Cerca de 4.000 anos.

Conteúdo: Em 12 dessas 30.000 placas, encontraram um poema épico escrito, como explicado anteriormente, pelos sumérios. Contém mais de 300 versos. A história acompanha o rei da cidade de Uruk, localizada à leste do rio Eufrates. Ele foi possivelmente o quinto e, de acordo com historiadores, o mais vangloriado em lendas, poemas e histórias que lhe atribuíam inúmeras jornadas grandiosas. Gilgamesh era o nome do rei. Eu deixo aqui um site com a história deste poema pontuada.

Curiosidades:

  1. Assurbanípal governou de 668 a.C. até 627 a.C.
  2. O rei Gilgamesh foi bem influente. Por isso encontraram sua história traduzida para inúmeros idiomas. Como por exemplo, hitita, acadiano, língua hurrita, etc (além do assírio e sumério).
Rei Gilgamesh com seu melhor amigo.
©Livros Abertos

PRIMEIRO LIVRO IMPRESSO EM PRENSA TIPOGRÁFICA

Segundo livro da coluna Livros Especiais: a Bíblia de 42 linhas

Nome: Bíblia de 42 linhas

Origem: Alemanha, onde nasceu o inventor da prensa, Johannes Gutenberg.

Idade: Não existem muitos registros da época, mas deve ter aproximadamente 550 anos.

Conteúdo: A Bíblia católica foi impressa em 642 páginas, cada página contendo duas colunas de 42 linhas cada, daí o nome. Foi uma tiragem de 200 exemplares, uma parte deles em pergaminho e outra em papel. Atualmente se tem conhecimento do paradeiro de 46 Bíblias de Gutenberg.

Curiosidades:

  1. Apesar da Bíblia de 42 linhas ser considerada o primeiro livro impresso, um ano antes Gutenberg imprimiu o “Misal da Constanza”. Misais são os textos que são usados para as missas católicas, como que fazendo um teste. Nos dias atuais existem 3 deles no mundo.
  2. A história da impressão sobre o papel teve início China, ganhando notoriedade no século 2 d.C. Mas todas as técnicas criadas a partir das primeiras impressões e todos os inventores e aperfeiçoadores nunca tiveram os devidos créditos. Sendo assim, o primeiro livro que se tem notícia, na verdade, data do ano de 868.

PRIMEIRA ENCICLOPÉDIA

Etymologiae, a primeira enciclopédia (imagem do manuscrito)

Nome: Etymologiae

Origem: Sevilha, na Espanha, onde serviu como bispo por três décadas o Santo Isidoro, ou seja, seu escritor.

Idade: O manuscrito foi um compilado de conhecimentos gerais realizado durante a vida do autor. Ele era um estudioso ávido e faleceu em 636.

Conteúdo: Com 448 capítulos e 20 volumes é uma enciclopédia extremamente valiosa. Pois, além de sua importância, leva-se me conta também as citações e fragmentos de textos de outros autores. Escritos dos quais teriam sido perdidos não fosse o trabalho de Santo Isidoro. Os volumes foram divididos por assuntos, alguns deles são: o LIVRO 3,  sobre matemática, geometria, música e astronomia; temos, em seguida, o LIVRO 4, que aborda a medicina; no LIVRO 12, o assunto é animais e pássaros; curioso LIVRO 14 fala sobre geografia; e o tema do LIVRO 16 é metais e pedras.

Curiosidades:

  1. Isidoro tratou a Terra por redonda em sua enciclopédia. Além disso, também fez outras constatações apenas teóricas que iam de encontro com o que se acreditava na época.
  2. Ao todo, Isidoro cita 154 autores, tanto cristãos quanto pagãos.

PRIMEIRO DICIONÁRIO

Primeiro dicionário encontrado
©Universo da História

Nome: Tábua Cuneiforme – com função de dicionário

Origem: Mesopotâmia central, Império Arcadiano, cidade de Elba, no norte da atual Síria

Idade: Provavelmente mais de 3000 anos.

Conteúdo: Lista bilíngue de palavras sumério-acádicas.

Curiosidades:

  1. Foi no Ocidente e por volta do século 1 d.C. que a escrita de dicionários bi ou monolíngues começou a ser realizada.
  2. Atualmente a língua inglesa é a língua com maior número de palavras. Os números ficam entre 500.000 e 1.200.000 palavras. Comparar as línguas é difícil. Precisamos considerar o número elevado de idiomas existentes. Dificulta ainda mais as léxicas serem tão distintas em significados e expressões. A língua alemã é um exemplo. Tem muitas palavras compostas. Essas palavras costumam a ser contadas como um único termo.
  3. O primeiro dicionário português monolíngue foi publicado em 1789, por Antonio de Moraes Silva.

UMA LONGA HISTÓRIA DE AMOR

Ao conhecermos fatos sobre passado, passamos a apreciar mais aquilo sobre o que aprendemos. Para mim, não tem nada melhor que adquirir conhecimento sobre diversos assuntos que nos agradam. Por isso, devemos buscar conhecer aquilo que gostamos. Seria ótimo que a cultura de adquirir conhecimento através da leitura fosse algo comum. Ela já foi e não é há um bom tempo, mas quem sabe um dia? Livros Especiais sempre estarão pelo mundo apenas esperando seu próximo leitor.

Se você leu essa coluna, significa que é uma pessoa curiosa. Isso é bom, mostra que o mundo se apresenta para você diferentemente. Aguce sempre essa curiosidade. Aqui no NSV – Mundo Geek, temos muito conteúdo para fazer isso. Deixarei aqui dois links de colunas anteriores escritas por mim, para você conferir. Clicando aqui, você lê sobre CERN, A Organização na Suíça Que Aparece Em Inúmeras Séries e Livros. E aqui, você encontra uma coluna onde eu falo sobre O Que Faz Uma História Ser Boa. Espero que aproveite! Por isso, lhe desejo uma boa semana, boa leitura e até a próxima.