A literatura terrível, horrível, espantosa e horrorosa – Especial Dia das Bruxas

Leitores e leitoras trevosos, hoje a coluna da Lanterna de Tinta é só para quem tem sangue frio e quer passar o dia das bruxas com uma leitura especial. Mas é principalmente para você, leitor novato de terror e suspense, conhecer um pouco sobre o lado escuro do mundo literário.

Darth Vader lendo um livro
©Mascote Vai Lendo Darth Vader

Fiquem agora com os escritores que você pode arriscar e conhecer e, assim, descobrir seu gosto e estilo nesse universo terrivelmente bom.

Edgar Allan Poe (1809-1849)

Foto de Edgar Allan Poe
©National Archives, Washington, D.C.

Quando criança, o futuro escritor norte-americano, com apenas dois anos de idade, ficou sem um pai, que o abandonou e a mãe morreu logo em seguida. De um lar de atores ambulantes, ele passou a fazer parte da família de um rico comerciante escocês. Edgar viveu a maior parte da sua infância em Londres. Posteriormente, na sua adolescência ele volta para os EUA, onde concluiu seus estudos e em 1826 entrou para a universidade, na mesma época teve início seu vício em jogos e álcool, o segundo o acompanhando até os últimos dias de sua vida. Edgar teve uma vida turbulenta e uma relação conflituosa com o pai adotivo. Casou-se em 1835 com sua prima de apenas 13 anos, e, após a morte dela em 1847, como resultado, seu problema com bebida se agravou.

Você Sabia?

Allan Poe, considerado o pai do gênero de terror, foi o inventor da lenda do gato preto amaldiçoado.

Para ler e assistir:

Muitos não sabem que os livros que têm na estante já foram adaptados para o cinema. Da mesma forma que muitos que assistem aos filmes não sabem que, antes de serem roteiros, as histórias já estavam no mundo em páginas publicadas. Convido você a comparar o livro com o filme, sendo bom ou ruim, é sempre divertido. A dica para conhecer as histórias de Edgar Allan Poe é o famoso título O Poço e o Pêndulo (Gênero: Contos; Terror). Livro: publicado pela primeira vez em 1842. Primeira adaptação para as telas: 1961.

Oscar Fingal O’Flahertie Wills Wilde (1854-1900)

Oscar Wilde, uma escolha mais tranquila para se passar o dia das bruxas
©Foto Wikipédia

Oscar Wilde foi um escritor irlandês que cresceu rodeado de intelectuais. Wilde estudou na Magdalen College de Oxford. Depois de formado, Wilde passou a morar em Londres, onde levava uma vida extravagante e anarquista. Ele passou por diversos países para implantar seu conceito artístico que, porém, foi mudando conforme seus círculos de amigos mudavam. De volta a Londres, Oscar Wilde casou-se com Constance Lloyd e foram morar no bairro dos artistas londrinos. O casal teve dois filhos, que mais tarde negaram o nome do pai.

Em 1895, Oscar Wilde foi condenado a dois anos de prisão e trabalhos forçados por uma acusação de atentado ao pudor, relacionado ao homem que dizem ter sido seu amante. Os elevados custos do processo o levaram à falência e, mais importante, seu reconhecimento foi arruinado. Liberto em 1897, ele foi morar em Paris, passando a usar o pseudônimo de Sebastian Melmoth. Por causa de tudo isso, passou o resto de seus dias morando em hotéis baratos e se embriagando. Oscar Wilde morreu em Paris, vítima de meningite agravada pela sífilis.

Você Sabia?

Foi na prisão que Wilde escreveu A Balada do Cárcere de Reading e De Profundis, uma longa carta ao Lorde Douglas que, sendo o pai do suposto amante, foi o homem responsável pelas acusações de sodomia.

Para ler e assistir:

Apesar de não ser um escritor propriamente de terror, achei válido mencionar seu conto O Fantasma de Canterville (Gênero: Contos; Ficção Gótica). A aclamada história leve e engraçada pode ser ideal para acalmar a enxurrada de sangue na qual o mês de Outubro é focado. Livro: publicado pela primeira vez em 1887. Primeira adaptação para as telas: 1944. Entre as inúmeras adaptações, a de 1996 conta com a atuação de Patrick Stewart (conhecido por suas atuações em Jornada nas Estrelas: A Nova Geração1987/ X-Men: O Filme2000).

Howard Phillips Lovecraft (1890-1937)

Foto de H.P. Lovecraft, o famoso escritor de terror
©planetariorio

Howard Lovecraft foi filho único e, como muitos escritores, não teve uma vida nada fácil. De saúde frágil e prematuramente genial, começou a escrever desde que tinha aproximadamente seis anos. Apesar disso, em vida não pode presenciar a fama de suas histórias além de ter visto apenas um livro seu publicado. Lovecraft é considerado um revolucionário no gênero de terror, compilando nas suas histórias fantasia e mitologia. Durante sua vida absorveu conhecimento em muitas áreas, de história a astronomia e, apesar de ter muitos amigos correspondentes, foi se isolando cada vez mais, e trabalhava como revisor e ghost-writer apenas para sobreviver. Morreu aos 46 anos de idade, pelo agravamento de um câncer no intestino.

Você Sabia?

Lovecraft, que se comunicava muito com jovens romancistas, se tornou muito amigo de Robert Howard, criador das histórias de Conan, o Bárbaro.

Para ler e assistir:

Se quiser conhecer H. P. Lovecraft, leia os contos dos Mitos de Cthulhu. Mas essa não foi a primeira criatura de Lovecraft. Quase uma década antes do Cthulhu nasceu o primeiro monstro que, certamente, assombrou até mesmo os sonhos do escritor. Trata-se de Dagon (Gênero: Terror), volume com oito contos absurdamente atmosféricos, que foi baseado em um deus antigo de mesmo nome. Com um clima envolvendo rastros de uma civilização antiga, e algo terrível que ficou ali apenas esperando para ser descoberto. Livro: publicado pela primeira vez em 1919. Primeira adaptação para as telas: 2001.

José de Sousa Saramago (1922-2010)

Foto do escritor José de Sousa Saramago
©CONSUELO BAUTISTA (EL PAÍS)

José Saramago nasceu em Portugal e foi filho de camponeses. Estudou em escola técnica onde concluiu o curso de serralheiro mecânico. Trabalhou como serralheiro, foi funcionário público na área da saúde e da Previdência Social. Autodidata, adquiriu grande cultura na literatura, filosofia e história. O escritor contemporâneo só teve fama depois dos seus cinquenta anos de idade. Publicou seu primeiro livro aos vinte e cinco anos, e o próximo só vinte anos depois.

Você Sabia?

Apesar de tudo, é o único escritor de língua portuguesa a conquistar o Prêmio Nobel de Literatura.

Para ler e assistir:

Para os que preferem o sentimento aflição ao invés daquele pânico que causa o terror, algumas histórias desse mestre do suspense podem ser ideais para você. Portanto confira o título O Homem Duplicado (Gênero: Suspense). Livro: publicado pela primeira vez em 2002. Primeira adaptação para as telas: 2013, que tem no papel principal Jake Gyllenhaal (famoso por seus papéis em filmes como Homem Aranha: Longe de Casa2019/ Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo2010/ O Segredo de Brokeback Mountain2005).

BÔNUS

Robert Lawrence Stine (1943-)

Foto de R.L. Stine, uma boa leitura para crianças no dia das bruxas

Com centenas de histórias publicadas, os livros voltados para o público infantil do escritor norte-americano têm um cuidado de não tocar em pontos realistas que poderiam ser assustadores para as crianças, como, por exemplo, divórcio, uso de drogas e abusos. R. L. Stine brinca com a fantasia e o suspense em suas obras e, acima de tudo, se orgulha de ter feito milhões de crianças do mundo se interessarem por leitura.

Você Sabia?

R.L. Stine contou que, em primeiro lugar, sempre gostou de filmes e livros de terror e, em segundo lugar, também disse que, quando assistiam a esses filmes, ele e o irmão nunca ficavam assustados e sempre riam.

Para ler e assistir:

Welcome To Dead House é o primeiro livro publicado nos Estados Unidos da série Goosebumps (Gênero: Terror; Literatura Infantil). Livro: publicado pela primeira vez em julho de 1992. Primeira adaptação para as telas: 2015, sendo o título Goosebumps – Monstros e Arrepios, com Jack Black (ator que teve papéis em filmes como Escola de Rock2003/ King Kong2005) interpretando o próprio R.L.Stine.

Stephen Edwin King (1947-)

Foto de Stephen King, o queridinho quando o assunto é terror, e, no caso, dia das bruxas

Embora o talento do escritor norte-americano, Stephen King, tenha se destacado na literatura de terror, ele escreveu algumas obras de qualidade reconhecida fora desse gênero e cuja popularidade aumentou ao serem levadas ao cinema, como nos filmes Conta Comigo1986 (com Wil Wheaton) e À Espera de um Milagre1999 (com Tom Hanks).

Você Sabia?

Se não fosse por sua esposa ter retirado o manuscrito de “Carrie” (1974), seu primeiro livro, do lixo, ele não teria sido publicado, estamos em dívida com ela, em outras palavras, obrigada Tabitha Spruce King.

Para ler e assistir:

Saia da rotina mesmo com o já popular Stephen King conhecendo a história 1408 (Gênero: Mistério). Livro: publicado pela primeira vez em julho de 1999. Primeira adaptação para as telas: 2007, tendo Samuel L. Jackson (que já participou de filmes como S.W.A.T. Comando Especial2003 / Os Oito Odiados2015) como parte do elenco.

Mais uma semana, mais uma coluna. É fã de literatura? Pois então acompanhe as publicações relacionadas ao tema no Instagram: @lanterna_de_tinta. Além disso, antes de ir, deixe um comentário nos contando seus livros de horror e suspense favoritos, dicas, críticas, pedidos ou qualquer coisa que queira compartilhar. Clique AQUI para ler nossa última coluna, sequência de outra coluna que você encontra AQUI. Boa semana, boa leitura e até a próxima.